segunda-feira, 21 de julho de 2008

Coluna / POR ONDE ANDA?



Rodrigo Serpa
roserpa.agito@gmail.com

Eduardo: cachaça nunca mais!

Se pararmos para perguntar a algum torcedor do Friburguense sobre seu grande ídolo, certamente você ouvirá o nome Eduardo, ex-lateral revelado pelo Fluminense e com boas passagens por Vasco, Grêmio e seleção brasileira. Mas para se tornar um ídolo em Nova Friburgo, Eduardo precisou mudar hábitos que quase o deixaram no fundo do poço.
Jorge Eduardo Gomes, natural de São Pedro da Aldeia, despontou na lateral esquerda do Fluminense na década de 80 e acabou chegando à seleção brasileira. Com fama e dinheiro, Eduardo exagerou nas doses e noitadas e viu sua carreira promissora descer morro abaixo.
Nas vésperas da Copa do Mundo de 1990, o então técnico Sebastião Lazaroni o descartou pela má fama que crescia. O mesmo motivo impediu que o ex-lateral fosse jogar pelo Benfica, de Portugal.
A bebida o consumia e seu futebol foi afundando. Ainda teve algumas boas atuações pelo Vasco, mas acabou perambulando por outros clubes, como Botafogo, Volta Redonda e no próprio Friburguense, onde Eduardo sempre ouvia o grito: “Dá-lhe cachaça!”
Em 1998, após uma década preso ao alcoolismo, Eduardo começou a lutar contra o vício. O apoio dos filhos e da mulher, de quem chegou a se separar, além da igreja evangélica foi fundamental para que Eduardo superasse as barreiras e tivesse a coragem de admitir o problema em plena atividade.
O ano 2000 foi marcado pela volta de Eduardo ao Friburguense, reabilitado aos 35 anos, atuando como meio-campista e líder da equipe. Embora não tivesse mais o mesmo vigor físico das épocas de Fluminense e Vasco, o atleta ainda possuía uma técnica refinada e toque de bola preciso, fatores essenciais para que fizesse boas atuações e se tornasse a maior referência no clube de Nova Friburgo.
Hoje, aos 42 anos, Eduardo trabalha nas divisões de base do Friburguense, sendo técnico dos juniores há dois anos, onde passa sua experiência aos meninos para que estes não joguem fora as oportunidades, como ele quase fez.

Ficha Técnica
Nascimento:
24/03/1965 (São Pedro da Aldeia – RJ)
Posição: Lateral-esquerdo e meia
Clubes: Fluminense, Vasco, Grêmio, Botafogo, Volta Redonda, Friburguense.
Jogos pela seleção: 5
O que faz hoje: Técnico de juniores do Friburguense

Nenhum comentário: