segunda-feira, 14 de abril de 2008

Basquete / Árbitras dão mais charme às competições masculinas

A cada dia as mulheres ganham mais espaço em setores antes dominados pelos homens. O mesmo acontece no esporte, especialmente no basquete brasileiro, com o maior número de árbitras apitando as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O investimento na arbitragem feminina no país é um projeto idealizado pelo coordenador de arbitragem da CBB, Geraldo Fontana, para acompanhar a filosofia da Federação Internacional de Basketball (Fiba), que pretende aumentar a participação das mulheres na arbitragem mundial.
E os resultados já começam a aparecer. Nos dias 4 e 6 de abril, Andrezza Almeida, do Distrito Federal, e Flávia Renata Almeida, de Minas Gerais, se tornaram as duas primeiras árbitras a atuarem juntas numa partida do Campeonato Nacional Masculino.
Tudo aconteceu muito rápido com Andrezza Almeida. Logo após apitar as finais dos Jogos Escolares em 2006, a árbitra fez a prova para a categoria nacional. No mesmo ano, atuou em três jogos do Nacional Feminino e, este ano, foram nove partidas da fase de classificação e o quarto jogo da final entre Catanduva e Ourinhos. Seguindo os passos de árbitras como Tatiana Steigerwald e Fátima Aparecida da Silva, Andrezza está entrando na competição dos homens e já atuou em três partidas do Nacional Masculino.
Desde 2005, Flávia Renata Almeida vem atuando no Nacional Feminino. Na 10ª edição do campeonato, a árbitra participou de 15 jogos da fase de classificação, dois das quartas-de-final, um da semifinal e o primeiro e quinto confronto da final. Este ano, Flávia entrou para o seleto grupo de árbitras que atuam no Nacional Masculino e já apitou sete jogos da competição.
(Fonte: Confederação Brasileira de Basketball)

Nenhum comentário: