terça-feira, 26 de julho de 2011

FUTEBOL / Bonsucesso volta à elite. Mas a festa carioca ainda não está completa

Foto: Renan Moura / Ascom Bonsucesso

Dos tradicionais clubes da capital, quatro ainda não retornaram à Primeira Divisão: América, Portuguesa, São Cristóvão e Campo Grande

Da Redação do EsporteAgito

O dia 23 de julho, sábado, foi de muita festa na Zona Leopoldina. Após 18 anos freqüentando as divisões inferiores, o Bonsucesso finalmente garantiu a sua volta à elite do futebol carioca, ao vencer, de virada, o Estácio pelo placar de 2 a 1 no velho estádio Leônidas da Silva, na Avenida Teixeira de Castro.

O Friburguense, do município de Nova Friburgo, ficou com a outra vaga para a Série A do próximo ano, ao empatar com a Portuguesa, na Ilha do Governador, em 1 a 1. Com os resultados, as duas equipes irão brigar pelo título na última rodada. O Bonsucesso é o líder com 46 pontos e enfrenta o Quissamã fora de casa, enquanto o Tricolor Serrano, que soma 45 e segue invicto, receberá o Serra Macaense, no estádio Eduardo Guinle. A rodada acontece na próxima quarta-feira (27 de julho), às 15 horas.

Com o festejado acesso do time rubro-anil, o próximo Cariocão terá na sua divisão principal quatro tradicionais clubes de pequeno porte da capital, trazendo aos poucos novamente a mística e o charme dos áureos tempos da competição: Madureira, Bonsucesso, Bangu e Olaria.

Porém, a recuperação do espaço perdido nos últimos anos para equipes do interior do estado ainda parece distante. Outras quatro tradicionais camisas ainda precisam fazer corretamente o dever de casa para figurar outra vez entre os melhores do Rio.

Rebaixado pela segunda vez à Série B, o América – sob nova administração e comandado, no campo, pelo técnico Marcelo Buarque – já começa a planejar o caminho de volta para 2012, apostando na descoberta de novos valores. Para isso, a comissão técnica do clube vem realizando uma “peneira” para montar a equipe que começará a disputar, em setembro próximo, a Copa Rio.

Portuguesa e São Cristóvão, por sua vez, precisam melhorar muito para sonhar com um possível acesso. A lusa da Ilha do Governador, com uma campanha irregular na Segundona deste ano, chegou à penúltima rodada em 7º lugar na classificação geral. Já o clube cadete da Rua Figueira de Melo, por pouco não caiu para a terceira divisão: disputando com outras cinco equipes o chamado “Grupo da Morte” (Grupo X), conseguiu fechar sua participação em segundo lugar nesse grupo, o que significa, na prática, que foi um dos lanternas da Série B estadual deste ano.

Já o Campo Grande, que se encontra em um lamentável estado de penúria, não conseguiu nem mesmo se classificar para a segunda fase do campeonato da Série C do estado e terá que recomeçar a sua caminhada, em 2012, praticamente do zero.

Nenhum comentário: