quinta-feira, 14 de julho de 2011

JOGOS MILITARES / Modalidades pouco conhecidas entram em campo, no ar e no mar

Formação em queda livre é uma das modalidades do paraquedismo em disputa nos Jogos Militares

Foto: Divulgação

Da Agência Brasil

Os Jogos Mundiais Militares, que começam no próximo sábado (16 de julho) e terminam no dia 24, no Rio de Janeiro, darão aos brasileiros a oportunidade de tomar contato com esportes pouco conhecidos do público. É o caso da orientação (foto ao lado), cujo objeti

vo é fazer o atleta passar por pontos marcados em um terreno no menor tempo possível, com a ajuda de um mapa e de uma bússola.

Criada há mais de 100 anos na Escandinávia, a modalidade exige concentração, tomada rápida de decisões, corrida, leitura precisa do mapa e escolha da rota. “O atleta recebe um mapa exatamente na hora em que ele vai partir. Esse mapa tem um percurso com pontos de controle, que o atleta tem que passar na ordem correta. Como ele vai fazer para chegar lá, é com o atleta. A escolha de rota é essencial, porque, às vezes tem um rio ou uma floresta muito densa para cruzar”, explica a tenente Thaiane Couto, da comissão organizadora de orientação nos Jogos.

Estão inscritos nessa modalidade 209 atletas de 28 países da Europa, América do Sul, do Caribe e da Ásia. As provas serão realizadas no Centro de Instrução Avelar, em Paty do Alferes, e na Floresta Mário Xavier, em Seropédica.

Outro esporte que não consta no programa dos Jogos Olímpicos tradicionais é o paraquedismo, que terá competições em duas modalidades nos Jogos Militares: precisão de aterragem (em grupo e individual) e formação em queda livre. Na prova de precisão, depois de saltar de um avião a 1.200 metros de altura, o atleta precisa acertar o calcanhar em um ponto de dois centímetros de diâmetro colocado no chão.

Já na prova de formação em queda livre, quatro paraquedistas têm de realizar o maior número de figuras, a partir de uma sequência previamente estabelecida, durante os 35 segundos de queda. Um quinto paraquedista filma o salto e repassa as imagens aos juízes da prova.

Os jogos também terão esportes tipicamente militares, como os pentatlos militar, naval e aeronáutico. Assim como o pentatlo moderno, que é disputado tanto nas Olimpíadas quanto nos Jogos Militares, os pentatlos militar e naval incluem disputas em cinco modalidades.

No pentatlo militar, vence o atleta que conquistar mais pontos nas modalidades de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, lançamento de granadas e cross country. No pentatlo naval, os atletas disputam as modalidades de natação de salvamento, habilidade naval e cross country anfíbio, além de pista de obstáculos e natação utilitária.

Já no pentatlo aeronáutico, apesar do nome, são disputadas sete modalidades. Além das provas terrestres de tiro, esgrima, natação, prova de basquete, pista de obstáculos e orientação, há uma prova aérea.

Nenhum comentário: