quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ciclismo / Esporte da moda no Rio quer também voltar a ser competitivo

Os cariocas, de todas as idades, estão redescobrindo o prazer de andar de bicicleta tendo ao fundo as mais belas paisagens. Pedalar está na moda no Rio de Janeiro.
Em todo o estado, o ciclismo vem crescendo em ritmo acelerado a partir das mudanças ocorridas na Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Quando assumiu, Cláudio Santos prometeu uma revolução e é isso que está ocorrendo, com o desenvolvimento do ciclismo em todas as suas modalidades, sempre contando com a parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Governo do Estado e dos atletas que se uniram e acreditaram que a mudança era possível.
Segundo o presidente da Fecierj, a responsabilidade agora é fazer um 2010 muito melhor. “Não mediremos esforços. Em agosto do ano que vem realizaremos o ‘Tour do Rio’ em cinco etapas. Estamos empenhados também em um novo projeto, a criação de equipes de alto rendimento e a volta de atletas que foram competir em outros estados.”
A equipe São Sebastião é a primeira confirmada como integrante do novo projeto da Fecierj. O grupo é o 13º colocado no ranking brasileiro e, em 2009, conquistou um total de 65 medalhas e troféus. A equipe foi convocada para competir na Copa da República, na Copa América e na Volta de São Paulo. Somente as 14 melhores do Brasil podem participar destes eventos, que reúnem a nata do ciclismo.
Será ótimo para o nosso ciclismo contar com o pessoal da São Sebastião. E eles, que já têm ótimos atletas, ainda terão o reforço da Fabiele Mota e do Fabiano Mota. E, com certeza, outras equipes vão participar do projeto da federação”, conclui Cláudio.
Na foto, o premiado ciclista Fabiano Mota, que reforçará a equipe São Sebastião e competirá no Rio a partir do ano que vem
Foto: Divulgação

Cultura do Esporte / Debate sobre futebol e literatura fecha ciclo de palestras na ABI

Um animado e ilustrativo bate-papo sobre literatura e futebol, com a participação do jornalista e escritor Ruy Castro; o professor da UERJ e mestre em Literatura Comparada, Vitor Hugo Agner Pereira, e o apresentador do Sportv, Marcelo Barreto (foto), fechou com chave dourada, no dia 15 de dezembro, o ciclo de debates Futebol Arte: A Arte do Futebol, que ao longo de todo o ano, uma vez por mês, brindou os aficionados pelo esporte mais popular do país com palestras que trataram da relação do futebol com as demais formas de arte.
A iniciativa foi do jornalista, professor e radialista José Resende, coordenador do Centro Histórico-Esportivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e contou com o apoio do Grupo de Literatura e Memória do Futebol (MemoFut), do Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer, vinculado à UFRJ, do canal Sportv e das editoras Livrosdefutebol.com e Apicuri.
Clique aqui e veja o resumo do último encontro da série

Badminton / Uma modalidade que cresce e aparece

O badminton ainda não é um esporte muito conhecido do grande público e, comumente, ainda surgem dúvidas sobre a modalidade. Mas, segundo o presidente da Federação de Badminton do Rio de Janeiro (Febarj), Ricardo Nagato, o ano de 2009 foi ótimo para a modalidade, com o surgimento de novos jogadores e a consolidação de jovens promessas.
Tivemos uma ótima temporada. Nosso badminton se manteve como um dos mais fortes do país. E, tivemos uma melhora significativa de mídia, o que, com certeza, será muito importante para que em 2010 coloquemos em prática novos projetos que impulsionem ainda mais o esporte”, disse Nagato.
No Rio de Janeiro, afirma o dirigente, o esporte vem crescendo em ritmo acelerado, tendo o Centro de Treinamento Miratus, no bairro de Jacarepaguá, como referência na modalidade. Seguindo o mesmo caminho do Miratus, o Centro de Treinamento Esportivo de Badminton Cometa, em Duque de Caxias, também vem fazendo um trabalho social e descobrindo talentos.
Outro importante local para o aprendizado do badminton é a Escola Municipal Maria José Campos, no município de Volta Redonda, que é uma das únicas escolas públicas do país a oferecer a prática esportiva da modalidade para os alunos.
Na foto, a partida de badminton entre Brasil e Estados Unidos no Pan do Rio, em 2007. Federação quer popularizar o esporte
Foto: Wilson Dias/ABr

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Esporte Cidadão / Finais da Copa Zico fazem a festa da garotada

A edição de verão da Copa Zico chegou ao seu final neste fim de semana (19 e 20 de dezembro) e foi um sucesso entre os jovens de 9 a 17 anos que participaram da competição. Uma grande festa foi organizada no Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, para as finais das cinco categorias, que foram disputadas no estádio Antunes.
Os campeões da competição foram Vasco da Gama (sub 9), União de São João do Meriti (sub 11), Belford Roxo (sub 13), Nova Geração (sub 15) e Audax (sub 17).
Foto: Divulgação

Futsal / Depois do Carioca, Poker/Petrópolis leva também o Estadual adulto

A hegemonia da principal categoria do futsal masculino do nosso estado continua fora da capital. Mas não tão distante assim. Depois de já ter conquistado o título carioca, no início de julho, o Poker/PEC, de Petrópolis, sagrou-se campeão estadual de 2009 com a vitória sobre o Cabo Frio no tempo normal por 6 a 5 e na prorrogação por 2 a 0, na última sexta-feira (18 de dezembro), no ginásio da UCP, em Petrópolis.
Sem dúvida, um título merecido. Na primeira fase, os oito participantes se enfrentaram em turno e returno. O Poker/PEC foi o primeiro colocado invicto, com 38 pontos em 42 disputados. Na semifinal, contra o Flamengo, venceu um e empatou outro jogo. A primeira derrota na competição aconteceu no primeiro jogo da final, por 2 a 0, para o Cabo Frio.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Futebol / Velhas caras para o novo Madureira

Alex Oliveira (esquerda) e Marcelo Ramos são os principais reforços do Madureira para o Estadual 2010
Foto: Divulgação

Sem contar com recursos ou parcerias para contratações milionárias, o Madureira foi buscar na experiência de jogadores bastante “rodados” a força necessária para equilibrar um elenco quase todo formado por jovens talentos ainda desconhecidos e pouco lapidados e fazer frente aos grandes clubes no Estadual 2010, que começa em janeiro.
Depois do meia Alex Oliveira, ex-Vasco, Fluminense e vários outros times, o Tricolor Suburbano apresentou recentemente o atacante Marcelo Ramos, outro velho conhecido do torcedor brasileiro, que surgiu como uma grande promessa no Cruzeiro em 1996, com passagens também pelo Bahia, São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, PSV da Holanda e Nagoya Grampus, do Japão, entre outros.
Artilheiro do Campeonato Pernambucano deste ano pelo Santa Cruz, com 18 gols em 22 jogos, ele espera manter a média em 2010 com a camisa do “Madura”. Faro de gol não falta ao artilheiro. Resta saber se terá o fôlego necessário para acompanhar o ritmo da competição.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Basquete / Botafogo continua perdendo na Liga Nacional feminina

Ainda sem um time que possa fazer frente às principais forças da modalidade no país, a equipe feminina de basquete do Botafogo perdeu os dois primeiros jogos da série de cinco que fará no interior de São Paulo, pela Liga Nacional de 2009. As derrotas aconteceram contra o São Caetano, pelo placar de 74 a 57, e contra Ourinhos, por 84 a 45.
Com dez derrotas e apenas uma vitória, as alvinegras comandadas pelo técnico Orlando Assunção ocupam atualmente a vice-lanterna da competição, à frente apenas da equipe do São Bernardo, que perdeu todas as 11 partidas até agora disputadas. O Botafogo é o único clube do Rio de Janeiro na Liga Nacional feminina de basquete.
Até a 11ª rodada, a liderança do campeonato é dividida entre Catanduva, Americana e Ourinhos, todas de São Paulo.
Foto: Fernando Soutello/BFR

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Handebol / Time feminino do América desbanca Mauá e conquista Estadual

Em uma partida bastante disputada, onde não faltaram suor e garra, as meninas da equipe cadete de handebol do América conquistaram o título estadual da categoria, ao derrotarem na quinta-feira (10 de dezembro), de maneira heróica a forte equipe do Mauá, de São Gonçalo, por 21 a 18.
Para ficar com o título, o time rubro precisava ganhar o jogo pela diferença de três gols, mas faltando dois minutos para o final da partida ainda faltava um gol, que acabou saindo para a felicidade geral da torcida americana.
O campeonato estadual conquistado pelas meninas de Campos Sales ganha ainda mais importância, por ser hoje a categoria cadete a principal do handebol de quadra carioca – já que a categoria adulto praticamente deixou de existir em nosso estado.
Como se pode ver, o belo trabalho que a atual diretoria do América vem fazendo nos esportes olímpicos, resgatando uma tradição que os grandes clubes de massa deixaram de lado, já dá frutos bastante saborosos, inclusive apontando o caminho que deve ser seguido pelos dirigentes cariocas, se não quiserem repetir, como anfitriões das Olimpíadas de 2016, o “papelão” do Pan em 2007, quando o Rio de Janeiro participou com menos de 10% da delegação brasileira que disputou a competição.

Futebol / Segundona estadual começa em 20 de fevereiro

Em 2010, ano de Copa do Mundo, o campeonato estadual da Série B será disputado quase todo no primeiro semestre: começa no dia 20 de fevereiro e vai até 31 de julho.
Ao todo, 20 clubes disputarão a competição. O regulamento será o mesmo deste ano. Os times jogarão entre si, em turno e returno, e os cinco primeiros colocados avançarão à segunda fase. Nela, os 10 clubes se enfrentarão em turno e returno e ao final dessa segunda fase, as duas equipes que obtiverem maior número de pontos ganhos ascenderão para a Série A, em 2011.
As 20 equipes estão divididas em dois grupos com dez times cada. Estácio de Sá e Teresópolis estão nos grupos, mas ainda não confirmaram participação.
Os grupos estão assim formados:
Grupo A
Mesquita
Quissamã
Cabofriense
Rio das Ostras
Fênix
Nova Iguaçu
São Cristóvão
CFZ do Rio
Portuguesa
Teresópolis
Grupo B
Itaperuna
Goytacaz
Sampaio Corrêa
Angra dos Reis
Profute
Artsul
Bonsucesso
Ceres
Sendas Esporte
Estácio de Sá

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Basquete / Flamengo é penta no Estadual

O armador Duda, um dos destaques do Flamengo na competição, ergue o troféu do pentacampeonato estadual Foto: Divulgação/Agência Fla


Confirmando a sua hegemonia no basquete do Rio de Janeiro e a tradição de maior vencedor da história da principal categoria da modalidade em nosso estado, o Flamengo conquistou na noite desta quarta-feira (9 de dezembro) seu 35º título estadual. Desde 2005, ninguém tira o posto de melhor time de basquete do Rio de Janeiro do Flamengo.
Mesmo desfalcado do astro do time, o ala-armador Marcelinho Machado, a equipe do técnico Paulo Chupeta não teve dificuldades para superar o Club Municipal por 94 a 59 e comemorar, na casa do adversário, o seu quinto título consecutivo na competição.
Depois de ganhar este ano a Liga Sul-Americana, no mês de março, e o Campeonato Brasileiro (NBB), em junho, o basquete do Flamengo completou a “tríplice coroa”, com a conquista do Campeonato Estadual Adulto Masculino.
O cestinha da partida foi o armador Hélio, com 21 pontos, seguido por Fred e Duda, ambos com 12, e Teichmann, com 9. Pelo Club Municipal, os que mais pontuaram foram Júlio (18) e Diego (17).
Sem adversários no Rio, os rubro-negros venceram todos os seus jogos num dos estaduais mais esvaziados dos últimos anos, disputado por apenas cinco equipes, sendo justamente os dois finalistas os únicos representantes cariocas. No primeiro jogo, o Flamengo havia derrotado o Municipal por 96 a 80.

Futsal / Sonho de final carioca no Estadual vai por água abaixo

A expectativa de voltar a ver dois times da capital decidindo a principal categoria do futsal no Estado do Rio desfez-se na noite desta quarta-feira (9 de dezembro) – e em dose dupla.
Jogando no ginásio da UCP, em Petrópolis, o Flamengo deu adeus ao sonho do bicampeonato estadual ao ser derrotado por 4 a 1 pela equipe do Poker/PEC, no segundo jogo das semifinais.
Já o outro time carioca, o América – que disputou a fase semifinal beneficiado por uma decisão da Justiça Desportiva –, não teve forças para inverter a vantagem obtida pelo Cabo Frio no primeiro jogo (vitória dos visitantes por 3 a 2, no ginásio da Rua Campos Sales) e voltou a perder para os cabofrienses, desta vez por 3 a 0.
Poker/Petrópolis e Cabo Frio vão disputar o título do Estadual Adulto Masculino de Futsal 2009 em dois jogos. O primeiro acontece no ginásio Aracy Machado, em Cabo Frio, e a segunda partida será no ginásio da UCP.
O Poker/PEC joga por dois resultados iguais e um empate na prorrogação do segundo jogo. Se conquistar o Estadual, o time de Petrópolis unifica os títulos, já que venceu o Carioca em julho.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lutas / Brasil vence desafio internacional de MMA no Rio

Como era de se esperar, os lutadores Diego Braga e Milton Vieira (foto) protagonizaram o melhor combate da segunda edição do Platinum Fight Brasil, que aconteceu no sábado (5 de dezembro), no ginásio do Botafogo. A vitória coube a Diego, por decisão dividida dos jurados, mas movimentação e emoção não faltaram na luta.
Nos dois confrontos internacionais da noite só deu Brasil. Patrício Pitbull finalizou o peruano Johnny Iwasaki com uma guilhotina, no segundo round, e Renan Barão não tomou conhecimento de Jorge Enciso, também peruano, vencendo o confronto ainda no primeiro round com um bem encaixado mata-leão.
O nocaute mais bonito da noite foi aplicado por Amilcar Alves, que acertou uma joelhada certeira em Fernando Paulon.
O público, que compareceu em peso, vibrou com o evento.

Esporte Cidadão / Corrida de rua vira moda no Rio de Janeiro

Cariocas de todas as idades estão descobrindo o prazer de cuidar do corpo enquanto observam o nascer do sol nas mais belas paisagens da cidade. Correr está na moda no Rio. Milhares de pessoas praticam um dos esportes mais democráticos do mundo, em busca de pernas fortes, perda de peso, melhora do fôlego e aumento do círculo de amizades.
Somente na capital do estado, no próximo dia 13 de dezembro, serão realizadas três corridas de rua, em diferentes partes da região metropolitana. No Aterro do Flamengo, os competidores participam da Corrida e caminhada pela vida, uma prova de seis quilômetros; em Copacabana, os amantes das provas de rua estarão na Corrida e caminhada da longevidade, com percursos de 3 km para caminhada e 6 km para corrida; e, na Perimetral, com largada no Píer da Praça Mauá, a Corrida dos Engenheiros e Arquitetos também terá seis quilômetros.
Mas, embora seja uma saudável atividade de lazer, os especialistas alertam: antes de sair correndo pelas ruas da cidade, é preciso avaliar a saúde com médicos. É fundamental fazer um check-up clínico e ortopédico. Outros exames indispensáveis são avaliação física com eletrocardiograma de esforço, teste de capacidade aeróbica e de biomecânica, realizado para analisar o tipo de pisada.
E pernas, para que te quero?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Basquete / Flamengo, favorito, é o adversário do Municipal nas finais do Estadual masculino

Confirmando as expectativas, a equipe de basquete do Flamengo venceu novamente a do Cabo Frio, na noite desta quarta-feira (2 de dezembro), em jogo na casa do adversário. O placar final foi de 100 x 48. Agora o Flamengo irá disputar as finais contra o Municipal. Os dois primeiros jogos serão na casa do clube da Tijuca. O primeiro na próxima segunda-feira (7 de dezembro) e o segundo, na quarta-feira, dia 9.