quarta-feira, 21 de julho de 2010

Futsal / Federação se incomoda com a própria invisibilidade

Lauro Freitas Fº
editor do blog

Repercutiu no universo salonista do Rio de Janeiro a matéria intitulada Campeonato “invisível” da Federação só recomeça em agosto, postada aqui no ESPORTEAGITO na última segunda-feira (19 de julho).
Reproduzido no blog do professor Marco Bruno (http://blogmb.zip.net/), um dos idealizadores da bem-sucedida Super Liga Futsal Rio (SLFR) e membro da comissão executiva da Liga, o texto de nossa autoria critica a pouca – ou praticamente nenhuma – divulgação que a Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro dá à sua principal competição oficial do primeiro semestre, o Campeonato Carioca categoria adulto, e a esdrúxula forma de disputa do certame, com oito times, dos quais apenas um legitimamente carioca (o Vasco da Gama), e com uma tabela confusa em que o primeiro turno foi jogado em quase três meses e o returno está programado para um mês e meio.
A proposta editorial do ESPORTEAGITO é difundir informações sobre o que acontece no esporte, principalmente aqui no Rio de Janeiro, abrindo espaço para as modalidades, atletas e entidades que não encontram na maioria dos veículos esportivos, notadamente os da chamada “grande imprensa”, abertura para divulgarem seus eventos e noticiário.
Desde que surgiu, a Super Liga Futsal Rio se preocupou em comunicar e promover como se deve as competições que viria a organizar. Contratou uma competente assessoria de imprensa, montou um website constantemente atualizado e bastante informativo. Está fazendo tudo como manda o figurino. Por isso, não é de se estranhar que quase 30 clubes, entre os quais alguns dos mais tradicionais no futsal, tenham se inscrito para os próximos campeonatos da Liga.
Quanto à Federação, infelizmente, o que se pode dizer é o contrário. O novo site da entidade (
www.ffserj.com.br ou www.rjfutsal.com.br) não oferece mais do que boletins técnicos, notas oficiais e tabelas e classificações das competições, material que somente interessa aos atletas, dirigentes e pessoal diretamente envolvido com a organização das partidas. Para a mídia e para o fã do futsal, o torcedor, nada de informação. Nenhuma notícia. Nos jogos, não há uma cobertura da assessoria de imprensa da Federação (será que ela tem uma?).
Ao reproduzir a nossa citada matéria em seu blog pessoal, o professor Marco Bruno atraiu a ira de alguns desafetos que o acusaram de estar “montando textos” para denegrir a imagem da entidade oficial do futsal carioca. Mas, na verdade, quem denigre a imagem da Federação são seus próprios dirigentes, ao não mostrarem ao público que curte e torce pelo futsal carioca o trabalho que estaria sendo feito.
Nosso objetivo, aqui no ESPORTEAGITO, não é atacar a honra de ninguém. Ao contrário, o que queremos é promover o esporte carioca. Para isso estamos oferecendo nosso espaço, o que deveria ser do interesse das próprias entidades, uma vez que essa divulgação é gratuita – não custa um centavo sequer.
A Super Liga merece elogios pelo competente trabalho que faz. A Federação até agora, no entanto, só merece críticas.

3 comentários:

Anderson Lopes disse...

A informação sobre o reinício do Campeonato ESTADUAL - e não carioca - adulto de Futsal publicada teve algumas incorreções.

O 2º dos 3 turnos do campeonato recomeça nesta sexta-feira (23), com o jogo entre Cabo Frio Futsal x Poker/PEC, antecipado da 4a a pedido do PEC. A partida começa às 20h no ginásio Aracy Machado, em Cabo Frio

No meu blog - http://djmangueira.wordpress.com - tem a tabela completa do 2º turno da competição, bem como alterações que venham a acontecer.

Lauro Freitas Filho disse...

Caro leitor. Na verdade não houve incorreção na informação de que o 2º turno do campeonato começa em agosto, pois a competição só reinicia nesta sexta-feira (23 de julho) porque o Poker/PEC pediu antecipação de jogos das rodadas futuras, como você bem informa no seu blog. Acontece que esta informação não consta no site oficial da Federação (www.ffserj.com.br). Também, se você verificar no site da entidade oficial, o campeonato em questão está denominado como CARIOCA e não ESTADUAL, inclusive na logomarca da competição. E, pelo que consta, de carioca neste certame só mesmo o Vasco da Gama.

Anônimo disse...

Primeiro parabenizar esse espaço democrático. Segundo dizer que o Futsal do RJ agradece o esforço notável promovido pela Superliga buscando colocar o esporte na vitrine nosso estado esta afastado de tudo principalmente da mídia. Outro problema que poucos falam/escrevem nos últimos anos a Federação alé de perder a sede, não se motivou a criar quadras como fez São Paulo por exemplo vai para terceira praça de esporte. Por aqui os mandatários o que fizeram?