segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Futsal / ‘Sangue’ novo nas quadras para reviver tempos de glória

Da Redação do EsporteAgito
Não é só no futebol de campo que o América pretende voltar aos tempos de glória que fizeram do clube rubro da rua Campos Sales, décadas atrás, uma das cinco maiores potências esportivas do nosso estado, ao lado de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.
Também nas quadras, o América está trabalhando forte para voltar a brilhar. E no que depender da dedicação e do entusiasmo da nova diretoria, comandada pelo presidente Ulisses Salgado, esse resgate da tradição vencedora do clube pode acontecer bem antes do que os próprios torcedores e simpatizantes do “segundo clube de todo carioca” imaginam.
O futsal é uma das modalidades a espelhar esse novo momento. Neste domingo (13 de setembro), o time principal masculino estreou com vitória no Campeonato Estadual Adulto, promovido pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro, batendo o Comary/Teresópolis por 2 a 0 na casa do adversário.

O objetivo do clube é ambicioso - o título ou, pelo menos, ficar entre os três primeiros colocados. Mas, o que a princípio poderia parecer uma missão nem tão complicada assim, já que apenas oito clubes disputam o campeonato, se torna um desafio importante quando quatro desses adversários são também reais postulantes ao título: Flamengo (atual campeão estadual), Poker/Ikinha/Petrópolis (campeão carioca), USS Vassouras (vice-campeão carioca) e Vasco.
Para fazer frente a essas equipes de igual para igual, o América remontou todo o elenco, chamando de volta alguns jogadores que defenderam o clube no ano passado e trazendo reforços do exterior e de outras equipes do Rio.
Somente da Espanha vieram Marcelinho, Otero, Gustavo e Bug. Na Rússia, o clube foi buscar Alex. A equipe, que vinha treinando forte para a competição desde agosto, tem ainda como destaques os goleiros Fanta (da seleção carioca de futebol de areia) e Luiz Antonio; Fabinho, ex-Flamengo; e Pedrão, do CFZ de Brasília, que é primo do ex-craque rubro-negro Adílio; além de Saulo, que foi artilheiro pelo Flamengo em 2008.
No comando do time está o ex-jogador Max, que durante anos defendeu a seleção brasileira de futsal, inclusive emprestando seu nome para uma marca de tênis específica para a modalidade.
Confiança é total
O coordenador de futsal adulto do clube, Luiz Antonio, considera os times do Petrópolis e do Vassouras - que fizeram recentemente a final do campeonato metropolitano - os adversários mais difíceis a serem batidos, mas confia plenamente nas possibilidades do América na competição. “No ano passado, chegamos até a semifinal e vencemos a primeira partida contra o Cabo Frio por 7 a 4. Só fomos eliminados porque, no segundo jogo, na Região dos Lagos, a van que levava o time enguiçou e nós perdemos por W.O.”, lembra o coordenador.
Também confiante, o vice-presidente de Esportes Olímpicos, Ricardo Baptista, destaca o esforço do clube para formar um elenco forte.
A nossa maior dificuldade continua sendo a parte financeira, mas conseguimos boas parcerias da Estilo Carioca, da Tropical Rio, da Viseg, da churrascaria Espeto&Brasa e do Cavacas, que acreditaram no nosso projeto. A Estilo Carioca, inclusive, está desenvolvendo um uniforme para o América que, sem dúvida, será o mais moderno e bonito da competição”, revela o dirigente.
O próximo compromisso da equipe rubra no Estadual Masculino Adulto é na quinta-feira (17 de setembro), já contra o poderoso Flamengo, na Gávea, às 20 horas. Apenas na terceira rodada, dia 22 de setembro (terça-feira), o América estreia em casa - no ginásio da Campos Sales - onde recebe o Cabo Frio.
É o início de uma jornada que promete 'sangue', suor e grandes emoções em quadra.

Nenhum comentário: