terça-feira, 6 de novembro de 2007

Quem disse que comer engorda?


Este é o sugestivo título do livro em que a médica nutróloga Paula Cabral mostra que combinação de determinados alimentos dentro do organismo faz com que eles fermentem e, com isso, o total de calorias ingeridas se torne muito maior do que se fossem comidos isoladamente ou combinados de outra forma.
A autora, que é diretora da clínica Hagla, em Campos (RJ), afirma que “comer não engorda, o que engorda é a maneira como você consome os alimentos. Os 15 mil pacientes já beneficiados por esse método emagreceram sem contar calorias, sem pesar alimentos, sem usar remédios e sem usar produtos lights ou diets”.
A própria médica foi a primeira a se beneficiar desse programa. Há alguns anos atrás, quando estava para se decidir pela profissão a seguir, Paula Cabral tinha um peso 30 kg maior do que tem hoje. Seu peso atual é mantido há vários anos.
Sua dieta se baseia na fisiologia e na absorção dos nutrientes de acordo com as etapas da digestão. “Nosso organismo tem uma maneira própria de funcionamento, e se o respeitarmos ele também nos respeitará” – diz Paula. “Frutas na comida, sobremesa após o almoço, doces com salgados, todas essas combinações fermentam muito e se tornam mais calóricas. A pessoa acha que está ingerindo uma quantidade X de calorias, quando na verdade pode estar ingerindo duas ou três vezes mais”.
A médica também mostra como diferenciar “fome” de “apetite”. Para ela, apetite é desencadeado por “carência psicológica, ansiedade, tempo ocioso e frustração. Fome é diferente, fome não se importa se o alimento está frio ou quente, se é doce ou salgado, bonito ou feio. Fome não dá em intervalo de novela” completa a autora.
Paula Cabral mostra no livro os hábitos que também precisam ser incorporados à vida de quem quer perder e manter o peso: “Quem começa uma mudança na alimentação desencadeia mecanismos de desintoxicação, por isso as toxinas devem ser diluídas tomando-se muita água durante o dia. Após a diluição, as toxinas são eliminadas pela língua, pela urina, pelas fezes e pelo suor. Daí a importância da escovação da língua, da transpiração, diurese e evacuação, coisas que também explico na obra”.
Paula Cabral é membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), pós-graduada em Medicina Estética e membro da Associação Internacional de Medicina Estética (Asime) e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).
Quem Disse que Comer Engorda?, da Editora Idéia e Ação, já está à venda nas livrarias por um preço “magro”: R$ 23,00.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, obrigada por esta informação. Estava no Google, procurando por uma amiga da adolescência chamada Paula Cabral e fui parar no seu blog. Talvez até seja a mesma Paula, porque ela vivia de olho na balança. Comprarei o livro e talvez até consiga entrar em contato com a autora e tirar minha dúvida. Parabéns pelo blog!