quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Grandes nomes da nossa imprensa esportiva / JANUÁRIO DE OLIVEIRA

O mago da narração

Rodrigo Serpa
“Tá lá um corpo estendido no chão... Cruel, muito cruel! Sinistro, muito sinistro!”
Quem não se lembra dessas frases? O autor, de voz marcante, que ficou conhecido como um mago da narração, é ninguém menos que Januário de Oliveira. Aposentado há 10 anos devido a problemas com a diabetes e cegueira em um dos olhos, o célebre narrador esportivo hoje mora em Goiânia (GO), onde faz parte de um projeto de transmissão de jogos na TV e internet.
Nascido em 12 de fevereiro de 1940 na terra gaúcha de Alegrete, porém tricolor carioca, Januário de Oliveira narrava exclusivamente os jogos do Rio de Janeiro, numa época em que as equipes que transmitiam as partidas não tinham os velhos vícios do rádio, nem os novos vícios dos profissionais da era do pay-per-view.
Com bordões geniais, Januário ficou famoso na TV Bandeirantes com frases como “tá lá um corpo estendido no chão”, quando um jogador se machucava e ficava deitado no gramado; “Cruel, muito cruel...”, para elogiar um artilheiro; e “Sinistro, muito sinistro...”, quando algum jogador ou árbitro cometia uma falha.
Isto, sem contar com os apelidos dados aos jogadores que marcaram os grandes clubes do Rio na década de 90, entre eles Ézio, o “Super Ézio”; o “Príncipe Charles” para o centroavante Charles Baiano (ex-Bahia e Flamengo). Valdeir virou “The Flash”, enquanto o volante Charles do Flamengo recebeu a alcunha de “Charles Guerreiro”. E sobrou também para Sávio, o “Anjo Loiro da Gávea”, além do maravilha “Tá, Té, Tí, Tó, Túlio...” . Januário transformava em diversão o hábito de acompanhar o futebol carioca.
De uns anos para cá, boatos sobre sua morte se espalharam pela cidade, mas o radialista, locutor e narrador garante estar mais vivo do que nunca. “Já me mataram. Fizeram até referência a mim me chamando de saudoso, mas estou vivo. Cheguei a sofrer quatro paradas cardíacas, mas estou aqui, firme e forte. Falaram até que eu tinha amputado uma e até as duas pernas. O que eu já amputei no pé foram as unhas, que corto de vez em quando”, brinca.
Além dos cinco anos de TV Bandeirantes (1992-1997), Januário de Oliveira atuou na Rádio Nacional-RJ, Rádio Globo-RJ, Rádio Mauá-RJ, Rádio Farroupilha-RS, Rádio Cultura de Bagé-RS e na TVE-RJ por 10 anos (1982-1992).
Ele é mesmo cruel, muito cruel!

11 comentários:

fluminense disse...

Amigo. Gostaria, e muito, de manter contato com o Januário. Trabalhamos juntos, na Rádio Nacional, do Rio,durante vários anos. Tomamos muita birita nas noites da Praça Mauá, após o programa "No Mundo da Bola". Eu o convenci a comprar um apartamento na Barra da Tijuca, apenas para tê-lo como vizinho. Grande caráter, excelente amigo. Coloque o Januário em contato comigo(ou eu com ele). Tenho uma pousada no litoral norte da Bahia - CASA DA SOGRA - e estou respirando qualidade de vida, após 40 anos convivendo com a poluição e a violência do Rio de Janeiro. Meu site www.portodesauipe.com.br
Meu e-mail marcio_carlossouza@hotmail.com
Meu telefone - (75) 34751123.
Márcio de Souza.
Obrigado

Gleder disse...

Nao sei se vc eh jornalista , estudante de jornalismo ,etc... mas vc deve saber que SEMPRE devemos colocar as fontes de onde tiramos alguma informacao, mensagem , foto , declaracao ,etc... Este post do Januario vc pegou varias informacoes do site do Milton Neves...poxa...coloca o credito neh...eh questao de Etica.

LAURO FREITAS Fº disse...

Prezado leitor,
Você tem razão quanto a dar os créditos. Acontece que esta matéria nos foi enviada por um colaborador - que é jornalista - mas, por algum lapso, esqueceu de citar que a fonte e a foto eram do site do Milton Neves. Vou alertá-lo quanto a isso para que não volte a acontecer. Lauro Freitas Filho (editor)

Unknown disse...

Eu concordo com o comentário anterior porém depois de uma intrevista como esta, pega leve, deixe a burocracia de lado. Valeu pelo post. Fantástico. Bons tempos que não voltam mais!!!!
Ricardo

Unknown disse...

Achei fantástica a entrevista. Quanto ao comentário do nosso amigo Gleder justo porém desnecessário em vista do post. Até porque o Merchan Neves não precisa disso. Abaixo a burocracia. Parabéns pelo post. Bons tempos que não voltam mais, Futebol de Domingo na TVE, Stadium. Valeu Januário.
Ricardo.

Anônimo disse...

fico contente que o grande JANUÁRIO DE OLIVEIRA está bem vivo e morando em Goiânia. Não sou da area, mas recordo com saudade das narrações do Januário na TVE. Parabéns pelo seu trabalho e que ainda está realizando. Você pertence a seleção dos meus heróis, pessoas com quem me identifico.
' ... ele vai prá galera porque sabe que é disso, é disso que o povo gosta. '

dea.amaral@terra.com.br

dayson amaral

Lauro Augusto disse...

Amigo Gleder,

Provavelmente vc deve trabalhar com o Mkteiro Milton Neves. Vi que tem muita informação parecida, mas quem garante que o amigo que escreveu a notícia também não pegou em outras fontes. A foto do Januário está em vários sites. E o mais engraçado é que a matéria deste jornalista está copiada em outros blogs. Já a do Milton Neves...
Valeu pela informação. Parabéns ESPORTE AGITO por suas excelentes notícias cariocas!!!

Lauro Augusto

Anônimo disse...

O Januário é um dos melhores locutores do Brasil!!

Qual narrador hoje em dia consegue sair do politicamente correto e criar empatia com o espectador, seja qual for o seu time?

Realmente tranformava aqueles jogos em diversão. Até jogo muito do vagabundo ficava bom com ele na narração.

Desejo melhoras a ele!!

Tiago SP disse...

Boa tarde Januario... esse sim foi um narrrador de futebol com um Dom , ou algo diferente. Parabéns por tudo o que vc criou nas rádios. Que Deu te abençõe meu irmão... saudades

Anônimo disse...

peço que todos vem horando para ele. que esta em um estado grave na uti. Deus há de querer que melhoras estão por vir!

Anônimo disse...

peço que todos vem fazendo orações pra ele. esta em um estado grave. Deus há de querer que melhoras estão por vir!