quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cultura do Esporte / Os bastidores obscuros da parceria entre MSI e Corinthians

Um dos casos mais rumorosos do futebol brasileiro em todos os tempos – a suspeitíssima e malfadada parceria entre Corinthians e MSI – começa a ter seus bastidores revelados para o grande público.
Como é possível a um clube que acumulou tantas conquistas esportivas nos últimos anos e ter recebido o investimento de diversos fundos e patrocinadores diferentes ter amargado a queda para a Segunda Divisão do futebol brasileiro?
Vários meses depois do afastamento de Alberto Dualib da presidência – em meio a acusações de lavagem de dinheiro –, a neta do velho cartola paulista, Carla Dualib, acaba de lançar pelo selo Idéia e Ação, da Matrix Editora, o livro Salvem o Corinthians – Os bastidores das parcerias que levaram o Timão da glória do Campeonato Mundial ao vexame da Série B.
Em 136 páginas, o livro mostra provas concretas a respeito dos escândalos que tomaram conta do clube. A obra se apóia em documentos que explicitam detalhes das transações entre MSI e Corinthians e reafirmam o acordo leonino feito pelos investidores estrangeiros. Algumas fotos também deixam claro o relacionamento estreito entre Kia Joorabchian, o russo Boris Berezovsky e o bilionário e líder da oposição georgiana Badri Patarkatsishvili – e o envolvimento dos dois últimos (acusados de participarem da máfia russa) nas negociações com o clube.
A autora, Carla Dualib, respondia pelo marketing esportivo da empresa Sport Club Corinthians Paulista e se tornou figura central nas polêmicas envolvendo o time alvinegro. Hostilizada por dirigentes e conselheiros, odiada por boa parte da torcida e questionada por setores da imprensa, a empresária esclarece o seu papel nessas histórias, incluindo a polêmica em torno das comissões pagas à empresa SMA meses depois do final do contrato entre ela e o clube alvinegro.
Carla fala também a respeito dos seus negócios representando outros clubes, até mesmo os rivais – algo que deixou conselheiros e torcedores revoltados. Num episódio emblemático, alguns corintianos chegaram a ameaçar a vida dela e a do avô.
Carla Dualib é publicitária, formada em Desenho Industrial e Administração de Empresas, e pós-graduada em Propaganda & Marketing. Passou por importantes agências de propaganda como Salles (atual Publicis Brasil), Standard & Ogilvy (atual Ogilvy) e Rapp Collins, tendo criado campanhas de sucesso para diversas empresas brasileiras. Iniciou sua carreira no marketing esportivo como executiva da Hicks, Muse, Tate & Furst no Brasil, organizando planos de marketing para diversos clubes brasileiros de futebol. Posteriormente, fundou a Sports Marketing Agency (SMA), empresa que rapidamente ganhou projeção no mercado por suas iniciativas. É também autora do capítulo brasileiro do livro Como Desenvolver Planos de Marketing Esportivo de Sucesso, de David Stollar.
O livro Salvem o Corinthians custa apenas R$ 25,00 e pode ser encontrado nas livrarias de todo o Brasil ou encomendado através do site http://www.matrixeditora.com.br/
.

Nenhum comentário: