terça-feira, 23 de março de 2010

Especial / Mackenzie, os 96 anos de um ‘gigante’ das quadras

O presidente Eugênio Bastos puxa o 'parabéns pra você' diante do bolo comemorativo ao aniversário do clube Foto: site do S.C. Mackenzie

Da Redação do EsporteAgito
Um dos clubes mais tradicionais do nosso Estado do Rio de Janeiro no que se refere às modalidades esportivas até pouco tempo atrás chamadas de “amadoras” acaba de completar, neste mês de março, o seu 96º aniversário de fundação, para a glória do desporto nacional e orgulho de seus associados e torcedores.
Situado no coração do Méier, um dos mais simpáticos bairros da Zona Norte, o Sport Club Mackenzie comemorou mais um ano de existência com toda a família mackenzista reunida num animado baile, que varou a madrugada de sábado para domingo (12 de março), embalado pelo som eclético do conjunto Aeroporto, velho conhecido dos freqüentadores das noites cariocas.
Alegria foi o que não faltou durante a festa e, apesar do forte calor que fazia naquela noite, as pessoas dançaram até o fim do baile, contribuindo para elevar ainda mais a temperatura e o astral no salão de baile do clube, completamente lotado.
Além do som dançante para todos os gostos, desde axé e música sertaneja até os hits dos anos 70 e 80 passando pelo rock e pelo samba, houve também demonstrações de ritmos como bolero e tango pelos alunos dos cursos de dança promovidos pelo clube.
Um enorme bolo comemorativo à data foi partido, por volta da meia noite, depois do tradicional “parabéns pra você” puxado pelo presidente do clube, professor Eugênio Bastos, que aproveitou para agradecer a presença de todos.
Também como parte das comemorações pelos 96 anos do Mackenzie, no mesmo dia, antes do grande baile, o Conselho Deliberativo do clube se reuniu em sessão solene, ocasião em que o presidente Eugênio Bastos fez uma rápida retrospectiva da sua administração, iniciada em março de 1995, e que marcou uma nova era de revitalização do clube, tanto social como esportivamente.

Uma história de conquistas
O Sport Club Mackenzie surgiu em 15 de março de 1914 como sucessor do Odeon Futebol Clube, fundado dois anos antes (1º de junho de 1912) por um grupo de jovens, amantes do futebol de campo, entre os quais dois filhos do general Xavier de Brito: Dário Augusto (que viria a ser o primeiro presidente do Mackenzie) e Floriano Peixoto Xavier de Brito.
A primeira sede ficava à Rua Getúlio, 153, no bairro de Todos os Santos, que vinha a ser a residência de D. Maria Amélia, viúva do general e mãe dos dois fundadores. Ali eram feitas as reuniões de diretoria e a guarda de material. Alguns anos mais tarde veio a transferência para a atual sede, à Rua Dias da Cruz, 561, no Méier, onde hoje ocupa uma área de 8 mil metros quadrados.
O nome é uma homenagem ao Mackenzie College, tradicional instituição paulista de ensino, e as primeiras cores do clube eram o roxo e o branco, que com o passar do tempo foram substituídas pelo preto e o branco.
Carinhosamente conhecido como “o gigante da Zona Norte”, o Mackenzie tem uma enorme tradição nos esportes, sendo até hoje o único clube a conquistar títulos em todas as categorias de futsal na cidade do Rio de Janeiro. As categorias de base colecionam dezenas de títulos, sendo a agremiação também responsável por revelar grandes atletas do futsal, basquetebol, judô, karatê, jiu-jitsu, voleibol, etc.
Já no futebol de campo, a história do Mackenzie se resumiu aos primeiros anos de sua existência. Disputou os campeonatos estaduais da Primeira Divisão de 1921 a 1924; ganhou um Torneio Início em 1923 e foi vice-campeão carioca da Segunda Divisão em 1931, mas com a chegada do profissionalismo, abandonou as competições.
Para os associados, o Mackenzie oferece atualmente uma boa infra-estrutura e um cardápio bem variado de opções. O seu parque aquático é de aproximadamente mil metros quadrados, contando com três piscinas (sendo uma semi-olímpica), churrasqueiras e bar interno.
O clube possui ainda dois ginásios cobertos e uma quadra descoberta polivalente, dois salões de festas com 600 metros quadrados, sala de troféus, auditório, estacionamento, academias de musculação e fisioterapia, churrasqueiras na praça anexa ao bar social, quatro bares e inúmeras salas onde são praticadas atividades esportivas.
Contudo, um dos maiores orgulhos da atual administração do Mackenzie foi ter montado um dos melhores times de futsal feminino do país, principal força da modalidade no Rio nos últimos 10 anos, e que somente não está disputando as principais competições nacionais, segundo seus dirigentes, por falta de apoio tanto dos governos estadual e municipal quanto da iniciativa privada.
Agora em clima de festa e conquistas, o Sport Club Mackenzie entra em contagem regressiva para o seu centenário, em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

Fotos: Marcella Freitas/EsporteAgito
Nem mesmo o forte calor tirou o ânimo dos associados, que lotaram o salão de baile O conjunto Aeroporto agitou a festa, com repertório variado O presidente Eugênio Bastos e senhora, anfitriões da noite, comemoraram também o bom momento do clube na atual gestão O vice-presidente Dalto Mathias Corrêa (à direita), que também coordena os esportes femininos do clube, com o jornalista Milton Duarte, da equipe do EsporteAgito Apresentação de um grupo de bolero da casa abrilhantou ainda mais a festa Os jornalistas Lauro Freitas Fº (à esquerda), diretor-editor do EsporteAgito, e Milton Duarte – o colunista Milton’s do Click Agito – também marcaram presença no aniversário do parceiro Mackenzie

Nenhum comentário: