segunda-feira, 5 de abril de 2010

Futebol / Recuperação é o desafio dos times da capital no returno da Série B

AA Portuguesa, da Ilha do Governador, não tem muito o que comemorar até agora no campeonato. É o time de pior desempenho, junto com o Angra dos Reis
Foto: Fernando Rios/Agência Ferj


Reabilitação é a palavra de ordem para os clubes da capital no returno da fase de classificação do Campeonato Estadual da Série B (a Segunda Divisão do futebol carioca), que começa nesta quarta-feira.
Com um desempenho pífio e decepcionante no primeiro turno da competição, Portuguesa, São Cristóvão, Bonsucesso e CFZ do Rio vão ter que empenhar todas as forças para conseguir ficar entre as cinco primeiras colocadas de cada grupo, que passam para a fase seguinte.
Se dependesse apenas do turno, somente o Ceres – time sediado no bairro carioca de Bangu – estaria classificado, com 14 pontos ganhos e a vice-liderança da sua chave. É a boa surpresa deste campeonato, até agora.
Ao final da última rodada do turno, disputada no sábado (3 de abril), os clubes mais tradicionais da competição, Portuguesa, São Cristóvão e Bonsucesso, voltaram a perder. O Ceres empatou com o Goytacaz e o CFZ do Rio, clube-empresa do “galinho” Zico, obteve a sua primeira vitória, goleando o Mesquita por 4 a 1.
Com este resultado, o CFZ subiu uma posição e empurrou a lanterna do Grupo A para a Lusa da Ilha do Governador, que somou apenas quatro pontos em oito jogos. À frente dos dois, em 6º lugar, vem o São Cristóvão.
No Grupo B, o Bonsucesso só ficou à frente do lanterna Angra dos Reis – o que não é nenhum mérito, uma vez que, ao lado da Portuguesa, na outra chave, o time da Costa Verde fluminense tem o pior desempenho na Segundona, com o total de quatro pontos conquistados em todo o turno.
Vale lembrar que, pelo regulamento da competição, os seis clubes que obtiverem o menor índice técnico ao final do returno disputarão o “grupo da morte”, que rebaixará três para a Terceira Divisão. É bom, portanto, que os clubes cariocas “legítimos” abram o olho, se não quiserem ver os times do interior do estado fazendo a festa sozinhos na Série B do ano que vem.
Veja, a seguir, os resultados da última rodada do turno.
GRUPO A
CFZ do Rio 4 x 1 Mesquita
Portuguesa 1 x 2 Fênix
Quissamã 3 x 1 Nova Iguaçu
Cabofriense 1 x 0 São Cristóvão
GRUPO B
Profute 2 x 1 Sampaio Corrêa
Artsul 1 x 0 Bonsucesso
Sendas 3 x 3 Itaperuna
Goytacaz 1 x 1 Ceres

Nenhum comentário: