segunda-feira, 24 de março de 2008

Boxe / Um combate como há muito não se via

Por Lauro Freitas Fº

Numa luta sensacional, com alternância de predomínio e knockdowns (quedas) de ambos os pugilistas ao longo do combate, o cubano Joel Casamayor sagrou-se, aos 36 anos de idade, campeão interino dos pesos leves da Organização Mundial de Boxe (OMB), ao vencer por nocaute o australiano Michael Katsidis, até então invicto e detentor do cinturão. O combate aconteceu na madrugada de sábado para domingo em Cabazon, na Califórnia (EUA).
Experiente, Casamayor mostrou logo de início que não estava para brincadeira, impondo dois knockdowns ao seu adversário – nove anos mais novo – no primeiro assalto. Nos três rounds seguintes, o cubano continuou castigando o campeão interino da OMB, que a essa altura já tinha o rosto desfigurado por inchaço e vários cortes provocados pelos certeiros golpes de Casamayor.
Quando já se esperava por uma vitória fácil do cubano, eis que a partir do quinto assalto, mesmo ensangüentado, Katsidis reagiu de forma inesperada, aproveitando os sinais de cansaço que o oponente já começava a apresentar. Até que, num descuido de Casamayor, Katsidis acertou um cruzado que jogou o lutador cubano fora do ringue. A essa altura, o campeão interino já tirara a desvantagem inicial e estava mais próximo à vitória por nocaute.
Mas o fim da luta novamente surpreendeu. Katsidis voltou do córner para o 10º assalto decidido a derrubar Casamayor e partiu para o ataque. Porém, uma esquiva seguida de um contragolpe justo desferido pelo cubano na ponta do queixo do australiano decretou o vencedor. Joel Casamayor, que para muitos estava no ocaso de sua carreira, ressurgiu das cinzas. Um combate para ficar na história do boxe.

Nenhum comentário: