sexta-feira, 27 de junho de 2008

Futebol / Tem uma vaguinha sobrando aí?

Por Rodrigo Serpa

O calendário do futebol vai se aproximando da “janela” do meio do ano e muitas especulações começam a surgir nos grandes clubes, seja de quem sai ou de quem chega. O certo mesmo é que muitas figurinhas bem conhecidas já se colocam à disposição para seguir no segundo semestre em alguma equipe da elite do Brasileirão, dentre eles, dois pentacampeões mundiais.
Após meia década de sucesso, Cafu encerrou seu ciclo no Milan (Itália) e decidiu voltar ao Brasil para defender, de preferência, um de seus ex-clubes: Palmeiras ou São Paulo. No entanto, quem mostra grande interesse no lateral é o Santos. O jogador, de 38 anos, que recentemente perdeu o pai, prefere estudar as propostas, enquanto curte as férias acompanhando os trabalhos da Fundação Cafu. Ofertas do Japão e dos EUA também chegaram, mas o capitão do penta, não se anima. “Quero atuar por mais uma temporada antes de encerrar a carreira e pretendo jogar em um clube grande de São Paulo. Tive algumas propostas, mas quero tirar minhas férias e depois pensar”, avisa.
Outro pentacampeão que está sem clube é o meio-campista Juninho Paulista. O atleta, que deixou a equipe australiana Sidney, em março, iniciou uma série de treinamentos para recuperar a forma física na Academia de Futebol do Palmeiras que deve durar 45 dias. O meia, inclusive, já acertou sua participação em um amistoso que a equipe B do Palmeiras fará no início de julho, na Austrália. “Atuei quase sete meses na Austrália e conheço bastante coisa por lá. Não tenho nenhuma lesão, mas estou sem jogar desde março, quando me desliguei do Sidney e preciso readquirir a forma. Optei pelo Palmeiras pela estrutura do clube, que eu já conhecia, e também por seus profissionais”, disse.
Na carona de Cafu, outro jogador que encerrou seu ciclo no Milan foi o lateral Serginho. O jogador, de 36 anos, chegou à equipe italiana em 1999, mas decidiu abreviar sua passagem pelo clube devido a um problema que tem nas costas. “Com dores nas costas, não consegui retornar a meu nível máximo, motivo pelo qual acredito ter chegado o momento de deixar a equipe. Foram nove anos maravilhosos!”, declarou o lateral-esquerdo, que negociava sua transferência para o Vasco da Gama, através de um dos filhos de Eurico Miranda.

O sonho com a volta aos ex-times
E por falar em Vasco, dois de seus ex-atacantes também já andaram batendo às portas de São Januário. Valdir “Bigode”, com 35 anos, não esconde o desejo de voltar a vestir a camisa cruzmaltina antes de encerrar a carreira. O atacante, que estava no Al Nasr, da Arábia Saudita, foi submetido, há poucos meses, a uma cirurgia nos ligamentos cruzados do joelho esquerdo, mas afirma que ainda pode dar muitas alegrias à torcida vascaína ao lado de Edmundo. “Jogamos juntos no amador e no profissional, e como vascaíno fiquei muito feliz com a sua contratação”, comemora.
O outro ex-goleador vascaíno é Jardel, que revelou recentemente ter abandonado o vício em cocaína e pediu uma chance na equipe da Colina ou no Grêmio, seus ex-clubes. Com 34 anos, Jardel se encontra em Porto Alegre recuperando a forma física com a ajuda de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, enquanto espera uma chance no clube gaúcho. “Ainda não morri e vou provar a todos os que estão me ajudando neste momento difícil da minha vida. Vou mostrar ao Celso Roth (técnico do Grêmio) e ao presidente Paulo Odone que ainda sou um grande centroavante”, afirma o jogador, que já recusou uma proposta dinamarquesa.
Dois ex-rubro-negros também podem reaparecer na Gávea neste segundo semestre. É o caso de atacante Sávio e do volante Marcos Assunção. No início do ano, Sávio rescindiu seu contrato com o Levante, da Espanha, e retornou à sua terra natal, Vilha Velha, para tentar resgatar o futebol do Espírito Santo defendendo a Desportiva Capixaba, time em que atuou antes de ir para as categorias de base do Flamengo. Com a equipe eliminada do Estadual e fora da Série C, Sávio decidiu voltar para o Rio de Janeiro, para, quem sabe, retornar ao Flamengo, após breve e apagado retorno em 2006.
Já Marcos Assunção, que completa 32 anos em julho, está de volta ao Brasil e sem contrato. O volante, que vestiu a camisa rubro-negra em 1998, demonstrou grande interesse em voltar à Gávea. E seu pedido pode ser atendido com a possível saída de Ibson. “Estou de férias. Após algumas temporadas na Espanha, tive uma rápida passagem pelo futebol árabe e estou sem contrato, esperando alguma coisa. Depois de descansar um pouco, pode ser que eu vá para a Europa, mas o que eu quero mesmo é voltar para o Brasil”, concluiu.

Ex-tricolores procuram clube
Com passagens recentes pelo Fluminense, Gustavo Nery e Alex Dias também procuram um lugar ao sol. O lateral-esquerdo rescindiu contrato com o tricolor carioca, após não render o esperado nos primeiros meses do ano e pode aparecer no Grêmio, que já havia tentado contratá-lo anteriormente. Já Alex Dias, campeão da Copa do Brasil pelo Flu em 2007, retornou ao Goiás em janeiro deste ano, mas devido a divergências, optou por rescindir seu contrato e procurar outro clube. O atacante, de 36 anos, também foi oferecido ao Grêmio, mas o clube gaúcho não mostrou muito interesse. “Quero provar que tenho condições de fazer como o Romário e jogar até os 40 anos. Tive algumas propostas, até da França, mas minha prioridade é ficar no Brasil”, comentou.
O ex-tricolor Marcão, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Juventude, teve uma breve passagem pelo Joinville, antes de retornar à Cabofriense para a disputa do Estadual, no início do ano. Apesar de ainda fazer parte do elenco da equipe de Cabo Frio, o volante, de 35 anos, já pensa no fim da carreira e espera encerrá-la no seu clube do coração, o Fluminense.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

HERÓIS OLÍMPICOS 2 / Fanny Blankers-Koen, a Dona-de-Casa Voadora

Pesquisa e texto final: Lauro Freitas Fº
Quem disse que a Mulher Maravilha é obra de ficção? Ela existiu, em carne, osso e músculos bem configurados em um corpo, que embora atlético e superpoderoso, não perdeu em charme e feminilidade.
Este ser que parecia vir das histórias em quadrinhos era holandesa, atendia pelo nome de Francina Elsje Blankers-Koen e entrou para a história do esporte mundial como Fanny, a Dona-de-Casa Voadora ou a Mamãe Maravilha. Isto porque, mãe de dois filhos e com 30 anos, a atleta conseguiu ser o grande destaque das Olimpíadas de Londres, em 1948 ao conquistar quatro medalhas de ouro, recorde que perdura no atletismo até hoje. Foi a primeira vez uma mulher conquistava tamanha glória esportiva.
Uma das poucas atletas a competir nos Jogos de 1936 e de 1948, Fanny venceu as todas as provas que disputou, inclusive as eliminatórias.
Francina Elsje Koen, nome de solteira, nasceu em Lage Vuursche, cidade holandesa localizada no centro dos Países Baixos. Iniciou-se nos esportes praticando natação e apenas aos 17 anos começou a praticar o atletismo.
Um ano depois, seu treinador, Jan Blankers – com quem viria a se casar – a convenceu a integrar a equipe olímpica holandesa que participaria dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Fanny Blankers-Koen obteve dois quintos lugares, um no salto em altura e outro no 4x100 metros rasos.
Em 1938 conquistou seu primeiro resultado significativo ao levar a medalha de bronze nos 100 metros rasos do Campeonato Europeu de atletismo. Com o estouro da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 acabaram cancelados, mas Fanny continuou dedicando-se ao atletismo durante o período da guerra. Em 1946, poucas semanas após dar à luz a sua segunda filha, ganhou o ouro nos 80 metros com obstáculos do Campeonato Europeu de Atletismo.

Em Londres ela não corre, voa!
Mas seu feito mais notável ficou guardado para as Olimpíadas de 1948. Em Londres, a holandesa conquistou seu primeiro ouro nos 100m rasos. Pouco depois, na disputa dos 200m rasos, que entrava pela primeira vez em uma Olimpíada, Fanny venceu mesmo cansada após a batalha dos 100m. O terceiro ouro saiu na prova dos 80m com barreiras, na qual ela própria era a recordista mundial. Para fechar sua fantástica participação, Fanny participou da equipe holandesa no revezamento 4x100 m rasos, encerrando a prova.
A Mamãe Maravilha ainda conseguiu participar dos Jogos de Helsinque, em 1952, mesmo com uma grave lesão. No ano seguinte, após uma série contusões, encerrou a carreira.
Durante sua vida esportiva, Fanny Blankers-Koen bateu 20 recordes mundiais em provas de velocidade, com obstáculos, nos saltos em altura e distância e no heptatlo.
A mulher que assombrou o mundo na primeira metade do século passado morreu em janeiro de 2004, aos 85 anos, em decorrência do mal de Alzheimer em sua casa em Hoofddorp, Holanda. Mas o mito da Dona-de-Casa Voadora e seus feitos são eternos.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Lutas / Niterói terá evento de vale-tudo em julho

Na esteira do que vem ocorrendo nos Estados Unidos e na Europa, a crescente onda de popularidade dos eventos de luta (MMA, muay thai, K1) está chegando mesmo com força total ao Estado do Rio de Janeiro.
Depois dos recentes campeonatos de muay thai (boxe tailandês) realizados na cidade do Rio de Janeiro pela confederação brasileira da modalidade, agora é a vez do mixed martial arts (MMA) – antigo vale-tudo – ganhar os ringues de Niterói. Programado para o dia 5 de julho, o The Glory, evento promovido pela empresa do ex-campeão de MMA Carlão Barreto, promete sacudir a terra de Araribóia ao reunir algumas das maiores feras das lutas do país, além de atrações internacionais, para a disputa de combates que prometem ser sensacionais.
O evento terá como atração principal o duelo entre Gustavo Ximu e o argentino Carlos Villamor. Outro grande nome confirmado é o da fera peruana Ivan Pitbull, que terá pela frente Julian Jabá. Ex-companheiros de treinos, Diego Braga enfrentará Amilcar Alves. Outros conhecidos atletas como Johnny Eduardo, Felipe Mongo e Aloisio Dado também estão no card.
O The Glory será realizado no ginásio do Tio Sam, que fica à Rua Benjamin Constant, 562 – Barreto – Niterói. Os ingressos custam R$ 20,00 a arquibancada e R$ 35 a cadeira de pista. Mais informações sobre o evento e a venda de ingressos podem ser encontradas no site
www.theglory.com.br.

O brasileiro Gustavo Ximu (foto) é uma das principais atrações do evento

Cultura do Esporte / Seminário na UFF debate o Brasil nas Olimpíadas

Já em clima de Olimpíadas, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e o Núcleo de Estudos sobre Esporte e Sociedade da Universidade Federal Fluminense realizam, de 1 a 3 de julho, o seminário O Brasil nos Jogos Olímpicos: Olhares sobre a Relação entre o Esporte e a Sociedade.
Participam do evento especialistas nacionais e internacionais, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, da Comissão Rio-2016 e jornalistas esportivos, que irão apresentar e discutir o cenário olímpico.
O seminário, que tem apoio da Faperj, vai das 14h e às 17h. No último dia haverá a apresentação do filme Um Dia em Setembro, seguida de debate. O local dos encontros é
no Campus do Gragoatá, Bloco O, salas 510 e 516, São Domingos, Niterói. Outras informações pelos telefones (21) 2629-2866 e 2629-2867.

Squash / Medalhista pan-americano morre aos 31 anos em São Paulo

O esporte brasileiro acaba de perder um dos seus mais promissores atletas. Apenas aos 31 anos, o jogador de squash Luciano Alves Barbosa morreu no último sábado (21 de junho), em São Paulo, em conseqüência de um acidente vascular cerebral (AVC).
Medalha de prata no Pan de Santo Domingo-2003 e bronze no Pan do Rio por equipes, o gaúcho foi sepultado domingo, em Porto Alegre, consternando a todos os atletas e admiradores da modalidade.
No guia para a imprensa (media guide) distribuído por ocasião do Pan-Americano do Rio 2007, Luciano era descrito como um “exímio churrasqueiro” que também gostava de surfar, ir à praia e curtir Bob Marley. Era professor de squash e tinha Ronaldo Fenômeno como ídolo.
A Confederação Brasileira de Squash e todas as federações do país decretaram luto oficial de três dias.

Futebol / Madureira e São Cristóvão, triste retrato do futebol carioca

Madureira e São Cristóvão reviveram, na manhã desta segunda-feira (23 de junho), um confronto que já foi bastante comum nos campeonatos cariocas de décadas passadas. Contudo, na triste realidade de hoje, não passou de um jogo treino que faz parte da preparação para a estréia do tricolor suburbano no Campeonato Brasileiro da Série C, que será contra o Guarani, em Campinas, no dia 6 de julho.
O Madureira venceu por 2 a 1, com gols do lateral-esquerdo Lucas e do zagueiro Ricardo, em jogo marcado pela forte marcação de ambas as equipes. O técnico Carlos Tozzi não gostou do amistoso, mas elogiou a movimentação da sua equipe. “Este jogo valeu mais pela movimentação dos atletas. Estamos a duas semanas da estréia na Série C e acredito que até lá o time já esteja entrosado”, disse Tozzi.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Boxe / Berto conquista o cinturão que Mayweather deixou vago

Um dos cinturões mais cobiçados do mundo do boxe – o dos meio-médios, que até bem pouco tempo pertencia ao principal pugilista da atualidade, Floyd Mayweather Jr. – já tem novo dono. É o norte-americano Andre Berto, que derrotou por nocaute técnico, na madrugada deste sábado para domingo, o boxeador mexicano Miguel “Miki”Rodriguez pelo título do Conselho Mundial de Boxe (CMB).
O combate entre Berto e Rodriguez – respectivamente primeiro e segundo colocados no ranking da categoria pelo CMB – foi realizado em Memphis, nos Estados Unidos. Após um início equilibrado, o novo campeão conseguiu derrubar o adversário duas vezes no sétimo round e o combate foi encerrado pelo árbitro quando faltavam 47 segundos para o encerramento do assalto.
Invicto, com um cartel que agora soma 19 nocautes em 22 lutas, Berto chega ao topo da carreira com apenas quatro anos como profissional. A chance de disputar o título surgiu com o anúncio da aposentadoria de Mayweather, que deixou vago o cinturão da entidade.

Futebol / Nova Iguaçu conquista Copa Rio e vaga na Copa do Brasil

Com uma vitória apertada, por 3 a 2 sobre o Americano de Campos na casa do adversário, o Nova Iguaçu conquistou o título da Copa Rio e garantiu participação na Copa do Brasil 2009 – o que, teoricamente, permite ao time da Baixada sonhar (afinal, sonhar não custa nada!) com a possibilidade de uma vaga na Libertadores de 2010.
Já o Americano, com o vice-campeonato, vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, subdivisão da Série C que a CBF adotará a partir do ano que vem.
O Nova Iguaçu já havia vencido a primeira partida da decisão por 1 a 0 na semana anterior, no estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos, e jogava por um empate para ser campeão.
Foto: Buda Mendes/Agência Fferj

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Boxe / Jovem promessa americana tenta conquistar, neste sábado, cinturão que pertencia a Floyd Maywetaher Jr

Considerado pela imprensa especializada como a maior promessa do boxe norte-americano do momento, o pugilista Andre Berto (21 vitórias, 18 por nocaute) – número 1 do ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB) na categoria dos meio-médios – tem a chance neste sábado, 21 de junho, de provar que já é uma realidade. Ele enfrenta o mexicano Miguel Angel “Miki” Rodriguez (29 vitórias e duas derrotas, com 23 nocautes), segundo no ranking, pelo título mundial da categoria.
Filho de haitianos, Berto tenta conquistar o cinturão deixado vago por um dos melhores pugilistas de todos os tempos: Floyd Maywetaher Jr.
A luta acontecerá no FedEx Forum, em Memphis, estado do Tennessee. O canal de televisão por assinatura HBO Plus garante a transmissão deste evento para o Brasil, ao vivo, a partir das 23 horas.

Opinião / O circo está armado

Lauro Freitas Fº
Editor do blog

Goleiros: Cássio (Madureira) e Marcelo Lomba (Flamengo); laterais: Edson (Madureira), Egídio (Flamengo) e Marcos Vinícius (Vasco da Gama); zagueiros: André Luiz (Botafogo), André (Macaé Esporte) e Rodrigo Arroz (Flamengo); volantes: Roberto Lopes (Boavista), Diguinho (Botafogo) e Ernane (Vasco da Gama); meias: Adriano Felício (Botafogo), Vinicius Pacheco (Flamengo), Abedi (Botafogo), Bruno (Madureira) e Eric Flores (Flamengo); atacantes: Jones (Macaé), Paulo Sérgio (Flamengo) e André Lima (Hertha Berlim).
Esta, meus amigos, por incrível que pareça, é a tal “seleção carioca” convocada pelo técnico Alfredo Sampaio para enfrentar na manhã deste domingo, em amistoso, a seleção olímpica de Dunga, que vem com Hernanes, Diego, Robinho, Alexandre Pato e companhia.
Vendo a lista do Alfredo, duas coisas ficaram bem claras, pelo menos para mim: a primeira é que não se trata, absolutamente, de uma seleção carioca e sim de um combinado inexpressivo formado às pressas com jogadores juniores e reservas de Flamengo, Vasco e Botafogo (o Fluminense, tido como o “melhor elenco do Rio” não teve sequer um jogador convocado!) e por jogadores do Macaé e do Madureira, “reforçado” pelo atacante André Lima, ex-Botafogo, de férias na cidade.
E a segunda, bem mais grave, é a impressão que fica de que este combinado foi montado para ser um sparring pouco resistente ao time que o criticado Dunga está tentando formar para as Olimpíadas.
Uma goleada dos olímpicos por menos de cinco gols, portanto, será vexame, pois o circo está todo armado para o espetáculo.

Cultura do Esporte / O lado criativo das coberturas esportivas

Antonio Maria Filho (à esquerda) foi o convidado do professor Vitor Iório para fechar o ciclo de palestras que, na quarta-feira anterior, teve o radialista Luiz Mendes
Foto: Lauro Freitas Fº / EsporteAgito



Para uma platéia formada basicamente por estudantes, o renomado jornalista esportivo Antonio Maria Filho deu ontem (18 de junho) uma verdadeira aula de como se pode fazer uma cobertura de Copa do Mundo com criatividade, explorando outros ângulos do universo que envolve os megaeventos, muito além do mero noticiário factual de treinos, jogos e declarações de atletas, comissão técnica e dirigentes.
Em duas horas de um animado bate-papo, Maria Filho falou sobre os bastidores das grandes coberturas, contando histórias e acontecimentos pitorescos por ele vividos ou presenciados ao longo de 40 anos de atividade no esporte, no encontro que encerrou o ciclo de palestras comemorativo aos 50 anos da conquista do primeiro “caneco” pelo Brasil, em 1958, no projeto Quarta às Quatro da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Sob o tema Na caminhada para o penta, a velocidade da notícia, o jornalista – que desde 97 assina a coluna Panorama Esportivo do jornal O Globo – ilustrou sua apresentação com slides de matérias que ganharam destaque (algumas delas com repercussão internacional) pelo ineditismo de seu conteúdo.
Com a concorrência cada vez mais acirrada entre os veículos de comunicação, o repórter tem que estar permanentemente ligado em tudo o que acontece em sua volta para buscar sempre a notícia diferenciada. Hoje, com a internet, os blogs, as transmissões em tempo real e as televisões a cabo, se o jornalista do veículo impresso ficar restrito somente ao que acontece nos treinos e nas coletivas estará no mínimo 24 horas atrasado, porque a informação impressa só sai no dia seguinte à apuração”, ensinou Maria Filho.
Entre os exemplos de reportagens de sua autoria que entraram para a história do jornalismo esportivo exatamente por essa busca incessante da informação diferenciada, o jornalista destacou o encontro de Zico com parentes portugueses que não conhecia, durante uma viagem da seleção brasileira à Europa; um improvável bate-papo entre Yoko Ono, viúva de John Lennon, com Falcão, Renato Gaúcho e Mozer no avião que conduzia a seleção brasileira e a banda de Yoko para Budapeste (Hungria); e a mútua tietagem entre Romário e o recordista mundial e olímpico de atletismo Carl Lewis em um hotel na Europa.

Futebol / Alex Dias, ex-Vasco e Flu, a espera de um clube

O atacante Alex Dias, que recentemente rescindiu contrato com Goiás, procura um clube para dar continuidade à carreira, a qual espera encerrá-la apenas com 40 anos, a exemplo de Romário.
O jogador foi oferecido ao Grêmio, mas o técnico Celso Roth não se mostrou muito otimista, alegando que não haveria espaço no elenco do tricolor gaúcho.
Aos 36 anos, Alex Dias, acredita que ainda tem muito a dar dentro das quatro linhas, “Quero provar que tenho condição de fazer como o Romário e jogar até os 40 anos. Tive algumas propostas, até da França, mas minha prioridade é ficar no Brasil”, comentou.

Futebol / Campeão da Copa Rio sai neste sábado

Foto: Buda Mendes / Agência Fferj

Nova Iguaçu e Americano começaram a decidir, no último sábado, o título de campeão da Copa Rio 2008. E quem largou na frente foi a equipe da Baixada Fluminense, que derrotou os adversários campistas por 1 a 0 com um bonito gol marcado pelo lateral-direito Paulo Henrique. A partida aconteceu no estádio Guilite Coutinho, do América, em Édson Passos.
No jogo da volta, neste sábado (21 de junho), em Campos, o Nova Iguaçu jogará pelo empate para conquistar o título da competição. Já o Americano, terá que vencer por uma diferença de dois gols para levantar a taça.
O campeão da Copa Rio garante participação na Copa do Brasil de 2009 e o vice será indicado para Série C do Campeonato Brasileiro.

Futebol feminino / Amistoso dos olímpicos adia a decisão do estadual

O segundo jogo da decisão do estadual feminino de futebol, que aconteceria neste domingo entre as equipes do Campo Grande e do Volta Redonda, foi adiada para o próximo dia 29 por causa do amistoso entre a seleção olímpica e o combinado carioca, marcado para o Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, local em que as meninas decidiriam o título.
Na primeira partida, domingo passado, no estádio Ítalo del Cima, os dois times empataram em 1 a 1, ambos os gols de bola parada. Adriana cobrando falta, abriu o marcador para o Voltaço e Larissa, de pênalti, deixou tudo igual. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.

Futebol / Carrasco rubro-negro é a esperança de gols do Ipatinga

Um velho conhecido do torcedor carioca – especialmente tricolores e rubro-negros – pode ser a solução para a escassez de gols do Ipatinga no campeonato brasileiro. É o atacante Marcelo, que embora tenha tido uma rápida passagem pelo Flamengo, notabilizou-se mesmo como um dos maiores carrascos do clube da Gávea, tendo inclusive marcado quatro gols numa só uma partida (ano passado jogando pelo Madureira), feito só atingido até então por Pelé, Russinho e pelo húngaro Puskas. Ao todo, como profissional, Marcelo balançou as redes rubro-negras sete vezes.
Estreante na série A, a fase da equipe do Vale do Aço mineiro não é das melhores. Nos 17 jogos disputados este ano, o Tigre (como é conhecido por seus torcedores) só balançou a rede 17 vezes, com média de um gol por partida.
Apesar de não ser relacionado desde a partida contra o Social, em 20 de março, ainda pelo Campeonato Mineiro, o atacante Marcelo ainda é o artilheiro da equipe com três gols. “Acho que tenho condições de ser titular. Os números ajudam a mostrar isso, já que até agora ninguém fez mais gols que eu. Espero voltar a ser escalado e ajudar a equipe”, afirma o jogador.
Motivação ao jogador é o que não falta. Até porque o adversário do Ipatinga neste fim de semana é um velho conhecido de Marcelo, o Flamengo. “Jogar contra equipes grandes é sempre muito bom. Você aparece mais, é mais visto. Contra o Flamengo então nem se fala. Se criou uma rivalidade muito grande desde a época do Fluminense e tenho conseguido marcar gols contra eles”, lembra o atacante.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Cultura do Esporte / ‘Os caminhos do Penta’ é tema de palestra amanhã na Biblioteca Nacional

Encerrando os encontros comemorativos do cinqüentenário da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, o projeto Quarta às Quatro da Biblioteca Nacional tem amanhã (dia 18 de junho) como convidado o jornalista e colunista esportivo Antonio Maria Filho, do jornal O Globo, que vai falar sobre Os caminhos do Penta.
Maria – como é carinhosamente tratado pelos colegas de imprensa – já cobriu nove Copas do Mundo: desde 1974, na Alemanha, esteve em todas. Começou sua carreira no jornalismo esportivo em 1970, no Jornal do Brasil, e 18 anos depois se transferiu para O Globo, onde assina desde 1997 a coluna Panorama Esportivo (com o jornalista Jorge Luís Rodrigues).
A palestra de Antonio Maria Filho tem entrada franca e começa às 16 horas, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº - Centro).

Futebol / Goleiro Roger encerra carreira e vira político

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16 de junho) em General Severiano, o goleiro Roger e a diretoria do Botafogo finalmente chegaram a um acordo e o contrato do jogador com o Glorioso foi encerrado. Assim, Roger Garcia, aos 35 anos, encerra sua carreira no futebol e vai se dedicar exclusivamente à política. Ele, que é presidente do Democráticos de Cantagalo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, se candidatará a vereador da cidade nas eleições de outubro próximo.
Quando retornou ao Botafogo no início deste ano, Roger entrou em acordo com os dirigentes alvinegros para que seu contrato, que tinha duração até o final de 2008, fosse encerrado em julho. Porém, como foi constatado que sua lesão no ombro era crônica e necessitava de cirurgia, o jogador preferiu encerrar ainda este mês.
O ex-goleiro iniciou sua carreira profissional no Flamengo em 1991, junto com uma geração que tinha Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Júnior Baiano entre outros. Além do time da Gávea, Roger também defendeu o Vitória-BA, São Paulo-SP, Portuguesa-SP e Santos-SP. Até que em setembro de 2007 foi contratado pelo Botafogo.
Vivo um momento diferente na minha vida. Ao mesmo tempo em que fico triste por ter que encerrar minha carreira, acredito que isso acontece na hora certa. Lamento não ter podido dar ao Botafogo tudo o que eu planejei devido a essa lesão no ombro. Sempre fui tratado com muito carinho por todos no clube, principalmente o presidente Bebeto de Freitas, o Ricardo Rotemberg e o Carlos Augusto Montenegro e isso me incentivava a retribuir em campo. Porém, não tinha mais como lutar contra as dores. Agradeço a todos os treinadores e companheiros que tive em quase 20 anos de carreira e guardarei tudo isso com muito carinho. Agora vou começar uma nova etapa profissional e tenho certeza de que isso me ajudará a superar a falta que o futebol fará na minha vida. Espero que tenha o mesmo sucesso que o esporte me proporcionou também na política”, concluiu Roger
.

Beach Soccer / Brasileiros invadem a praia européia

A falta de campeonatos estaduais de futebol de areia aqui no Brasil abriu espaço para que outros países buscassem nossos astros para abrilhantarem seus campeonatos nacionais. Depois de Buru – eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa no ano passado – disputar o campeonato russo, pelo segundo ano consecutivo os jogadores Jorginho, Neném, Juninho e Robertinho atuarão no campeonato italiano.
Os brasileiros, que detêm a hegemonia da categoria com dois títulos da Copa do Mundo da Fifa em três edições realizadas, jogarão ao lado de craques como os portugueses Madjer e Alan e o espanhol Amarelli. São seis atletas do Brasil já confirmados: Jorginho, Juninho, Mosca, Bruno Xavier, Neném e Robertinho, porém outros nomes estão negociando e este número pode aumentar.
A grande promessa desta temporada italiana é a equipe do Catanzaro que terá a dupla Jorginho e Neném juntos novamente. Ambos são responsáveis por, respectivamente, 285 e 334 gols na história da seleção brasileira.
Jorginho (na foto) é um dos astros do beach soccer brasileiro que fazem sucesso na Europa

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Lutas / Muay Thai ganha popularidade no Rio

Os lutadores Marcos (calção preto) e Hélio (calção vermelho) se cumprimentam antes do início da luta, vencida pelo mineiro ainda no primeiro round

Modalidade que vem crescendo em popularidade no mundo inteiro, o muay thai (ou boxe tailandês, como é mais conhecido no Brasil) mostrou neste domingo, no Rio, que tem tudo para atrair cada vez mais adeptos e aficcionados. Isso graças ao esforço da atual diretoria da Confederação Brasileira de Muay Thai, presidida pelo grão-mestre Luiz Alves – esportista de renome internacional – tendo como vice-presidente o não menos respeitado mestre Artur Mariano, que não mede esforços para dar credibilidade a um esporte até hoje considerado por muitos como uma "demonstração de violência".
O que se viu neste domingo (dia 15 de junho), no ginásio do América, na Tijuca, foi um dia inteiro de competição sadia e motivada dentro do ringue e um entretenimento vibrante e seguro para a platéia. Cerca de 100 atletas de todas as categorias – do infantil aos mais experientes – vindos de diversos recantos do país, disputaram a Copa do Brasil de Muay Thai, mais um evento promovido pela CBMT, com o apoio do Ministério dos Esportes.
Ao todo foram realizadas mais de 40 lutas, a maior parte delas em três rounds de um minuto por um de descanso. A organização rigorosa da entidade proibia a presença dentro da quadra de qualquer pessoa que não fosse do staff do torneio (árbitros, diretores, equipe médica e pessoal de apoio), além dos dois lutadores e seus segundos. E nem sequer permitia que os corners dos lutadores permanecessem de pé, ao lado do ringue, durante o decorrer dos combates.
Reclamações mais veementes sobre decisões de jurados feitas por integrantes de algumas academias foram repreendidas publicamente pelo vice-presidente Artur Mariano, que ao microfone anunciou que não admitiria atitudes que pudessem tumultuar o evento.
Todas as lutas contaram pontos para o ranking nacional da modalidade que serve de critério para a concessão do bolsa-atleta.
A organização só falhou em um aspecto: programou todas as lutas dos atletas menos experientes – infantil e iniciantes – em seqüência, deixando os melhores combates para o final do evento. Ou seja, até um pouco mais da metade do torneio, às 15 horas, apenas duas lutas terminaram em nocaute, um deles no confronto de pesos pesados que foi antecipado porque um dos lutadores – Hélio Massai, de Minas Gerais – tinha que regressar mais cedo a seu estado. O mineiro, representando a Academia Master Center, nocauteou Marcos Machado, da Boxe Thai do Rio de Janeiro, no primeiro assalto.
Fica, portanto, a sugestão para os dirigentes da CBMT. Nos próximos eventos, que tal intercalar combates entre iniciantes com as principais lutas? Seria um atrativo a mais para o público.
Fotos: Lauro Freitas Fº / EsporteAgito

Futsal / Ilhas Salomão ganha vaga para o Mundial

Ao conquistar, neste sábado (14 de junho), o título do Campeonato de Futsal da Oceania, a seleção das Ilhas Salomão garantiu a única vaga do continente para a Copa do Mundo Fifa de Futsal Brasil 2008, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro, no Rio de Janeiro e em Brasília.
Restam agora apenas mais três vagas para que todos os 20 classificados para o Mundial sejam conhecidos. A Copa América de Futsal, que será realizada entre os dias 23 e 28 deste mês, no Uruguai, será o torneio classificatório para os países que fazem parte da Conmebol (América do Sul).
A vaga inédita das Ilhas Salomão veio com a vitória sobre Tuvalu, por 12 a 0, em jogo realizado na Vodafone Arena, em Suva, nas Ilhas Fiji. Com o triunfo, o time garantiu o título continental, com 15 pontos em seis jogos. A seleção foi beneficiada pela derrota de Vanuatu para o Taiti, por 2 a 1. Com isso, o Taiti ficou com o vice-campeonato, com 13 pontos, enquanto Vanuatu terminou em terceiro lugar com 12 pontos.
Já estão classificados para a Copa do Mundo, além do Brasil que é o país-sede, as seguintes seleções: Cuba, Guatemala e EUA pela América do Norte, América Central e Caribe; Tailândia, Irã, China e Japão – da Ásia; e Egito e Líbia representando a África. A Europa será representada por Portugal, Rússia, Espanha, Ucrânia, Itália e República Checa.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Lutas / Domingo tem Copa do Brasil de Muay Thai no ginásio do América

É neste domingo, dia 15, a partir das 10 horas, que mais de 100 lutadores de todo o país, estreantes e experientes, disputarão a Copa do Brasil de Muay Thai – também conhecido como boxe tailandês (aquele que combina socos e chutes). O torneio, promovido pela Confederação Brasileira da modalidade, acontecerá no ginásio do América, que fica na rua Campos Sales, na Tijuca. O ingresso custa apenas R$ 10,00 e, para quem gosta de esportes de luta, é uma boa pedida.

Cultura do Esporte / O ‘escrete de ouro’ segundo Luiz Mendes

Aqueles que tiveram o privilégio de comparecer, na última quarta-feira à tarde, ao auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, foram brindados com duas horas de deliciosas histórias sobre o futebol brasileiro contadas por um dos maiores arquivos vivos dessa trajetória gloriosa. O radialista Luiz Mendes, que recentemente completou 84 anos, agraciou a platéia com sua memória prodigiosa e sua conhecida fluência ao falar sobre o “escrete de ouro”, como ficou conhecida a seleção brasileira de 1958 que ganhou a primeira das cinco Copas do Mundo que nós temos.
Em seu bate-papo, o “comentarista da palavra fácil” lembrou, por exemplo, que a seleção de 58 saiu do país desacreditada, principalmente porque chegou a perder um amistoso para o time misto do Flamengo, com um gol feito “por um tal Manoelzinho, que depois desse gol nunca mais apareceu”.
Reclamou também dos dirigentes da CBF que nunca pensaram em homenagear os craques campeões mundiais de 58, 62, 70, 94 e 2002, ao contrário do que acontece em outros países que cultuam seus ídolos esportivos.
Por fim, revelou – para a surpresa de muitos – que não considera Pelé o maior jogador de todas as Copas. Para o veterano radialista, Garrincha vem em primeiro lugar, seguido por Maradona, em 86. Pelé viria em terceiro, praticamente empatado, porém, com Gerson.
Na próxima quarta, dia 18, é a vez do também consagrado jornalista Antonio Maria Filho, repórter de O Globo, conversar sobre “Os Caminhos do Penta”. Na mesma bat-hora e no mesmo bat-local.

Em tempo: As palestras de Mendes e Antonio Maria Filho fazem parte do projeto Quarta às Quatro, que acontece às quartas-feiras, a partir das 16 horas, no auditório da Biblioteca Nacional (entrada pela Rua México, s/nº). A entrada é franca.

Futebol feminino / Campusca e Voltaço decidem título estadual


Neste domingo, às 15 horas, Campo Grande e Volta Redonda começam a decidir o título do Campeonato Estadual Feminino de futebol. O primeiro jogo será no conhecido Estádio de Ítalo Del Cima, em Campo Grande, e o segundo – no domingo subseqüente (dia 22) – no Estádio da Cidadania.
Para chegar à grande final, a equipe do Campusca superou o Vassouras. Perdeu em casa por 3 a 2, mas venceu por 1 a 0 no campo do adversário. Na decisão por pênaltis, as meninas de Campo Grande se deram bem: 4 a 3.
Já o Voltaço surpreendeu ao impor ao Cepe-Caxias – considerado o time favorito para a conquista do campeonato – uma goleada de 4 a 2, no Estádio da Cidadania. Mesmo perdendo em Duque de Caxias por 1 a 0 no segundo jogo, a equipe da Cidade do Aço garantiu vaga na decisão.

Futebol / Alfredo Sampaio comandará seleção carioca em amistoso

A seleção carioca, que será revivida após vários anos, para enfrentar em amistoso a seleção brasileira olímpica no próximo dia 22, em Volta Redonda, será dirigida por Alfredo Sampaio, ex-técnico do Madureira e do Vasco da Gama.
Ele pretende convocar não apenas jogadores dos times grandes como atletas que disputarão o Brasileiro da Série C. “Estou observando diversos jogadores”, disse o treinador ao site oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Boxe / Curso para formação de treinadores começa amanhã no Rio

Começa amanhã (dia 14), aqui no Rio de Janeiro, o Curso Básico de Formação de Treinadores de Boxe. O curso será realizado todos os sábados, das 10 às 13 horas, no Sesi – Vicente de Carvalho, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
O treinamento será ministrado pelo professor Raff Giglio da equipe da Confederação Brasileira de Boxe e a supervisão técnica será da Federação de Boxe Fluminense.
Maiores informações poderão ser obtidas através e-mail da Federação de Boxe Fluminense: fed-boxe.rio@hotmail.com
ou pelo telefone: (21) 3204-8070.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Futebol / Penúria afasta times do Rio da Série C do Brasileiro

Vejam só o estado de penúria em que chegou o futebol do Rio de Janeiro. O Bangu, outrora um dos grandes clubes da nossa cidade – no qual jogaram craques como Domingos e Ademir da Guia, Zizinho, Aladim e muitos outros ­– acaba de anunciar que não disputará a Série C do Brasileirão deste ano por não ter condições financeiras de conciliar a competição nacional com a Segunda Divisão estadual, que é a prioridade.
Antes, e pelo mesmo motivo, a Cabofriense abriu mão do Brasileiro, atitude que deverá ser seguida também por Nova Iguaçu e Olaria.
Caso isto se confirme, o Rio teria como representante único na Terceirona nacional o Duque de Caxias, que já demonstrou interesse em disputar o campeonato.

Cultura do Esporte / Luiz Mendes fala sobre o ‘escrete de ouro’ de 58 nesta quarta-feira

Quem curte as histórias do futebol brasileiro não pode perder a oportunidade de assistir nesta quarta-feira (dia 11 de junho), a partir das 16 horas, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, a uma palestra do radialista Luiz Mendes – o “comentarista da palavra fácil” – que irá discorrer sobre o tema Escrete de Ouro: Trampolim da Glória.
A palestra de Mendes é o primeiro dos dois encontros programados pela Biblioteca para comemorar os 50 anos da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, no projeto “Quarta às Quatro”.
A Copa de 58, na Suécia, foi disputada por 16 países, classificados entre os 51 que participaram das eliminatórias. Marcou a estréia de Pelé e a primeira vez que um time sul-americano foi campeão em solo europeu. A fraca campanha de 1954 fazia do Brasil um time desacreditado diante das seleções consideradas favoritas para a conquista daquela Copa: os ingleses, os soviéticos, os franceses e os alemães. No entanto, diante de um público de 50 mil pessoas e jogando contra a Suécia em sua casa, o time brasileiro goleou o adversário por 5 a 2 na grande final e viu a torcida local aplaudir de pé os novos campeões do mundo.
A Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, 219, Cinelândia, e a entrada é franca.

Agito & Boa Forma / Atletas enfrentam o desafio de um outro esporte

A saltadora Maurren Maggi encarou com disposição a prática de um novo esporte no Dia do Desafio, no Rio


Atletas olímpicos mundialmente consagrados como Maurren Maggi, Jadel Gregório, Juliana Veloso e Daniele Hipólito calçaram luvas de boxe e subiram ao ringue no Largo da Carioca e no calçadão de Campo Grande, semana passada, por uma boa causa.
Eles participaram do Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. O objetivo é inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida. No Dia do Desafio, a tarefa consiste em mobilizar o maior número de participantes em torno da idéia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva.
No Rio de Janeiro, comandados pelos professores Ralf Giglio e Leandro “Zulu”, foram reservados espaços para a prática e ensinamento de fundamentos básicos do boxe, incluindo a montagem de ringue e instalação de equipamentos específicos como os sacos de treinamento.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Opinião / Parabéns, Fluzão! Mas a festa tem que continuar

Foto: Daniel Zappe / Fotocom.net
Lauro Freitas Fº
esporteagito@gmail.com

O Fluzão tá na final da Libertadores e tem todas as chances de conquistar um feito inédito na história do clube. Aliás, o que fez diante do São Paulo e, principalmente, diante do “todo-poderoso” Boca Juniors já é histórico, bem como a própria campanha até aqui na mais importante competição sul-americana.
Parabéns ao Renato, aos jogadores e, principalmente, à torcida tricolor que incentivou o time, acreditou e fez uma bonita festa.
Agora, em nome do bem-estar, da harmonia e do respeito a essa imensa galera, vibrante e sofrida, é bom que o Fluminense – mais especificamente o técnico Renato Gaúcho – reflita sobre duas questões:
1 – O Fluminense tem sido nos últimos jogos o “time da virada”. Ou seja, só começa a desenvolver todo seu futebol ofensivo e talentoso quando está atrás no placar. Tem sido eficiente. Mas não seria menos sofrido para o torcedor se o time se acostumasse a jogar sempre e todo o tempo pra frente, como faz o Boca, por exemplo?
2 – As finais da Libertadores só começam daqui 20 dias. Está na hora, portanto, do Fluzão começar a “brincar” no Brasileiro com sua equipe titular. Afinal de contas, não pega nada bem o clube finalista do torneio continental, postulante ao título mundial de clubes, freqüentar a zona do rebaixamento da competição nacional. Nada de poupar jogadores, hein seu Renato!
Uma última observação: o elenco tricolor é bom, mas pode ser melhor. O salário que era pago ao Leandro Amaral deveria ser investido em outro astro para reforçar o time. Alô, presidente Horcades.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Vôlei / Jovem seleção feminina avança às semifinais da Copa Pan-Americana

O técnico Luizomar de Moura está satisfeito com a evolução e o amadurecimento da jovem equipe brasileira
Foto: Arquivo CBV



A seleção brasileira feminina de novas garantiu por antecipação, na madrugada de hoje, presença nas semifinais da VII Copa Pan-Americana de Vôlei, que está sendo disputada no México. O Brasil manteve a invencibilidade e a primeira colocação do grupo B após a vitória sobre o Peru por 3 sets a 0, com parciais de 25/11, 25/20 e 25/22.
A jovem equipe do Brasil não encontrou dificuldades para superar o Peru, dirigido pelo brasileiro Chico dos Santos, na penúltima rodada da fase classificatória da Copa Pan-Americana. O time brasileiro mostrou toda sua força no ataque e no saque para superar as peruanas, que apenas no terceiro set deram um pouco de trabalho, e chegaram a passar à frente no placar: 5/4, 9/8 e 15/14. Mas foi só isso.
A seleção brasileira começou a partida com Ana Tiemi, Lia, Natália, Adenízia, Naty e Dayse. Líbero: Camila Brait. Entrou também Suelle.
Já na madrugada desta quarta-feira, as brasileiras disputarão seu último compromisso na primeira fase da Copa, enfrentando a equipe B de Cuba – que já deu adeus à chance de avançar na competição após sofrer sua quarta derrota consecutiva em quatro jogos.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Sindicato e federação de atletas pedem punição a PMs pernambucanos

O Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) decidiram enviar ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, um pedido de abertura de sindicância para apurar e punir os integrantes da Polícia Militar que agrediram atletas da equipe do Botafogo, durante o jogo contra o Náutico no Estádio dos Aflitos, em Recife, no último domingo.
O pedido será acompanhado de uma fita com lances da atuação da Polícia Militar. As duas entidades acreditam que deva ser instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o abuso de autoridade e lesões cometidas pelos policiais.
Tanto a Saferj quanto Fenapaf ressaltam que não é a primeira vez que a PM pernambucana age com excesso de rigor, lembrando o caso do técnico Lori Sandri, que foi algemado durante uma partida, e a equipe Grêmio, de Porto Alegre, que foi alvo de abusos e lesões cometidas durante o jogo que ficou conhecido como "Batalha dos Aflitos".

Atletismo / Velocista tricolor é bronze nos 100m rasos na Bolívia

Rosângela Cristina Santos, velocista do Fluminense, conquistou a medalha de bronze dos 100m rasos no Grande Prêmio de Atletismo de La Paz, na Bolívia, disputado neste fim de semana. A atleta tricolor, que já conseguiu o índice B da prova para os Jogos Olímpicos de Pequim, marcou 11s51.
Rosângela, que corre em busca do índice A da Olimpíada (11s32), voltará a competir no Torneio Ibero Americano, que será realizado entre os dias 13 e 15 deste mês, no Chile.