quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Agito & Boa Forma / Dez dicas para a prática de exercícios físicos no verão

Dr. Fabio Ravaglia*
Nem mesmo o sedentário mais convicto fica imune aos apelos da prática de exercícios físicos no verão. O calor desperta em todos os brasileiros a vontade de sair de casa para fazer alguma atividade física ao ar livre. Nada contra, muito pelo contrário!
No entanto, os belos dias ensolarados podem esconder riscos potenciais à saúde de pessoas de todas as idades e, em especial, aos da terceira idade que têm adotado a caminhada como um exercício diário.
Para que todos possam aproveitar o verão com atividades físicas, enumero 10 dicas básicas para garantir saúde e o bem-estar durante os exercícios.
Aproveite o verão!
1. AVALIAÇÃO MÉDICA
Antes de iniciar a prática de atividades físicas é necessário fazer uma avaliação médica, incluindo exames como eletrocardiograma e hemograma. Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados.
2. ESCOLHA DO EXERCÍCIO
Parece óbvio, mas a escolha do tipo de exercício físico é fundamental para que a prática perdure durante todo o ano. A pessoa deve analisar o seu estilo de vida e avaliar se tem mais aptidão para exercícios aeróbicos, musculação ou se é melhor iniciar com uma caminhada. Há inúmeras opções como, por exemplo, aulas de circo. Na prática, o exercício deve ser um momento de lazer!
3. HIDRATAÇÃO
A ingestão de líquidos, isotônicos e água, deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Com a alta temperatura, o corpo perde mais água e sais minerais — inclusive sódio —, o que eleva o risco de tonturas e mal-estar. Jamais considere nessa lista bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, já que essas substâncias são diuréticas e aceleram o processo de perda de líquidos.
4. USAR ROUPAS ADEQUADAS
É muito natural que com tanta gente nas ruas, parques, praças e praias, as pessoas queiram caprichar na roupa. No entanto, na hora de praticar exercícios, vale a elegância da simplicidade. Tecidos que facilitam a secagem do suor e roupas que não apertam são os mais adequados. Quanto ao calçado, vale a dica de sempre: tênis!
5. HORÁRIOS CERTOS
Os exercícios ao ar livre não devem ser realizados em qualquer horário. Os mais adequados são início da manhã, até as 10 horas, e após as 16 horas. Nesses horários, o risco de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol — como câncer de pele — são menores. Além disso, você evita o envelhecimento precoce. Vale lembrar que o horário indicado é o real, não o horário de verão!
6. PROTEGER A PELE
Um bom protetor solar é um dos principais aliados da prática de atividades físicas ao ar livre. Na compra, priorize um bom produto, com fator 30. Na praia, o cuidado deve ser redobrado, já que a areia branca é refletora dos raios solares.
7. RESPIRAR CORRETAMENTE
A sensação de falta de ar tão comum à prática de exercícios no verão pode ser evitada se o praticante respirar corretamente. As dicas são:
- Inspirar pelo nariz, que tem mecanismos para filtrar o ar e permite uma ventilação mais eficiente e segura.
- Para expirar, o melhor é utilizar a boca, o que torna a troca de ar mais rápida, já que a boca é bem maior do que as duas narinas.
- Quando o esforço é grande, a tendência é inspirar também pela boca. Quando isso ocorre, o ideal é diminuir o ritmo e respirar profundamente, contando até cinco, para voltar a inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
- Um dos pontos mais importantes é o equilíbrio entre a quantidade de oxigênio colocada na circulação sangüínea pela respiração e o gasto desse oxigênio. Uma dica é equilibrar pelo número de passadas: quatro para inspirar, outras quatro para expirar.
8. ALONGAMENTO
O alongamento é a palavra-chave para a prática de exercícios físicos em todas as estações. No entanto, o verão faz com que muita gente pense que o alongamento é dispensável. Vale lembrar que é o alongamento que torna a prática de exercícios mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras. Para fazer o alongamento, inicie da seguinte forma:
- Apoiar as mãos na parede, flexione o joelho da perna direita à frente do corpo, enquanto a outra fica estendida para trás. Troque a posição, utilizando a perna esquerda.
- Apoiar a ponta do pé direito na beirada da calçada e deixe que o calcanhar se abaixe. Repita o movimento com o pé esquerdo.
- Apoiar a perna direita na parede e direcione o tronco em sentido do pé. Repita o alongamento com a perna esquerda.
- Sentar-se com os pés juntos (formato borboleta), deixando que os joelhos caiam para os lados. Mantenha o corpo ereto, alinhando a coluna.
- Separe as pernas e desça com as mãos em direção ao chão. Deixe seu corpo relaxar completamente. Não é necessário tocar o chão.
- Entrelace os dedos e eleve as palmas das mãos juntas para cima. Eleve os calcanhares durante o exercício.
9. REGULARIDADE
A prática de exercícios físicos deve ser regular e durar, no mínimo, 30 minutos. Sem a regularidade é muito difícil conquistar condicionamento físico! Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. Para pessoas com mais de 60 anos, o exercício mais indicado, no caso de prevenção da osteoporose é a caminhada, que deve ser realizada por aproximadamente 40 minutos, antecedidos por aquecimento e finalizados com um alongamento muscular. A intensidade do exercício deve ser de 60% a 90% da freqüência cardíaca máxima (própria para a idade), de preferência avaliada por meio de consulta médica, complementada pelo teste de esforço.
10. LIVRAR A MENTE DE PREOCUPAÇÕES
Quando sair para caminhar ou para realizar outros exercícios, deixe as preocupações de lado. A prática de atividades físicas deve ser encarada como um momento de lazer, de cuidado com a mente e o corpo. O risco de lesões que são resultados de erros cometidos por distração é muito grande. Tente cultivar bons pensamentos!

Dr. Fabio Ravaglia é ortopedista, formado pela Unifesp (SP), com especialização em ortopedia reumatológica no Royal College of Surgeons of England. Presidente da Arthros Clínica Ortopédica (
www.arthrosclinica.com.br), membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e da presidente da ONG Instituto Ortopedia & Saúde

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Coluna / AGITANDO O PAPO



Lauro Freitas Fº
esporteagito@gmail.com

Vamos cobrar do
novo prefeito o seu
compromisso com o esporte
No mês de junho, quando ainda era apontado pelas pesquisas como o quarto ou quinto na preferência do eleitor carioca, o então candidato a prefeito do Rio pelo PMDB, Eduardo Paes, reuniu-se numa manhã de sexta-feira, na sede do São Cristóvão de Futebol e Regatas, com o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, e presidentes de vários clubes do município.
Nesta reunião, o candidato – agora prefeito eleito da cidade – entregou aos representantes das agremiações uma carta-compromisso com diretrizes para revitalizar os clubes de menor investimento da capital do Rio de Janeiro. Na carta, Eduardo Paes se compromete a empreender todos os esforços necessários à recuperação das instituições, inclusive com a injeção de recursos para reformar as instalações desportivas dos clubes para que os mesmos possam ser utilizados, durante a semana, como Vilas Olímpicas pelas crianças e jovens que estudam em escolas públicas próximas.
Prometeu também apoiar a reestruturação e o fortalecimento da Segunda Divisão, com a possibilidade até de se criar uma competição entre clubes metropolitanos e outra com times do interior do Estado – através de uma parceria com a Federação – a fim de potencializar as chances desses tradicionais clubes cariocas de voltarem à Primeira Divisão.
Do encontro participaram os presidentes do Céres, Estácio de Sá, La Coruña, Bangu, América, Madureira, São Cristóvão, Olaria, CFZ, Campo Grande, Rubro Social, União de Marechal e Bonsucesso.
O ESPORTEAGITO sempre foi um defensor da revitalização do esporte carioca e, desde que o nosso blog entrou no ar procuramos acompanhar – embora ainda de maneira bem mais tímida do que pretendemos – a trajetória dos times da capital. Queremos ver o esporte da cidade cada vez mais forte e ativo. E não apenas no futebol, mas em todas as modalidades.
O novo prefeito, Eduardo Paes, é um político e um administrador ligado ao esporte. Foi secretário estadual de Esportes, Turismo e Lazer e presidente da Suderj. Comandou a parte final das obras do complexo do Maracanã para o Pan 2007. Tem como um de seus principais aliados o deputado estadual Chiquinho da Mangueira, criador do projeto da Vila Olímpica da Mangueira e também ex-secretário de Esportes e ex-gestor do Maraca.
Enfim, temos uma chance histórica de dar um verdadeiro impulso ao esporte carioca, pois a população elegeu um homem que sabe das mazelas e das carências do setor porque conhece o problema por dentro.
É fundamental, então, que a partir de 1º de janeiro todos nós que amamos o esporte da nossa cidade cobremos do novo prefeito o cumprimento de seus compromissos firmados na carta e na reunião de junho, em Figueira de Melo. Os sócios e torcedores dos clubes devem lembrar permanentemente seus dirigentes para que também cobrem as ações prometidas.
Vamos fazer um mutirão! Vale mandar e-mails e cartas tanto para os clubes quanto para a Prefeitura. O que não podemos é perder esta oportunidade.

Paixão e violência
Cada vez mais – felizmente! – o futebol rompe as fronteiras das quatro linhas para ganhar espaço também nas discussões acadêmicas, nas pesquisas e nos estudos sobre os seus efeitos nas pessoas e nas sociedades. Enfim, o esporte visto como manifestação cultural.
Recentemente, aqui no Rio, dois eventos trataram com especial preciosismo esse universo cultural que envolve o futebol. Um deles foi o REcine – Festival de Filmes de Arquivo – promovido pelo Arquivo Nacional, que este ano teve como tema central A Bola – Futebol, Magia e Paixão. Além de apresentar, ao longo de uma semana, a nata da filmografia nacional sobre o esporte das multidões, o REcine programou mesas-redondas para discutir diversos aspectos ligados ao futebol.
Num desses debates, que tive a oportunidade de assistir, os jornalistas João Máximo e Antonio Maria Filho, ambos do jornal O Globo, e Manolo Epelbaum, correspondente argentino radicado há mais de 40 anos no Brasil, falaram sobre a paixão e a violência no futebol.
Enquanto Maria Filho atribuiu à impunidade que impera em nosso país grande parte da violência praticada dentro e fora dos gramados, João Máximo defendeu a tese de que a cultura do brasileiro não aceita nada menos do que o 1º lugar. “Não nos importamos se ganhamos roubado, com o juiz nos ajudando, o importante é ganhar.” É por conta dessa mentalidade, segundo o jornalista, que técnicos que apelam para o anti-jogo como tática e que ganham títulos são endeusados, enquanto os adeptos ao futebol-arte são execrados quando não são campeões. Para ele, tanto a imprensa esportiva quanto os dirigentes de clubes têm um papel muito importante para combater a violência no esporte. “Nós, jornalistas, temos que criticar os técnicos que mandam dar pontapé, mesmo que eles nos dêem Copas do Mundo. E os dirigentes têm é que punir os jogadores violentos e não ficar tentando obter efeitos suspensivos”, argumentou.
Manolo Epelbaum, por sua vez, revelou um dado preocupante. Por causa da violência, cerca de 100 mil pessoas deixam de ir aos estádios argentinos todos os fins de semana.

Os 75 anos do Mané
O segundo evento aconteceu na quinta-feira, 23 de outubro, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O Centro Histórico-Esportivo da entidade, criado e coordenado pelo jornalista, radialista e pesquisador José Resende, prestou uma homenagem ao eterno gênio Mané Garrincha, que completaria 75 anos se vivo estivesse.
Para dar depoimentos sobre o Mané, um time de primeira foi escalado: o jornalista e escritor botafoguense Roberto Porto; o ex-goleiro Gilson, do Botafogo; Índio, ex-jogador do Flamengo na década de 50 e integrante da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa de 58; o repórter Luiz Fernando e o técnico Jorge Vieira.
Porto (na foto, tendo ao lado o ex-goleiro Gilson) aproveitou a ocasião para desfazer dois equívocos históricos: um sobre a verdadeira data do aniversário de Garrincha, 18 de outubro (na biografia do craque, escrita por Ruy Castro, a data que aparece é 28 de outubro). Outro é a respeito do verdadeiro nome do jogador – Manoel dos Santos e não Manoel Francisco dos Santos, como a maioria das citações. A prova apresentada foi nada menos que uma cópia da certidão de nascimento do “anjo das pernas tortas”.
Ex-companheiro de seleção, Índio contou uma curiosidade a respeito de Garrincha. “Ele me apelidou de ‘Homem Espelho’, porque eu tinha mania de ficar em frente ao espelho tirando espinhas do rosto”. Só mesmo o Mané...

Futebol / Segundona entra na reta final

Aperibeense, do município de Aperibé, e o clube-empresa Tigres do Brasil vão disputar com Bangu e Olaria o privilégio de ingressar na divisão de elite do futebol do Rio de Janeiro no ano que vem.
Ao derrotar por 1 a 0 o Bangu, já classificado, neste sábado (25 de outubro), o time de Aperibé garantiu sua vaga no quadrangular final da Segunda Divisão, que começa já na próxima quarta-feira (29 de outubro). O Tigres passou sem dificuldades pelo Nova Iguaçu: 3 a 1.
Na fase final da competição, as equipes jogarão entre si, em turno e returno. O campeão e o vice sobem para a Primeira Divisão.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Boxe / Brasileira pode disputar cinturão mundial

A dublê de modelo e pugilista Adriana Salles está sendo cotada para disputar o título do Conselho Mundial de Boxe e da WIBF na categoria dos pesos penas no próximo dia 22 de novembro, em preliminar do evento que colocará o argentino Hugo Hernan Garay para defender seu cinturão da Associação Mundial de Boxe (AMB) nos meio-pesados contra o alemão Jüergen Brähmer.
Esta não será, contudo, uma missão das mais fáceis para a brasileira, já que a luta é na Alemanha e ela terá que derrotar a campeã mundial Ina Menzer, alemã e invicta com 21 vitórias, sendo nove por nocaute. Adriana tem um cartel de 11 vitórias – cinco por nocaute –, três derrotas e um empate. Em 2007 ela desafiou a campeã mundial de super-galos versão CMB, a argentina Alejandra Marina Oliveras, e perdeu por pontos na casa da adversária, em decisão unânime dos jurados.

Futebol / Bangu e Olaria já estão nas finais da Segundona

A vibração dos jogadores do Olaria com a classificação para as finais
Foto: Buda Mendes/Divulgação/Ferj
Finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, Bangu e Olaria – dois dos mais tradicionais clubes de futebol do Rio – têm chances reais de voltar à Primeira Divisão estadual no ano que vem. Ambos os times venceram na penúltima rodada da terceira fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, realizada na quarta-feira (22 de outubro) e garantiram a classificação para o quadrangular final que vai apontar os dois clubes que subirão à Primeirona.
O Olaria derrotou, de virada, o Nova Iguaçu por 3 a 2 na casa do adversário. Já o Bangu, também na condição de visitante, ganhou por 1 a 0 do CFZ do Rio e igualmente assegurou vaga nas finais da competição.
O time de propriedade do ex-craque Zico, porém, decepcionou. Apontado nas fases anteriores como um sério candidato ao título da Segundona e, consequentemente, ao acesso, o CFZ fez uma campanha pífia na terceira fase e, com apenas quatro pontos ganhos, precisa de uma intrincada combinação de resultados para se classificar: terá que vencer neste sábado a Portuguesa, na Ilha do Governador, e torcer por uma derrota do Aperibeense para o classificado Bangu. Neste grupo (J), matematicamente, os três clubes disputam a última vaga.
No grupo I, o Nova Iguaçu, com apenas 1 ponto ganho, está eliminado. Restam na briga o carioca Tigres do Brasil – que vai a Xerém justamente enfrentar o lanterna da chave – e o Goytacaz, de Campos, que joga com o Olaria na Rua Bariri.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cultura do Esporte / ABI homenageia o genial Garrincha

Na próxima quinta-feira (23 de outubro), a partir de 17h30, o Centro Histórico-Esportivo, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), presta uma homenagem ao genial Garrincha – que completaria 75 anos no dia 28 deste mês.
A programação começa às 17h30, com um bate-papo entre o jornalista Roberto Porto e o ex-jogador Amarildo, o “Possesso”. Eles falam sobre o craque em Mané Garrincha é o assunto. Às 19h, será projetado o filme 1958, o ano em que o mundo descobriu o Brasil, do cineasta José Carlos Asberg.
Na ocasião, será feito também o anúncio da criação da seção Rio de Janeiro do Grupo de Literatura e Memória do Futebol (MemoFut).
O evento, aberto ao público e com entrada franca, acontece na Sala Belisário de Souza, no 7º andar da sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio). Vale a pena comparecer.

Basquete / Mangueira vence o São Caetano no Nacional Feminino

Na abertura da terceira semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, a Mangueira/Petrobras – única representante carioca na competição – venceu o São Caetano (SP) por 61 a 56 (36 a 25 no primeiro tempo), na cidade paulista, com um duplo-duplo da cestinha Clarissa Santos: 15 pontos e 13 rebotes.

Futebol / Bangu está a uma vitória do quadrangular final da Segundona

Um jogador do Bangu disputa a bola com o adversário no jogo contra a Portuguesa
Foto: Divulgação/Ferj


Pela primeira rodada do returno da terceira fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, realizada neste sábado (18 de outubro), o Bangu derrotou a Portuguesa por 2 a 0, em partida realizada no Estádio Luso-Brasileiro na Ilha do Governador. Com a vitória, o time banguense chegou aos oito pontos ganhos e está na liderança isolada do Grupo J. Já a Lusa carioca continua com quatro pontos conquistados, na 3ª colocação da chave.
Na outra partida do Grupo J, o Aperibeense derrotou o CFZ do Rio por 1 a 0, em Aperibé. O time do interior ocupa o segundo lugar, com seis pontos ganhos, enquanto a equipe carioca amarga a lanterna, com quatro pontos e saldo de -2.
Na próxima rodada, a Portuguesa enfrentará o Aperibeense e o líder Bangu terá pela frente o CFZ do Rio, no Recreio dos Bandeirantes. Uma vitória garantirá o Bangu no quadrangular final da competição.
Pelo Grupo I, Olaria e Tigres do Brasil empataram em 0 a 0 e ocupam os dois primeiros lugares. Já o lanterna Nova Iguaçu praticamente deu adeus ao sonho de ascender à Primeira Divisão em 2009, ao perder para o Goytacaz pelo placar de 1 a 0.

sábado, 18 de outubro de 2008

Cultura do Esporte / Mulheres que brilham no esporte é tema de documentário


Fernanda Venturini, Natália Falavigna e Marta são algumas das atletas que falam sobre a sua trajetória vitoriosa no esporte no documentário produzido pelo COB

A trajetória da mulher brasileira no esporte ganhará as telas da TV a partir deste sábado, dia 18 de outubro. O documentário Mulheres que Brilham, produzido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), aborda a vitoriosa trajetória da mulher no esporte nacional. O projeto é co-patrocinado pelo Programa Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e ganha ainda mais importância após a histórica participação feminina brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando nossas atletas alcançaram resultados inéditos. O documentário será exibido em primeira mão pelo Canal Futura (Net, Sky e TVA), no sábado, às 17h30, com reprise na segunda-feira, dia 20, às 23h30, e quinta-feira, 23, à meia-noite.
O filme é baseado no livro do jornalista Oscar Valporto, intitulado Atleta, substantivo feminino - vinte Brasileiras nos Jogos Olímpicos, do selo COB Cultural, que narra a história de grandes personagens do esporte nacional. Dirigido por Jorge Mansur, mesmo diretor de 1958 - O ano em que o mundo descobriu o Brasil, filme sobre a conquista da primeira Copa do Mundo do futebol brasileiro, o documentário tem 52 minutos, com depoimentos de atletas e ex-atletas brasileiras de diferentes gerações.
Foram escolhidas desportistas com histórias marcantes, trajetórias de conquistas e exemplos de conduta no esporte e na vida, entre as quais Aída dos Santos (atletismo), quarta colocada no salto em altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964; Jaqueline Silva (vôlei e vôlei de paia), primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro, em Atlanta 1996, ao lado de Sandra Pires; Fernanda Venturini (vôlei) medalha de bronze em Atlanta 1996; Hortência (basquete), campeã mundial em 1994 e medalha de prata em Atlanta 1996; Natália Falavigna (taekwondo), medalha de bronze em Pequim 2008, a primeira da história da modalidade; e Marta (futebol), detentora de duas medalhas olímpicas de prata em Atenas 2004 e Pequim 2008 e eleita pela FIFA a melhor jogadora do mundo por duas vezes consecutiva. Vale a pena assistir

Futebol de areia / Madjer defenderá o Rio no Brasileiro, em novembro

O Rio de Janeiro está montando um verdadeiro escrete, composto pelos maiores craques da modalidade, para defender as cores do estado no Campeonato Brasileiro de Beach Soccer, que acontecerá no final de novembro, no Maranhão.
Para começar, a seleção carioca será comandada pela comissão técnica da seleção brasileira, tendo a frente o técnico Alexandre Soares. E na areia, vai poder contar com grandes craques da história do esporte, como Junior Negão, Benjamin (Bola de Prata no último mundial), Neném (maior goleador da seleção brasileira em todos os tempos), além do português Madjer – artilheiro e terceiro melhor jogador na última Copa do Mundo –, que se juntará ao grupo no dia 1º de novembro.
E não bastassem essas feras, Alexandre Soares também terá à disposição os tri-campeões mundiais pelo Brasil, Betinho, Sidney, Bueno e Daniel. “A Federação Carioca de Beach Soccer está passando por um momento muito especial e quer mostrar neste Campeonato Brasileiro que vai revigorar o esporte na cidade, berço e referência mundial da modalidade. Tanto eu, quanto toda a comissão técnica e os jogadores estamos dispostos a fazer de tudo para realizarmos um belo papel na competição. O Rio precisa voltar a mostrar sua força no cenário nacional”, disse o treinador.
Na foto, o craque Madjer, que irá reforçar a constelação carioca no Campeonato Brasileiro

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cultura do Esporte / Sétima arte homenageia a paixão nacional

Gira o mundo, rola a bola, desenrola o filme. Com essa idéia, o Arquivo Nacional está promovendo esta semana – até a próxima sexta-feira (17 de outubro) – a 7ª edição do REcine – Festival de Cinema de Arquivo, cujo tema é o futebol. O futebol embalado pela paixão mística da torcida e pela insuficiente onda de recordações dos 50 anos da conquista da primeira Copa do Mundo.
Além da exibição de filmes memoráveis – de curta, média e longa metragens – como “Passe Livre”, de Oswaldo Caldeira; “Boleiros 1”, de Ugo Giorgetti; “O Jogador”, de João Moreira Salles; “1958: O ano em que o Mundo descobriu o Brasil”, de José Carlos Asberg; e “Brasil Bom de Bola”, de Carlos Niemeyer e Alberto Shatovsky, entre outros, o evento programou diversas palestras e fóruns de debates sobre a maior paixão nacional.
Quem quiser mergulhar neste universo fascinante é só dar uma chegada no Arquivo Nacional, que fica na Praça da República, 173 – Centro. A entrada é gratuita. A programação completa do evento está disponível no site
www.arquivonacional.gov.br.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Ginástica / Após o fracasso em Pequim, Diego Hypólito tenta a recuperação na Copa do Mundo

O ginasta rubro-negro Diego Hypólito embarca hoje para a Escócia, onde a partir de amanhã (14 de outubro) encara um novo desafio – a etapa de Glasgow da Copa do Mundo de ginástica artística.
Será a primeira competição internacional do ginasta após o sexto lugar no solo, obtido nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Além de Diego, o Brasil será representado pelos ginastas Mosiah Rodrigues e Renato Oliveira. Todos serão comandados pelo treinador Renato Araújo.
Daniele Hypólito, irmã de Diego e também atleta do Flamengo, que iria competir a etapa de Glasgow, está com uma contusão no quadril e não poderá reforçar a equipe, assim como Jade Barbosa, que ainda se recupera da lesão no punho.

Vôlei / Meninas do Flu estréiam perdendo para o Rexona no Estadual

A equipe feminina adulta de vôlei do Fluminense perdeu para o Rexona/Ades por 3 a 0 neste sábado (11 de outubro), na estréia do Campeonato Estadual da categoria. A partida foi disputada no ginásio das Laranjeiras. Apesar da derrota na primeira partida da competição, o técnico tricolor Hylmer Dias gostou da atuação da equipe.
“Enfrentamos um time muito forte, com algumas jogadoras que foram campeãs olímpicas, e sabíamos que seria bastante difícil vencer. Foi uma experiência bem positiva para as meninas, que ainda são muito jovens. Agora vamos nos concentrar no próximo jogo e iniciar a caminhada rumo às semifinais”, declarou Dias ao site oficial do Fluminense.
O próximo compromisso das meninas das Laranjeiras é nesta terça-feira (14 de outubro), contra o Botafogo/Cia do Terno, na quadra do adversário.
Na foto, a oposto Carol, destaque da equipe tricolor e forte candidata à musa do campeonato
Foto: Mário Oliveira/Divulgação/FFC

Futebol / Maestro alvinegro faz o 50º gol com a camisa do Botafogo

Jogador de rara habilidade, daqueles que já não se fazem como antigamente, o armador Lúcio Flávio brindou na última quarta-feira aos botafoguenses – e a todos os que admiram a arte do futebol – com uma verdadeira obra prima, que foi o segundo gol do Botafogo contra o Vitória, no Engenhão.
Mas neste jogo, o Maestro – como é chamado pela torcida alvinegra ­– conseguiu também uma marca mais expressiva. Ele balançou a rede dos adversários pela 50ª vez, vestindo a camisa do Botafogo.
Eu mesmo não sabia dessas marcas, e já estava há algum tempo sem marcar. Foi legal porque o gol foi muito bonito. Além desse, um contra o Flamengo, na decisão do ano passado, e outro diante do Sport, foram bem legais também”, afirmou o craque ao site oficial do clube.
Foto: Divulgação/Botafogo

Judô / Campeão vascaíno com fome de títulos

O judoca Renato Carvalho, do Vasco da Gama, prossegue em forte ritmo os treinamentos para o final da temporada 2008. Nos próximos dias 18 e 19 de outubro, o atleta vascaíno participa da 7ª etapa do Circuito Sul-Mineiro de Judô.
Carvalho, que é tetracampeão sul-americano, terá ainda uma série de competições importantes nos últimos meses do ano. Ele se prepara com o treinador Antônio Vieira e treina diariamente na Academia Ponto M, no Recreio dos Bandeirantes.
Depois do Circuito Sul-Mineiro, o judoca do Vasco terá pela frente a Copa América, o Estadual de Judô e os Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo.
Na foto, o atleta em mais um pódio: ele foi campeão dos Jogos Regionais em Rio Claro, São Paulo
Foto: Divulgação/CRVG

Boxe / Klitschko e Dawson vencem em combates de pouca emoção

Contrariando a expectativa geral, as duas disputas de título mundial que aconteceram na noite de sábado (10 de outubro) – uma na Alemanha, outra nos Estados Unidos – deixaram muito a desejar em termos de emoção.
Em Berlim, o veterano pugilista ucraniano Vitali Klitschko, que voltava de uma inatividade de quatro anos, certamente não esperava tanta facilidade para vencer – por desistência do oponente no 9º assalto – o nigeriano Samuel Peter, que esteve irreconhecível durante todo o combate. Com a vitória, Klitschko recuperou o cinturão dos pesos pesados do Conselho Mundial de Boxe (CMB) que lhe pertencia até o momento de sua aposentadoria, forçada por uma série de contusões.
Já em Las Vegas (EUA), numa luta insossa, o invicto Chad Dawson – ex-campeão mundial meio-pesado pelo CMB – conquistou o título da categoria pela Federação Internacional de Boxe (FIB), tirando-o de um outro veterano astro do boxe, o dublê de lutador e ator Antonio Tarver (o Mason Dixon do filme Rocky Balboa, de 2006), prestes a completar 40 anos.

Futebol / Portuguesa, Tigres e Olaria lideram corrida para a Primeira Divisão

Após a conclusão da segunda rodada da terceira fase de classificação da Segundona estadual, as equipes da Portuguesa, Tigres do Brasil e Olaria tomaram a dianteira na corrida pelas duas vagas de acesso à Primeira Divisão do futebol carioca em 2009.
No sábado (11 de outubro), o time da Ilha do Governador goleou o Aperibeense por 4 a 1 e assumiu a liderança do Grupo J com quatro pontos, deixando o adversário na segunda colocação da chave, com três pontos. Pelo mesmo grupo, Bangu e CFZ do Rio – que vinham sendo as sensações do campeonato – empataram em 1 a 1 e caíram, respectivamente, para o 3º e 4º lugares.
No outro grupo (I), o Tigres do Brasil e o Olaria lideram, com quatro pontos cada. O Tigres derrotou o Goytacaz, de Campos, por 3 a 2, enquanto o time da Rua Bariri venceu por 1 a 0 o Nova Iguaçu.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Boxe / Sábado quente para os fãs da nobre arte

Dawson (à esquerda) e Tarver travam um duelo pelo título dos meio-pesados que promete grandes emoções
Duas disputas de título mundial – uma, de pesos pesados válida pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) e outra, de meio-pesados, pela Federação Internacional de Boxe (FIB) – fazem neste sábado (11 de outubro) a festa dos aficionados do boxe.
A partir das 18 horas (horário de Brasília), em Kreuzberg, na Alemanha, o nigeriano Samuel Peter (30-1, 23 KOs) coloca em jogo o seu cinturão dos pesos pesados do CMB enfrentando o ex-campeão mundial Vitali Klitschko (35-2, 34 KOs), ucraniano, que retorna de uma aposentadoria de quatro anos disposto a recuperar o título que não perdeu nos ringues, enquanto estava em atividade. A luta será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura ESPN Brasil.
Já no final da noite, a partir das 22 horas, é a vez dos norte-americanos Antonio Magic Man Tarver (27-4, 19 KOs) e Chad Bad Dawson (26-0, 17 KOs) duelarem pelo cinturão dos meio-pesados da FIB.
Tarver – que ficou conhecido do grande público ao interpretar o lutador Mason Dixon no filme Rocky Balboa, de 2006 – é o atual detentor do título da FIB e também da Organização Internacional de Boxe (OIB), que igualmente estará em jogo. Ele não perde profissionalmente há dois anos, quando foi batido nos pontos por Bernard Hopkins.
Seu oponente, Bad Chad, não sabe o que é perder no profissionalismo, prenúncio de grandes emoções para a disputa do título. A transmissão do evento ao vivo para o Brasil será feita pelo canal pay-per-view Premiére Combate.

Esporte Olímpico / Nuzman agora também é vice-presidente da Odepa

Depois de se reeleger para a presidência do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) num processo cuja legalidade está sendo contestada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Carlos Arthur Nuzman aumenta seu poder sobre o esporte olímpico nas Américas ao ser eleito na última quinta-feira (9 de outubro), vice-presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa). A eleição foi realizada durante a Assembléia Geral da entidade, em Acapulco, no México.
O trabalho nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 foi apontado por Nuzman como um dos fatores de sua eleição. “Estou honrado com esta escolha e agradeço a confiança. É o resultado de muito trabalho e do sucesso do Pan Rio 2007. Agora, o objetivo é contribuir para o contínuo desenvolvimento do esporte das Américas”, declarou o dirigente, que ocupará o cargo até 2012, ao site oficial do COB.
A Assembléia da Odepa também aprovou uma mudança no estatuto, proposta por Nuzman, que aumentou de cinco para seis anos o tempo entre a eleição da cidade sede dos Jogos Pan-Americanos e a realização do evento. Para a entidade, o crescimento e a atual complexidade da organização dos Jogos justificam a mudança. A nova regra já será aplicada na eleição dos Jogos Pan-Americanos de 2015. As concorrentes são Toronto (Canadá), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) e Caracas (Venezuela).

Esporte Comunitário / Mangueira comemora Dia das Crianças com basquete

A Vila Olímpica da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, será palco de uma festa do basquete neste domingo (12 de outubro), em comemoração ao Dia das Crianças. O Festival Basquete do Futuro/Eletrobrás acontece a partir das 9h e terá a participação de 200 alunos dos três núcleos do Centro de Basquete Integrado (CBI), projeto social da Confederação Brasileira de Basquete (CBB): Mangueira, Santa Cruz e Niterói.
O coordenador de basquete da Vila Olímpica da Mangueira, Samuel Belarmino, espera que o evento se transforme numa grande festa para o basquete e para a comunidade mangueirense. “As crianças estão com grande expectativa para o festival. Vamos ter música, DJ, brindes, lanche, tudo com muita animação. Além da competição, claro, que motiva principalmente os mais velhos, entre 13 e 15 anos, faixa etária que compõe a maioria dos nossos alunos na modalidade. Esperamos receber também os pais e parentes das crianças, técnicos das escolinhas de basquete do Rio de Janeiro e atletas de outras categorias, como a equipe adulta feminina da Mangueira/Petrobras, que também prestigiará o evento” diz Samuel.
O evento terá duração de quatro horas e será aberto à comunidade. A Vila Olímpica da Mangueira fica à Rua Santos Melo, 73. Maiores informações pelo telefone 2581-4636.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Futebol / Fluminense ainda é o melhor brasileiro no ranking mundial

Foto: Márcia Feitosa/Fotocom.net
Embora todo tricolor chore até hoje a perda do título da Copa Libertadores e o time, de lá para cá, só venha dando vexame em campo, o fato é que o vice-campeonato continental continua valendo ao Fluminense a melhor colocação entre os times brasileiros no ranking mundial de clubes.
A International Federation of Football History & Statistics (IFFHS), responsável pelo ranking, acaba de divulgar a nova classificação, com o Tricolor das Laranjeiras em 12º lugar. A lista – que tem Manchester United, Chelsea, Barcelona e Boca Juniors entre os quatro primeiros – traz o São Paulo (14º), Flamengo (30º), Cruzeiro (41º), Santos (51º), Botafogo (61º) e Vasco (97º). Para construir o ranking, a federação analisa os resultados obtidos durante um ano.

Basquete / Rio é bronze no Brasileiro Feminino Sub-15

A seleção do Rio de Janeiro garantiu a medalha de bronze no 17º Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino de Basquete – Divisão Especial, disputado no ginásio do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre (RS). Com 23 pontos e sete rebotes da cestinha Nathália Lobato, as cariocas venceram Santa Catarina por 69 a 52 (23 a 24 no primeiro tempo). O título de campeão brasileiro ficou com São Paulo, que venceu o Paraná por 68 a 54.
“Foi uma ótima partida. Não conseguimos disputar o título, mas jogamos como se fosse a final e nos esforçamos muito pela medalha de bronze. Outra vez o nosso ponto forte foi a velocidade. Quando a gente consegue contra-atacar rápido, o jogo fica melhor para nós” comentou a ala carioca Nathália Lobato.
A equipe do Rio de Janeiro, dirigida pelo técnico Raphael Zaremba, jogou com Jaqueline, Stephany, Nathália, Camila e Mariana. Entraram: Laís, Thamara, Joice, Isabela, Fátima e Lorraine.
Foto: Divulgação/CBB

Agito & Boa Forma / Atividade esportiva gratuita no Maracanã

Uma boa dica para quem quer manter em dia a saúde do corpo e da mente, praticando exercícios sem precisar gastar um só centavo.
A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro mantém aberto à comunidade o projeto Suderj em Forma, que oferece gratuitamente aulas de hidroginástica, natação, dança de salão, ginástica estética, capoeira, vôlei e futebol.
As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, com turmas de manhã e à tarde, nas dependências do Complexo Esportivo do Maracanã e reúnem pessoas de todas as idades.
Para se inscrever é necessário que o interessado compareça à Secretaria do Parque Aquático Júlio Delamare com um atestado médico, duas fotos 3x4, cópia do CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Menores de idade também devem apresentar uma cópia da carteira escolar e da autorização dos responsáveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-1602.

Futebol / Cinco clubes da capital e três do interior sonham com a Primeirona

Depois de assistir, nas últimas temporadas, a ascensão de times do interior predominando as disputas das segunda e terceira divisões estaduais, este ano os clubes da capital voltam a ter maiores chances de alcançar a elite do futebol carioca em 2009.
Das oito equipes classificadas para a terceira fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão de Profissionais – que apontará os quatro semifinalistas da competição – cinco são da cidade do Rio de Janeiro, três deles velhos conhecidos do torcedor carioca: Bangu, Olaria e Portuguesa; além de dois “novatos”, o CFZ do Rio e o Tigres do Brasil.
Junto com o Goytacaz (Campos), o Aperibeense (Aperibé) e o Nova Iguaçu, esses clubes começam a decidir a partir da próxima quarta-feira (8 de outubro) quem continuará sonhando com o acesso à Primeirona no ano que vem.
Na terceira fase as equipes serão divididas em duas chaves com quatro clubes cada e jogarão entre si em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada chave disputarão o quadrangular final, no mesmo sistema.
Os grupos estão assim divididos:
Grupo I – Goytacaz, Tigres do Brasil, Olaria e Nova Iguaçu
Grupo J – Bangu, Portuguesa, CFZ do Rio e Aperibeense

sábado, 4 de outubro de 2008

Vôlei / Feminino terá ‘estadual-relâmpago’

O time do Rexona-Ades, comandado por Bernardinho, quer manter a hegemonia no vôlei carioca
Foto: Felipe Christ/VIPCOMM
Coisas que, lamentavelmente, acontecem no combalido e abandonado esporte carioca. Na próxima quinta-feira (9 de outubro), começa o campeonato estadual de vôlei feminino adulto, reunindo as equipes do Rexona-Ades (atual campeão), Tijuca T.C., Fluminense, Universo, BrasilTelecom e Botafogo/Cia. Terno.
Na verdade, um “campeonato-relâmpago”, com jogos a cada dois dias, e que se encerra no dia 25 deste mês ou no dia 26, caso haja necessidade de um terceiro jogo para a decisão do título.
Disputado na forma de torneio, a primeira fase do estadual vai até o dia 18, com as equipes se enfrentando em cinco rodadas. Nos dias 20 e 21, os quatro times mais bem colocados disputam as semifinais. As finais, em sistema de ida e volta, estão marcadas para os dias 23 e 25.
Para você que é fã de vôlei de quadra e pretende acompanhar o estadual feminino 2008, recomenda-se ficar atento. O campeonato é tão rápido que qualquer distração periga fazer você perder o melhor da festa.