segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Basquete brasileiro, das quadras para a História

A saga vitoriosa do basquete brasileiro vai virar livro este ano, editado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para comemorar o seu 75º aniversário de fundação (25 de dezembro de 1933).
A publicação, intitulada Seleções Brasileiras de Basquete, mostrará a trajetória das seleções masculinas e femininas, da cadete à principal. A história começa com a primeira competição oficial, o Campeonato Sul-Americano do Uruguai, em 1930, e inclui a participação do Brasil em Jogos Pan-Americanos, Campeonatos Mundiais, Jogos Olímpicos, Copa América e Torneios Pré-Olímpicos.
O livro, com 160 páginas, terá fotos inéditas, depoimentos exclusivos, histórias contadas por jogadores e técnicos, além dos bastidores das competições. A coordenação do projeto, que está em fase final de elaboração, é do jornalista e assessor de imprensa da CBB, Luiz Carlos Pinto.
Segundo o presidente da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego, “a trajetória vitoriosa do basquete brasileiro começa em 1939 com a conquista do primeiro título sul-americano masculino. Nove anos depois, dez heróis, sob o comando do técnico Moacir Daiuto, conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Também foi a primeira medalha do Brasil em esportes coletivos nas Olimpíadas. As mulheres ganham seu primeiro título internacional no Sul-Americano de 1954, disputado em nosso país. A partir de então, o Brasil se torna um colecionador de títulos e passa a ser uma das forças do basquete mundial”.
Os fãs do basquete não perdem por esperar.

Nenhum comentário: