sexta-feira, 27 de junho de 2008

Futebol / Tem uma vaguinha sobrando aí?

Por Rodrigo Serpa

O calendário do futebol vai se aproximando da “janela” do meio do ano e muitas especulações começam a surgir nos grandes clubes, seja de quem sai ou de quem chega. O certo mesmo é que muitas figurinhas bem conhecidas já se colocam à disposição para seguir no segundo semestre em alguma equipe da elite do Brasileirão, dentre eles, dois pentacampeões mundiais.
Após meia década de sucesso, Cafu encerrou seu ciclo no Milan (Itália) e decidiu voltar ao Brasil para defender, de preferência, um de seus ex-clubes: Palmeiras ou São Paulo. No entanto, quem mostra grande interesse no lateral é o Santos. O jogador, de 38 anos, que recentemente perdeu o pai, prefere estudar as propostas, enquanto curte as férias acompanhando os trabalhos da Fundação Cafu. Ofertas do Japão e dos EUA também chegaram, mas o capitão do penta, não se anima. “Quero atuar por mais uma temporada antes de encerrar a carreira e pretendo jogar em um clube grande de São Paulo. Tive algumas propostas, mas quero tirar minhas férias e depois pensar”, avisa.
Outro pentacampeão que está sem clube é o meio-campista Juninho Paulista. O atleta, que deixou a equipe australiana Sidney, em março, iniciou uma série de treinamentos para recuperar a forma física na Academia de Futebol do Palmeiras que deve durar 45 dias. O meia, inclusive, já acertou sua participação em um amistoso que a equipe B do Palmeiras fará no início de julho, na Austrália. “Atuei quase sete meses na Austrália e conheço bastante coisa por lá. Não tenho nenhuma lesão, mas estou sem jogar desde março, quando me desliguei do Sidney e preciso readquirir a forma. Optei pelo Palmeiras pela estrutura do clube, que eu já conhecia, e também por seus profissionais”, disse.
Na carona de Cafu, outro jogador que encerrou seu ciclo no Milan foi o lateral Serginho. O jogador, de 36 anos, chegou à equipe italiana em 1999, mas decidiu abreviar sua passagem pelo clube devido a um problema que tem nas costas. “Com dores nas costas, não consegui retornar a meu nível máximo, motivo pelo qual acredito ter chegado o momento de deixar a equipe. Foram nove anos maravilhosos!”, declarou o lateral-esquerdo, que negociava sua transferência para o Vasco da Gama, através de um dos filhos de Eurico Miranda.

O sonho com a volta aos ex-times
E por falar em Vasco, dois de seus ex-atacantes também já andaram batendo às portas de São Januário. Valdir “Bigode”, com 35 anos, não esconde o desejo de voltar a vestir a camisa cruzmaltina antes de encerrar a carreira. O atacante, que estava no Al Nasr, da Arábia Saudita, foi submetido, há poucos meses, a uma cirurgia nos ligamentos cruzados do joelho esquerdo, mas afirma que ainda pode dar muitas alegrias à torcida vascaína ao lado de Edmundo. “Jogamos juntos no amador e no profissional, e como vascaíno fiquei muito feliz com a sua contratação”, comemora.
O outro ex-goleador vascaíno é Jardel, que revelou recentemente ter abandonado o vício em cocaína e pediu uma chance na equipe da Colina ou no Grêmio, seus ex-clubes. Com 34 anos, Jardel se encontra em Porto Alegre recuperando a forma física com a ajuda de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, enquanto espera uma chance no clube gaúcho. “Ainda não morri e vou provar a todos os que estão me ajudando neste momento difícil da minha vida. Vou mostrar ao Celso Roth (técnico do Grêmio) e ao presidente Paulo Odone que ainda sou um grande centroavante”, afirma o jogador, que já recusou uma proposta dinamarquesa.
Dois ex-rubro-negros também podem reaparecer na Gávea neste segundo semestre. É o caso de atacante Sávio e do volante Marcos Assunção. No início do ano, Sávio rescindiu seu contrato com o Levante, da Espanha, e retornou à sua terra natal, Vilha Velha, para tentar resgatar o futebol do Espírito Santo defendendo a Desportiva Capixaba, time em que atuou antes de ir para as categorias de base do Flamengo. Com a equipe eliminada do Estadual e fora da Série C, Sávio decidiu voltar para o Rio de Janeiro, para, quem sabe, retornar ao Flamengo, após breve e apagado retorno em 2006.
Já Marcos Assunção, que completa 32 anos em julho, está de volta ao Brasil e sem contrato. O volante, que vestiu a camisa rubro-negra em 1998, demonstrou grande interesse em voltar à Gávea. E seu pedido pode ser atendido com a possível saída de Ibson. “Estou de férias. Após algumas temporadas na Espanha, tive uma rápida passagem pelo futebol árabe e estou sem contrato, esperando alguma coisa. Depois de descansar um pouco, pode ser que eu vá para a Europa, mas o que eu quero mesmo é voltar para o Brasil”, concluiu.

Ex-tricolores procuram clube
Com passagens recentes pelo Fluminense, Gustavo Nery e Alex Dias também procuram um lugar ao sol. O lateral-esquerdo rescindiu contrato com o tricolor carioca, após não render o esperado nos primeiros meses do ano e pode aparecer no Grêmio, que já havia tentado contratá-lo anteriormente. Já Alex Dias, campeão da Copa do Brasil pelo Flu em 2007, retornou ao Goiás em janeiro deste ano, mas devido a divergências, optou por rescindir seu contrato e procurar outro clube. O atacante, de 36 anos, também foi oferecido ao Grêmio, mas o clube gaúcho não mostrou muito interesse. “Quero provar que tenho condições de fazer como o Romário e jogar até os 40 anos. Tive algumas propostas, até da França, mas minha prioridade é ficar no Brasil”, comentou.
O ex-tricolor Marcão, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Juventude, teve uma breve passagem pelo Joinville, antes de retornar à Cabofriense para a disputa do Estadual, no início do ano. Apesar de ainda fazer parte do elenco da equipe de Cabo Frio, o volante, de 35 anos, já pensa no fim da carreira e espera encerrá-la no seu clube do coração, o Fluminense.

Nenhum comentário: