quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Boxe / Rosilete segue os passos de Duda Yankovich

O boxe brasileiro poderá ter, nos próximos meses, mais uma campeã mundial. Depois de Duda Yankovich, sérvia radicada no Brasil, atual detentora do cinturão na categoria superleve da Associação Internacional de Boxe Feminino (Wiba), agora é a vez da paranaense Rosilete Santos, 32 anos, disputar – no dia 8 de março – o título mundial da Associação Mundial de Boxe (AMB), a mais antiga e uma das três mais importantes confederações internacionais do esporte. A luta será em Munique, na Alemanha, contra a bielorrussa Alesia Graf, dona do cinturão da categoria até 52kg.
Rosilete será a primeira brasileira a disputar um título mundial no exterior. “Estou treinando para vencer a luta”, garante a boxeadora, que precisará perder 9kg em 45 dias.
Desde que entrou no boxe profissional, em 2003, ela sempre lutou na categoria até 57kg, mas agora terá que recuar para os 52kg. Essa redução é um obstáculo para qualquer boxeador, já que provoca perda de força muscular.
Como aperitivo para o combate em Munique, Rosilete enfrentou a paraguaia Maria Anchorena, em 12 de janeiro último, e venceu no quarto round, por nocaute técnico. A paraguaia lutou contra Graf, em setembro de 2006, e também perdeu por nocaute técnico, no terceiro round.
A adversária de Rosilete, Alesia Graf, 27 anos, nasceu na Bielorrússia, mas adotou a Alemanha como sua casa. Ela vive em Frankfurt e fez todas as suas 20 lutas como profissional em território alemão. Conhecida pelo apelido de The Tigress (a Tigresa), conquistou 19 vitórias – oito por nocaute – e sofreu apenas uma derrota, em maio de 2005. É a atual campeã mundial da categoria até 52 kg

Nenhum comentário: