segunda-feira, 9 de junho de 2008

Cultura do Esporte / Luiz Mendes fala sobre o ‘escrete de ouro’ de 58 nesta quarta-feira

Quem curte as histórias do futebol brasileiro não pode perder a oportunidade de assistir nesta quarta-feira (dia 11 de junho), a partir das 16 horas, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, a uma palestra do radialista Luiz Mendes – o “comentarista da palavra fácil” – que irá discorrer sobre o tema Escrete de Ouro: Trampolim da Glória.
A palestra de Mendes é o primeiro dos dois encontros programados pela Biblioteca para comemorar os 50 anos da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, no projeto “Quarta às Quatro”.
A Copa de 58, na Suécia, foi disputada por 16 países, classificados entre os 51 que participaram das eliminatórias. Marcou a estréia de Pelé e a primeira vez que um time sul-americano foi campeão em solo europeu. A fraca campanha de 1954 fazia do Brasil um time desacreditado diante das seleções consideradas favoritas para a conquista daquela Copa: os ingleses, os soviéticos, os franceses e os alemães. No entanto, diante de um público de 50 mil pessoas e jogando contra a Suécia em sua casa, o time brasileiro goleou o adversário por 5 a 2 na grande final e viu a torcida local aplaudir de pé os novos campeões do mundo.
A Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, 219, Cinelândia, e a entrada é franca.

Nenhum comentário: