segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Boxe / Do ringue para a História

Numa luta movimentada e que pode entrar para a História como a despedida de dois dos maiores astros do ringue em todos os tempos, o pugilista britânico Joe Calzaghe bateu por pontos (118 a 109, em decisão unânime dos jurados) o ídolo norte-americano Roy Jones Jr.
O combate, que não valia disputa de título, foi realizado na madrugada deste domingo (9 de novembro) no tradicional Madison Square Garden, em Nova York.
Embora ainda não confirmem oficialmente, este combate deve ter sido a última apresentação de ambos os lutadores, que já vinham a algum tempo anunciando a intenção de pendurar as luvas.
Se a aposentadoria realmente se confirmar, Calzaghe, aos 36 anos, inscreverá seu nome na seleta galeria dos campeões mundiais invictos, ao lado do legendário Rocky Marciano e de Floyd Mayweather Jr. Com um cartel de 46 vitórias, das quais 32 por nocaute, o britânico defendeu por 11 anos consecutivos o cinturão dos super-médios da Organização Mundial de Boxe (OMB), numa carreira de pouco mais de 15 anos.
Jones Jr., por sua vez, sairia de cena aos 39 anos como um dos maiores nomes da história do boxe em todos os tempos, ostentando um cartel de 52 vitórias (32 por nocaute) e apenas cinco derrotas. Detentor do título de melhor pugilista de todos os pesos por várias temporadas seguidas, o lutador vinha dando claros sinais de declínio ao ser derrotado em três de seus seis últimos combates, inclusive sendo nocauteado em duas ocasiões, antes de subir ao ringue contra Joe Calzaghe.

Nenhum comentário: