domingo, 7 de março de 2010

Cultura do Esporte / Escritores do futebol trocam passes no CCBB

A tabelinha entre literatura e futebol, felizmente, vem ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade. Torcedores têm se tornado também leitores, graças a uma nova safra de autores – em sua grande maioria, jornalistas esportivos – que, através de biografias, livros-reportagem e pesquisas históricas, perpetuam em palavras e papel o que grandes craques fizeram (e fazem) com os pés nos gramados.
E para falar diretamente com o público sobre este boom literário tendo como pano de fundo o esporte mais popular do país, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) escalou uma verdadeira seleção de “feras”, composta por 16 escritores brasileiros que trouxeram o futebol para as letras, para uma série de oito encontros chamada Brasil, Futebol e Livros.
A programação, que começou no dia 2 de março, teve como primeiros debatedores os jornalistas Flávio Carneiro e Roberto Porto. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, às 18h30, no Teatro I do CCBB, à rua Primeiro de Março, 66 – Centro. A entrada é gratuita, mas os interessados devem chegar com uma hora de antecedência, quando começam a ser distribuídas senhas, já que o auditório tem capacidade limitada.
Confira, a seguir, a programação dos próximos encontros.
16 de marçoPesquisa e Reportagem, com Mário Magalhães e Ivan Soter
30 de marçoHistória e Sociedade, com Claudio Nogueira e Teixeira Heizer
13 de abrilCraques e Humanos, com Ruy Castro e Marcos Eduardo Novaes
27 de abrilPaixão e Arte, com Roberto Assaf e Clóvis Martins
11 de maioPesquisa e Reportagem, com Roberto Sander e Antonio Carlos Napoleão
25 de maioHistória e Sociedade, com Rubin Leão de Aquino e Ronaldo Helal
8 de junhoCraques e Humanos, com Paulo Guilherme e André Iki Siqueira

Nenhum comentário: