quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cultura do Esporte / Série de livros resgata a história dos maiores ídolos do futebol brasileiro

Não é de hoje que o nosso país se ressente da falta de memória. No futebol, pelo menos, alguns abnegados jornalistas e pesquisadores vêm tentando reparar essa terrível falha em nossa cultura ao se dedicarem ao trabalho de resgatar a história dos maiores personagens da “paixão nacional”.
Um desses estudiosos, o jornalista Roberto Sander, acaba de lançar o livro Os dez mais do Flamengo, na qual apresenta, ao longo de 184 páginas com dezenas de fotos e caricaturas, toda a trajetória de glórias dos mitos rubro-negros Zizinho, Domingos da Guia, Dequinha, Evaristo, Dida, Leônidas, Rubens, Zico, Júnior e Leandro.
De acordo com o autor, a escolha dos jogadores destacados no livro foi feita por meio de enquete com os jornalistas Fernando Calazans, Ruy Castro, Roberto Assaf, Luiz Mendes, Marcos Eduardo Neves, Sérgio Noronha, Luiz Fernando Vassalo, Renato Maurício Prado e Antonio Maria Filho.
A obra é a primeira de uma série de 12 livros que compõem a Coleção Ídolos Imortais, editada pela Maquinária Editora, do próprio Roberto Sander, com o objetivo de resgatar a biografia dos maiores jogadores dos grandes clubes do futebol brasileiro. Botafogo, Fluminense e Vasco serão os próximos clubes do Rio contemplados pela coleção. Também ganharão livros o Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético.
O segundo volume da série, Os dez mais do Corinthians, escrito pelo jornalista paulista Celso Unzelte, da ESPN, está programado para dezembro.

Nenhum comentário: