segunda-feira, 22 de março de 2010

Artes Marciais / Luto no mundo das lutas

O esporte nacional como um todo e, em especial, as artes marciais, perderam na última sexta-feira (19 de março) um de seus principais incentivadores. O grão-mestre Luiz Alves (foto), presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) e fundador da Boxe Thai, faleceu aos 53 anos no Rio de Janeiro após passar quase dois meses em coma induzido devido a um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido no dia 26 de janeiro.
Ícone de várias gerações de lutadores e fãs dos esportes de luta, principalmente o MMA (mistura de artes marciais), modalidade que ajudou a desenvolver no Brasil – trabalho que o tornou conhecido e respeitado no mundo todo, Luiz Alves nasceu no Ceará e veio para o Rio de Janeiro aos 12 anos, quando iniciou seus treinamentos no judô, logo depois passando a praticar o taekwondo, que era a modalidade do momento, com mestre Flavio Molina.
Com disciplina e um talento natural para luta, logo se tornou campeão estadual por várias vezes, campeão brasileiro e chegou a se classificar entres os melhores do mundo no Equador. Em 1979, foi selecionado por Nélio Naja, pioneiro do muay thai no Brasil, para integrar a sua equipe e novamente se destacou como atleta.
Algum tempo depois, Luiz Alves começou a ministrar aulas da nova modalidade junto com Flávio Molina e Narani e em 1984 criou a Academia Boxe Thai, hoje um dos centros de treinamento de artes marciais mais importantes do país.
Foi também treinador de vários campeões, entre os quais os irmãos Nogueira – Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.
O mundo das lutas está de luto.

Nenhum comentário: