segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Campeonato carioca com sotaque espanhol


Gavilán (Flamengo), Conca (Fluminense) e Castillo (Botafogo) são os principais nomes entre os estrangeiros contratados pelos clubes do Rio
Fotos: Agência de Notícias Fla, Fotocom.net e Assessoria de Imprensa do Botafogo

Por Pedro Leonardo
pleornardo@gmail.com

Uma das características da edição 2008 do Campeonato Carioca é a presença de jogadores estrangeiros. A competição, que começou no sábado, 19 de janeiro, vai contar com 17 atletas de outros países.
Investir em jogadores da América do Sul é a saída encontrada por muitos clubes brasileiros que não têm condições de competir com os altos salários de times europeus e asiáticos. Esta estratégia vem dando resultados. O chileno Valdívia e o uruguaio Acosta (agora no Corinthians) foram destaques no último Campeonato Brasileiro jogando pelo Palmeiras e pelo Náutico, respectivamente.

Invasão dos ‘hermanos’
A forte presença de argentinos (só no Carioca são oito) é um reflexo da valorização do real em relação ao peso. É a nova cara da política do “bom e barato”. “Numa outra época, jamais o Brasil conseguiria jogadores da Argentina por um preço tão baixo”, afirma o empresário argentino Jorge Di Natale.
Na Primeira Divisão do campeonato estadual, cinco clubes possuem argentinos no elenco. O Botafogo trouxe o zagueiro Alexis Ferrero, vice-campeão do Torneio Apertura pelo Tigres, e o atacante Luis Escalada, da LDU, do Equador. Outro reforço foi o goleiro Juan Castillo, da seleção uruguaia.
O Flamengo manteve seus dois “hermanos” Colace e Maxi e trouxe o paraguaio Diego Gavilán, volante de 27 anos, que jogou as duas últimas Copas do Mundo e tem passagens por Internacional e Newcastle (Inglaterra).
Em São Januário, renovação total de estrangeiros. O Vasco dispensou o zagueiro argentino Dudar e não conseguiu manter o meia Conca, hoje no Fluminense. No entanto, se reforçou com o atacante chileno José Luis Villanueva e apostou no jovem nigeriano Abubakar, ex-Internacional-RS.
Entre os clubes de menor porte, o Duque de Caxias é o que mais investiu em estrangeiros. Trouxe o goleiro sérvio Dusan, que estava no futebol húngaro. Também já treinam com o grupo os argentinos Barrera, atacante que estava no Martina, da quarta divisão da Itália, e Mauro Astrada, goleiro revelado pelo Boca Juniors, que atuava pelo Deportivo Merlo.
Germán Arangio chega para ser a estrela do Resende. O atacante argentino, de 30 anos, tem passagens por times do México, Emirados Árabes e Colômbia. Seu último clube foi o Alumni, da Argentina.
O camaronês Steve Loic, do Macaé, é o único estrangeiro entre os clubes do Norte Fluminense. O meia, que já passou pela seleção sub-17 de Camarões e por vários times do Brasil, chegou com moral e ganhou a vaga de titular do técnico Tita.
Quem também aposta em “gringos” é o Madureira, que se reforçou com o meia mexicano Alonso e com o coreano Eloi, que “adotou” este nome brasileiro.
O Mesquita trouxe o zagueiro uruguaio Juan, que não é novato no futebol carioca. Já atuou por Nova Iguaçu e Miguel Couto.

Nenhum comentário: