quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Futebol / América, Bangu e Madureira entre os oito que seguem na Copa Rio

O centroavante Wellington, artilheiro da partida com dois gols, comemora a vitória e a classificação do América
Foto: Agência Ferj
América, Bangu e Madureira são os times da capital que disputarão com Tigres do Brasil, Volta Redonda, Goytacaz, Friburguense e Sendas Esporte a terceira fase da Copa Rio, torneio que garante ao campeão o direito de optar por ser indicada à CBF para a Copa do Brasil do ano que vem ou para Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe vice-campeã será indicada para a competição preterida pela campeã.
Na quinta e última rodada do returno da segunda fase, que aconteceu nesta quarta-feira (29 de setembro), o destaque foi a goleada do América sobre o Goytacaz, por 4 a 1, no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos. A vitória garantiu a vaga da equipe rubra para a sequencia da Copa Rio.
Os gols americanos foram marcados pelo meia Zotti e pelos atacantes Alex Dias e Wellington (2), descontando Jonathan, de pênalti, para a equipe de Campos.
Confira, a seguir, os resultados da rodada decisiva.

GRUPO B
Resende1 x 1 Volta Redonda
Tigres 2 x 2 Fênix
GRUPO C
Boavista 0 x 2 Madureira
América 4 x 1 Goytacaz
GRUPO D
Americano 3 x 2 Sampaio Corrêa
Sendas 0 x 1 Friburguense

Futsal / Baixada vai sediar Brasileiro de Seleções sub-20 feminino

O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, sediará, de 11 a 17 de outubro, o Campeonato Brasileiro de Seleções de Futsal Feminino, na categoria sub-20.
Além do Rio, participarão as seleções de São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Os jogos acontecerão no ginásio Waldir Pereira (foto), na Vila Olímpica da cidade.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Futsal / Vasco e São Cristóvão ficam no empate, no clássico da rodada

Em jogo bastante disputado, nesta terça-feira (21 de setembro), no ginásio do América, Vasco e São Cristóvão empataram em 2 a 2 no clássico da segunda rodada do campeonato da Super Liga Futsal Rio, categoria adulto. Bruno Ribeiro e Macalé marcaram para a equipe cadete, com Valtinho (2) marcando para os vascaínos. O resultado acabou não sendo bom para ambas as equipes, que lutaram pela vitória até o final.
Quem se deu bem mais uma vez na competição foi o Suprema/Sport, de Juiz de Fora, que goleou o Iate/Modus, da Ilha do Governador, por 7 a 3 e assumiu a liderança da chave B. O jogo foi na quinta-feira (16 de setembro).
No dia seguinte, o São José do Vale do Rio Preto derrotou o Madureira, em casa, por 4 a 1, enquanto o Piedade estreou com vitória na sua quadra: bateu o Clube Bom Pastor/Medquímica (Juiz de Fora) por 6 a 5.
Outros dois jogos, válidos já pela terceira rodada do campeonato, aconteceram nestas segunda e terça-feira (20 e 21 de setembro). No primeiro, o time do Iate/Modus se recuperou da derrota na rodada anterior, batendo o Fonseca (Niterói) por 7 a 4.
E a poderosa equipe da USS/Vassouras, campeã da primeira edição da Super Liga, conseguiu mais uma vitória e se isolou na liderança da chave A ao vencer o Ifran/Petrópolis por 4 a 2 no ginásio Sombrão, em Vassouras.
Confira a seguir os resultados da segunda rodada, a tabela de jogos da terceira e a classificação geral da competição até o momento.

Nota da Redação: Acompanhe os resultados e as notícias da Super Liga carioca, nas demais categorias (sub-20, sub-13, sub-11 e sub-9), no site da SLFR (http://www.superligafutsalrio.com.br)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Basquete / Estadual masculino começa com vitória do Macaé sobre o Tijuca

Sem a presença de Vasco da Gama e Fluminense, que desistiram da competição na última hora, subiu na última sexta-feira (17 de setembro) a bola laranja do Campeonato Estadual de Basquete, categoria adulto masculino.
Na partida de abertura, o CD Macaé Sports não se intimidou com a condição de visitante e derrotou o Tijuca Tênis Clube, no ginásio da Rua Desembargador Isidro, por 65 a 61 (35 a 22 no primeiro tempo).
O jogo foi bastante disputado, com a equipe da casa começando melhor e fechando o quarto inicial com uma ligeira vantagem (17 a 16). Mas o segundo quarto acabou sendo decisivo, pois Macaé conseguiu se recuperar e venceu com uma diferença de 14 pontos (19 a 5).
Nos dois períodos seguintes, a equipe tijucana buscou a recuperação, 18 a 21 e 12 a 18, mas não conseguiu assumir o comando do marcador.
Na ausência de tricolores e cruzmaltinos, Flamengo, Tijuca e Riachuelo são os representantes cariocas no Estadual, que conta ainda com as equipes do Macaé Sports, Iguaçu BC e LB Cabo Frio.
O campeonato, que termina no dia 10 de dezembro, será disputado em três fases: classificatória, semifinal e final.
Na fase de classificação, jogam todos contra todos, em turno e returno. As semifinais reunirão os quatro primeiros colocados na fase anterior e será disputada em melhor de três, sendo o primeiro e o terceiro jogo (este se necessário) no ginásio da equipe mais bem colocada na fase classificatória. Os vencedores das semifinais decidem o campeonato, também em playoff melhor de três.
Os próximos jogos do Estadual acontecem nesta quinta-feira (23 de setembro), às 20h, quando o Tijuca TC vai à quadra da Mangueira para enfrentar o Riachuelo, e na quarta-feira da semana que vem (29 de setembro), quando o Flamengo estreia na competição, em Macaé, contra o time da casa, às 19 horas.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Futebol / Fred explica decisão de detonar médico em entrevista coletiva

A atitude do atacante Fred, do Fluminense, de convocar a imprensa para expor o seu descontentamento com o então diretor médico do clube, Dr. Michel Simoni, sobre os procedimentos que acabaram resultando numa nova lesão na panturrilha do capitão e ídolo tricolor, suscitou uma grande polêmica entre os torcedores.
Uns acham que, ao “lavar a roupa suja” em público, o jogador perdeu a razão que teria por estar realmente machucado e perdeu pontos junto à torcida. Outros são de opinião que Fred agiu com o coração, pressionado pela longa ausência dos gramados e preocupado com um possível arranhão na sua imagem de ídolo, pois desde a sua chegada às Laranjeiras ficou de fora de aproximadamente 40% das partidas disputadas – embora tenha sido decisivo na maioria dos jogos em que participou.
Em seu blog, Fred dá a sua versão dos fatos e reclama que alguns órgãos de imprensa distorceram suas palavras ou deram interpretações que, segundo ele, não correspondem à verdade. Portanto, com a isenção que prega o bom jornalismo, o ESPORTEAGITO reproduz, a seguir, o texto postado pelo artilheiro respeitando o seu pedido: “Por favor, se forem utilizar este texto, que seja na íntegra”. Aí vai:

À torcida do Fluminense, sem edição!

Infelizmente, a forma como as pessoas interpretam o que dizemos foge ao nosso controle. Por isso, estou aqui para reafirmar diretamente ao torcedor tudo o que disse na entrevista de ontem, só que sem a intervenção de ninguém.
É público e notório que o fato principal a ser discutido foi deixado completamente de lado. O "xis" da questão está justamente em eu estar lesionado novamente. A nova lesão é no mesmo músculo e se deu em função da precipitação do ex-coordenador médico do clube em me liberar sem restrições para o departamento físico.
Em momento algum vi o dr. Michael Simoni tratar o problema abertamente. Ele se preocupou apenas em falar mal de mim. Por outro lado, não o questionei enquanto pessoa, mas sim como profissional.
A verdade é uma só: o Michael Simoni afirmou que eu estava inseguro para jogar e com um incômodo no tendão-de-aquiles. O exame que fiz na última quarta-feira em São Paulo deixou claro que meu calcanhar está e sempre esteve 100% bem. Garanto que insegurança não existe! O que existe é uma lesão de 1 centímetro no músculo da perna esquerda, denominado gastrocnêmio.
Outra coisa que ninguém sabe é que houve uma reunião no início desta semana em que estavam presentes o técnico Muricy, o preparador físico Ronaldo Torres, o vice-presidente de futebol Alcides Antunes, o Michael Simoni e eu. Nesse encontro, ficou definido que tudo o que se referisse à minha lesão seria tratado internamente, bem longe dos holofotes da imprensa.
O problema é que, no dia seguinte, o dr. Michael concedeu uma entrevista ao canal Sportv omitindo toda a verdade e, ainda por cima, dizendo que eu estava inseguro e com um outro problema muscular. Com isso, muita gente começou a questionar a minha dedicação e compromisso com o Fluminense.
Ou seja, quero deixar bem claro que não fui eu quem tornou o fato público e, sim, o próprio dr. Michael. Eu apenas respondi as inverdades ditas pelo médico. Eu não podia permitir que uma pessoa viesse a público colocar em xeque todo o carinho, identificação e respeito que conquistei do torcedor do Fluzão à base de muito suor e comprometimento. Desde o ano passado, todos sabem que sempre sou o primeiro a preservar o plantel. Nosso grupo é fechado e bastante unido. Nada pode nem vai nos abalar!
JOGADORES
A respeito da minha citação sobre grandes atletas que também estão lesionados, o que disse foi o seguinte: vocês (imprensa) acham que craques como o Kaká, Ganso, Dentinho e Carlos Alberto estão felizes por estarem machucados? Claro que não! São todos vencedores. Este é o momento em que ficamos mais fragilizados.
Só peço que nada do que foi escrito aqui seja distorcido. Se Deus quiser, voltarei a jogar o quanto antes para poder ajudar o time, como aconteceu no ano passado. Por favor, se forem utilizar este texto, que seja na íntegra.

Cultura do Esporte / Vídeo mostra a trajetória do goleiro Paulo Victor, sucessor de Castilho

Acaba de sair da edição e já está publicado no You Tube o quarto curta-metragem da série Ídolos Tricolores, produzida pelo jornalista, publicitário e conselheiro do Fluminense Valterson Botelho. Esse novo mini-documentário, intitulado Paulo Victor: o sucessor de Castilho, mostra a trajetória gloriosa e uma entrevista com um dos maiores goleiros que defenderam a camisa 1 das Laranjeiras, titular da equipe tricampeã carioca (83/84/85) e campeã brasileira de 1984.
A intenção de Botelho é produzir mais uns dez curtas ainda este ano e chegar a um total de 50 até o final do ano que vem. Segundo o jornalista, o projeto não tem finalidade comercial, sendo o objetivo apenas mostrar aos jovens torcedores tricolores – e também aos amantes do bom futebol, independentemente da paixão clubística – um pouco da história de grandes ídolos brasileiros, contribuindo assim para a preservação da memória do esporte no Brasil.
Também como parte deste projeto de resgate dos grandes ídolos do passado, Botelho trouxe de volta ao país o ex-atacante Valdo, maior artilheiro do Fluminense na história, com 314 gols em 403 jogos, depois de quase 50 anos radicado na Espanha, para uma série de homenagens que incluem a impressão das pegadas na Calçada da Fama do Maracanã e uma visita ao clube das Laranjeiras, que o projetou para o mundo, marcada para o próximo sábado (18 de setembro).
Curta, então, a seguir, o vídeo sobre Paulo Victor, legítimo herdeiro de uma dinastia de grandes goleiros tricolores que deixou saudade.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Futsal / Vassouras, Botafogo e clubes de Juiz de Fora são destaques da 1ª rodada da Super Liga Rio

Gabriel (10), autor de um dos gols do Botafogo/Casa de España, recebe a marcação de Jeferson, do Rosa de Saron
Foto: Divulgação/SLFR

A rodada de abertura da Super Liga Futsal Rio, na categoria adulto, mostrou a determinação do USS/Vassouras em buscar o bicampeonato da competição, a força do time do Botafogo/Casa de España e duas agradáveis surpresas: o Suprema/Sport e Clube Bom Pastor/Medquímica, ambos de Juiz de Fora, que demonstraram já no primeiro jogo que não vieram para a competição a passeio.
Quem passeou, literalmente, em sua partida de estréia, na quarta-feira (8 de setembro), foi o atual campeão USS/Vassouras, ao “queimar” impiedosamente a equipe do Queimados Futsal por 11 a 1, no ginásio Sombrão (Vassouras), em jogo válido pela chave A.
No dia seguinte, jogando pela chave B, o Botafogo/Casa de España mostrou que continua entre as forças da Super Liga. O time alvinegro goleou o Rosa de Saron por 9 a 0 no ginásio do Grajaú Country Club.
A rodada prosseguiu na sexta-feira (10 de setembro), com mais dois jogos – ambos vencidos pelos visitantes: Suprema/Sport, de Juiz de Fora, venceu o Madureira por 5 a 1 e o São José do Vale do Rio Preto superou o Fonseca, em Niterói, por 5 a 3.
E fechando os jogos dessa primeira rodada, a maior surpresa ficou por conta do Clube Bom Pastor/Medquímica, que derrotou o Vasco, de virada, por 10 a 7, depois de estar perdendo por 3 a 1 no primeiro tempo. A partida aconteceu em Juiz de Fora.
No outro jogo do dia, em Petrópolis, o Ifran/Petrópolis empatou com o São Cristóvão em 4 a 4.
O campeonato da Super Liga Rio, em sua segunda edição, prossegue a partir da próxima quinta-feira (16 de setembro). Confira, a seguir, a tabela da segunda rodada e a classificação dos times após os jogos de estreia na competição.

Nota da Redação: Os resultados, tabelas de jogos e a classificação atualizada dos torneios da Super Liga Futsal Rio nas demais categorias – sub-20, sub-13, sub-11 e sub-9 – podem ser acompanhados no site oficial da SLFR – http://www.superligafutsalrio.com.br/

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Futsal / Pontapé inicial na segunda edição da Super Liga carioca

A bola da segunda edição da Super Liga Futsal Rio começa a rolar nesta quarta-feira (8 de setembro, numa competição ampliada pela disputa em diversas categorias (além de adulto e sub-20, também haverá torneios sub-9, sub-11 e sub-13) e pela adesão de vários clubes tradicionais na modalidade que voltam às quadras, como Fluminense, Madureira, Olaria, Portuguesa, entre outros.
No jogo de abertura da categoria adulto, a atual campeã, USS/Vassouras, recebe o Queimados, estreante na competição, às 21h, no Ginásio Sombrão, em Vassouras. O jogo é válido pela chave A. Na preliminar, às 19h30, as duas equipes se enfrentam pelo torneio sub-20.
Pela chave B, o Botafogo/Casa de España estreia nesta quinta-feira (9 de setembro) enfrentando o Rosa de Saron, de Cabo Frio, no ginásio do Grajaú Country, com preliminar das duas equipes pela categoria sub-20.
O regulamento da Super Liga determina que os primeiros de cada chave se classificam diretamente para a semifinal. Os quatro seguintes em cada chave disputarão a repescagem, valendo mais duas vagas para a semifinal. A decisão do título acontece no início de dezembro.
Confira, a seguir, a tabela completa da primeira rodada em todas as categorias disputadas:

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Futebol / Arthur Bernardes estreia com empate no comando do América

Experiente, o novo treinador rubro já começa a dar cara nova à equipe rubra
Foto: Ascom/América


Contratado no meio da semana passada, o novo técnico do América, Arthur Bernardes, estreou neste sábado (4 de setembro) com um empate de 1 a 1 contra o Boavista, no Estádio Giulite Coutinho, em partida válida pela terceira rodada da Copa Rio.
O novo comandante rubro, contratado para substituir Gabriel Vieira – demitido por não ter conseguido levar o time a nenhuma vitória na atual competição – chega com uma bagagem de mais de 20 anos no futebol.
Aos 55 anos, Bernardes já dirigiu grandes clubes do país como Atlético-MG, onde conquistou o troféu Ramón de Caranza, Fluminense, Botafogo, Sport-PE, Bahia e Goiás. Desde 1996, tem alternado trabalhos no exterior – principalmente no Oriente Médio (onde foi campeão nacional pelo Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos) – com times do interior de São Paulo, como Marília e Juventus. Na temporada 2008/2009, foi treinador do Jeju United, da Coreia do Sul, onde lançou o hoje atacante do Botafogo Jobson, um dos destaques da Série A do Brasileirão deste ano.
Na primeira partida sob comando de Arthur Bernardes, o América apresentou evolução, muita vontade e bom futebol, principalmente no primeiro tempo. O gol rubro, de pênalti, foi marcado pelo veterano atacante Alex Dias, 38 anos, que o novo treinador trouxe de volta ao time titular.
Você não pode ter todos os jogadores do time com uma idade mais avançada, mas se você tem dois ou três, como é aqui no América, isso é positivo. Se o cara tem experiência, tem currículo, ele tem algo a passar, algo a ajudar, ainda mais um jogador como o Alex, que além de um grande atacante, tem um caráter excelente e está sempre disposto a colaborar”, justificou Bernardes.

domingo, 5 de setembro de 2010

Futsal / Portuguesa anuncia seu retorno às quadras

Um dos maiores méritos da Super Liga Futsal Rio ao revitalizar o futsal carioca é, sem dúvida, trazer de volta ao cenário esportivo clubes de tradição que há muito estavam ausentes das quadras e do noticiário especializado.
Entusiasmado com os novos e bons ventos que sopram na modalidade, agora é a vez de mais uma tradicional agremiação esportiva anunciar o seu retorno às competições: a Portuguesa, da Ilha do Governador, vai entrar na disputa da segunda edição da Super Liga na categoria sub-20.
E a expectativa é grande para o início da competição, marcada para a próxima quarta-feira (8 de setembro). O técnico é Alex Jatobá, que prima por descobrir talentos no futsal e resgatar alguns outros um tanto esquecidos. Segundo Jatobá, o elenco é formado de alguns atletas com experiência com outros que nunca foram federados.
A Lusa Carioca já manifestou, inclusive, seu desejo de participar da terceira edição da SLFR, no próximo ano, também na categoria adulto. Que venham também outras camisas de igual tradição como o Olaria, o Bonsucesso, o Campo Grande e o Bangu.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Futebol / Rogério Ceni comemora seu décimo gol em cima dos grandes do Rio

Rodrigo Serpa

Com o gol de falta no empate em 2 a 2 com o Fluminense neste domingo (29 de agosto), o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, chegou a marca de 10 gols contra times cariocas. Ao todo, o atleta são-paulino soma 90 feitos, entre cobranças de falta e pênaltis.
Confira os gols que Ceni marcou nos times do Rio.

Futsal / Flu e Vasco fazem a festa no Dia do Futsal do Rio

Fluminense e Vasco foram os grandes vencedores do Dia do Futsal no Rio, evento promovido pela Super Liga Futsal Rio neste domingo (29 de agosto), no Ginásio do Olaria, com as finais do Torneio Início, nas categorias sub-9, sub-11 e sub-13.
A competição serviu para a apresentação das equipes que, juntamente com as categorias sub-20 e adulto, disputarão a partir deste mês a segunda edição da Super Liga.
Na categoria sub-13, os tricolores sagraram-se campeões ao vencer o Olaria por 4 a 1. Já na categoria sub-11, o campeão foi o Vasco, ao vencer o Botafogo/Casa de España por 7 a 1. As maiores emoções da programação, contudo, ficaram por conta de um sensacional confronto entre Vasco e Fluminense, no qual os tricolores levaram a melhor: 4 a 1.
Além das decisões nas três categorias houve entrega de faixas para o Vasco, campeão da primeira edição na categoria sub-20, com partida amistosa dos vascaínos contra a seleção da SLFR. Vitória do Vasco por 4 a 1.
Os jogadores Renatinho, do sub-20 do Piedade, e Catatau, do adulto do Fonseca, foram agraciados com medalhas na premiação do Craque da Galera.
Na foto, a garotada do sub-11 do Vasco comemora o título do Torneio Início
Foto: Divulgação/SLFR