sexta-feira, 1 de julho de 2011

BASQUETE / Tijuca começa returno como favorito ao Carioca adulto

Da Redação do EsporteAgito
Sem o menor resquício do glamour de outros tempos e praticamente abandonado pela federação estadual, a divisão principal do basquete carioca – que em décadas passadas revelava craques em profusão para a seleção brasileira – vai sobrevivendo a duras penas, mais até pelo idealismo e abnegação de alguns dirigentes de clubes e dos atletas do que, propriamente, por interesse em manter a modalidade organizada e em alto nível competitivo.
É neste cenário sombrio que a bola laranja subiu, no dia 24 de junho último, para o início do returno da fase classificatória do Torneio Carioca de Basquete Adulto Masculino 2011 – Copa Ary de Oliveira Menezes, que tem o Tijuca Tênis Clube e o Fluminense como principais candidatos ao título.
Além desses clubes, outras cinco equipes participam da competição: Botafogo, Automóvel Club, Riachuelo, Macaé Sports e Universidade Federal do Rio de Janeiro. O torneio é disputado em turno e returno. Os quatro clubes que obtiverem as melhores campanhas, somados os pontos de ambos os turnos, se classificam para as semifinais da disputa, que serão realizadas em série melhor de três.
Líder isolado e invicto da competição até o momento – com sete vitórias –, o Tijuca TC é o adversário a ser batido. A equipe tijucana, que em maio conquistou pela primeira vez o título da Super Copa Brasil de Basquete (derrotando, em casa, a Liga Sorocabana-SP na partida decisiva) e o direito de pleitear uma vaga no próximo campeonato do Novo Basquete Brasil (NBB), vem se destacando ao longo da temporada como a segunda força do basquete carioca, atrás apenas do supertime do Flamengo, de Marcelinho Machado & Cia. Contando com a experiência de velhos conhecidos dos fãs da modalidade, como o pivô Olívia (ex-Flamengo e seleção brasileira) e o armador Ricardinho, também com passagens pela seleção, o Tijuca tem atropelado seus oponentes, como os 105 a 50 impostos sobre o fraquíssimo time da UFRJ (formado por alunos da universidade), ainda no primeiro turno, na única contagem centenária registrada até agora no torneio.
Campeão carioca do ano passado, o Fluminense vem disposto a lutar pelo bicampeonato. Porém, sem recursos para montar um grande time, resolveu apostar em jovens talentos das categorias sub-20 e juvenil. Segundo declarou o coordenador de basquete tricolor, Marcelo “Tchelo” Bunte, ao site oficial do clube, a intenção do Fluminense é aproveitar o torneio para preparar a equipe sub-20 visando a uma possível participação no NBB da categoria. “Revelamos vários meninos para clubes do Brasil e de outros países, chegou a hora deles mostrarem seu valor usando a camisa tricolor em um campeonato adulto”, disse o dirigente.
Na primeira rodada do returno, o Tijuca bateu o Macaé Sports, em Macaé, por 99 a 81, e o Botafogo, em seu ginásio, ganhou do lanterna UFRJ por 59 a 36. Outros resultados foram: Riachuelo TC 81 x 41 UFRJ e Automóvel Club 67 x 88 Macaé Sports.
A classificação geral até o momento, somando os resultados de turno e returno, é a seguinte:
1º - Tijuca TC – 7 vitórias
2º - Macaé Sports – 5 vitórias
3º - Fluminense – 4 vitórias
Riachuelo – 4 vitórias
5º - Botafogo – 3 vitórias
Automóvel Club – 3 vitórias
7º - UFRJ – nenhuma vitória

Nenhum comentário: