sexta-feira, 18 de abril de 2008

Boxe / Hopkins x Calzaghe, uma luta que transcende o ringue


A noite de boxe deste sábado tem tudo para ser uma das melhores do ano. Os ex-campeões mundiais de supermédios Bernard Hopkins e Joe Calzaghe se enfrentam na categoria meio-pesados, em um dos confrontos mais aguardados dos últimos tempos no mundo do boxe.
Ainda que nenhum cinturão esteja em jogo, a luta ganhou em importância e expectativa não apenas pela qualidade e pela trajetória dos dois pugilistas quanto pelas declarações, de parte a parte, que criaram um clima de disputa que transcende o próprio resultado da luta.
O britânico Joe Calzaghe dominou a categoria dos supermédios durante uma década e depois resolveu subir de categoria. Já o norte-americano Hopkins também lutava uma categoria abaixo e, desde que migrou para os meio-pesados, não perdeu.
Dono de um invejável cartel de 53 lutas, 48 vitórias, 4 derrotas, 1 empate, 32 nocautes, o veterano Bernard Hopkins resolveu botar lenha na fogueira ao provocar publicamente o adversário dias antes da luta. Em entrevista ao jornal The Daily Star, o pugilista americano enfatizou que tem como hábito encerrar carreiras. Lembrou que vários oponentes de fama perderam para ele e que foram incapazes de recuperarem depois disso.
E encerrou com uma afirmação pra lá de polêmica: “Nós dominamos o boxe, africanos, hispânicos, pessoas de cor, nós dominamos este esporte. Por isso é tão importante quando um cara branco (Calzaghe) é chamado de grande esperança branca e fazem um filme sobre ele”.
Diplomático, o britânico – que venceu todas as suas 44 lutas, sendo 32 por nocaute – limitou-se a responder: “Esse é um sonho se tornando realidade pra mim. Eu não vou deixar de levar Hopkins a sério, mas eu sinto que tenho os recursos necessários para vencê-lo”.
O confronto entre Hopkins e Calzaghe será transmitido ao vivo para o Brasil pelo canal a cabo HBO Plus (72 da Net) neste sábado a partir das 22h45. Imperdível

Nenhum comentário: