sábado, 8 de maio de 2010

Futsal / O Estadual masculino adulto já começou. Você sabia?

Apesar dos esforços que a nova diretoria da Federação de Futsal do Estado do Rio está fazendo para revitalizar a modalidade, a falta de visibilidade que resultou de anos de descaso e abandono do esporte em nosso estado ainda é um sério obstáculos às iniciativas que agora começam a surgir.
Um exemplo disso é que, sem nenhum destaque na mídia – e, por isso mesmo, sem o conhecimento do público que curte o futsal – está rolando desde o dia 22 do mês passado o Campeonato Estadual de Futsal 2010, a competição oficial da FFSERJ na categoria masculino adulto, com oito participantes dos quais apenas um, o Vasco da Gama, é da capital. Os demais são: USS/Vassouras, Cabo Frio, A.D. Drogaria do Povo (Cabo Frio), Teresópolis, Petrópolis/Poker, Macaé Sports e Americano/Cinderella Fashion (Campos).
Numa situação inusitada, Vasco e USS/Vassouras também disputam, paralelamente, o campeonato da Super Liga Futsal Rio, que surgiu como alternativa às esvaziadas competições promovidas pela Federação e que vem, aos poucos, angariando patrocínios e apoio dos meios de comunicação.
O até agora “invisível” campeonato estadual já teve três partidas realizadas. O Vasco foi o que mais jogou: estreou goleando o Americano, em Campos, por 11 a 1, e foi derrotado pelo Cabo Frio, em São Januário, por 4 a 0.
No outro jogo, o USS/Vassouras (que, por sinal, lidera até agora o campeonato da Super Liga) derrotou por 6 a 2 a equipe da A.D. Drogaria do Povo.
Os oito clubes jogarão em três turnos até novembro, quando será realizada a fase final. Ao final de cada turno, cada colocação terá uma pontuação, extamente igual à Fórmula 1 até o ano passado: 1° – 10 pontos, 2° – 8 , 3° – 6, 4° – 5, 5° – 4, 6° – 3, 7° – 2 e 8° – 1 ponto. Ao final das fases, os quatro primeiros colocados passam às semifinais.
A lamentar, a ausência de dois grandes clubes de massa – o Flamengo e o Fluminense – das competições estaduais na categoria principal, tanto da Federação quanto da Super Liga.

Um comentário:

Christiano Bordallo disse...

Prezado Lauro,
Concordo com sua matéria, a divulgação do Futsal é muito baixa na mídia infelizmente. Eu moro em Petrópolis e acompanho sempre o PEC/POKER e gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog.
O blog que tenho do PEC é: http://pecfutsal.nafoto.net
Abraço,
Christiano Bordallo.