sábado, 21 de fevereiro de 2009

Boxe / Descaso de canal pay-per-view vira afronta ao consumidor


Lauro Freitas Fº
editor do blog

Na última segunda-feira, dia 16, postamos aqui no blog um comentário sobre o desrespeito do canal pay-per-view (paga para ver) Premiere Combate para com seus “26 mil assinantes” – segundo alardeou recentemente, durante transmissão, um locutor da casa – ao induzir o telespectador a acreditar que a luta entre os pugilistas Vic Darchinyan e Jorge Arce seria transmitida ao vivo (ou pelo menos no dia do evento), quando na realidade o evento – que envolvia a disputa do título unificado da categoria super-moscas, três cinturões em jogo – houvera acontecido uma semana antes.
Pois bem. Não é que o pessoal do Premiere, não satisfeito em frustrar as expectativas dos fãs do boxe naquela oportunidade, resolveu se superar! E agora bateu ainda mais forte, ao privar o assinante de acompanhar ao vivo, neste sábado, duas das mais importantes disputas de título programadas para este ano: Kelly Pavlik (34-1, 30 nocautes), atual detentor dos pesos médios pela OMB e pelo CMB, contra o desafiante obrigatório Marco Antonio Rubio (43-4-1, 38 nocautes); e o fenômeno Miguel Cotto (32-1, 26 nocautes) contra o britânico Micheal Jennigs (33-1, 17 nocautes) valendo o cinturão vago da OMB na divisão dos meio-médios.
O que é mais grave – e aí o desprezo passa a beirar as raias da afronta ao consumidor – é que o próprio canal avisou previamente aos assinantes cadastrados em seu site que a luta entre Pavlik e Rubio seria transmitida AO VIVO na noite do dia 21 de fevereiro. Alguns dias depois, porém, “mudou de idéia” e mandou outro aviso, como se o anterior jamais tivesse existido, divulgando a programação para o dia 28, conforme comprovam as imagens acima reproduzidas.
A indignação para com o tratamento desrespeitoso que os donos da mídia vêm impondo a uma boa parcela da população que curte a nobre arte começa, felizmente, a alcançar repercussão maior. O site Roud 13, talvez o mais completo e atualizado veículo da internet especializado em boxe, publicou nesta sexta-feira (20 de fevereiro) uma crítica na mesma linha da que o ESPORTEAGITO veiculou quatro dias antes. É preciso denunciar essa prática antiética e antipática, sob pena de estarmos todos nós, assinantes do Premiere, passando recibo de idiotas.
Imaginemos no caso do futebol. Você que paga a mensalidade do pay-per-view (cujo preço é praticamente o mesmo do canal de lutas), aceitaria assistir ao jogo do seu time com uma semana de defasagem, já sabendo previamente o resultado da partida?
Em que o fã do boxe, ou de outra modalidade esportiva qualquer, é diferente do aficionado por futebol?
Respondam se puderem os (ir)responsáveis pela programação do Premiere Combate.

Squash / Asapangas Open agita disputa por melhores colocações no ranking estadual

De 13 a 28 de março, os fãs de squash poderão conferir a performance dos melhores atletas cariocas da modalidade no Asapangas Squash Open 2009, torneio que vale pontuação no ranking da Federação de Squash do Estado do Rio de Janeiro. O torneio vai acontecer na Estácio Akxe, na Barra da Tijuca.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ciclismo / Inscrições abertas para o Bike Tour 2009, em Vassouras

Para quem curte andar de bicicleta e adora fazer novos amigos, uma boa pedida é participar do Bike Tour 2009, evento que a Via Pedal – promotora de competições ciclísticas e passeios de cicloturismo – vai realizar no próximo dia 22 de março, na cidade de Vassouras, interior do Estado do Rio.
O Bike Tour 2009 é uma corrida de mountain bike na qual os participantes percorrerão trilhas e estradas da região com uma quilometragem de aproximadamente 50 Km. A competição será disputada nas categorias Elite, Juvenil, Junior, Sub-23, Sub-30, Master A, Master B, Feminino, Especial (deficientes físicos), Estreante, Estreante Local e Cicloturismo. Haverá premiação em dinheiro para as categorias Elite, Sub-23, Sub-30, Master A, Master B.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vassouras que colocará à disposição todo o aparato de segurança para os ciclistas, como ambulância, controle do trânsito e policiamento.
A cidade de Vassouras fica localizada a 110 Km de distância do Rio de Janeiro e é uma cidade história da época do Ciclo do Café, muito conhecida pelas belas fazendas e arquitetura colonial.
Os interessados em participar dessa saudável aventura devem entrar em contato com a Via Pedal pelo telefone (21) 3576–3500 ou 8259-2579 (Horacio Junior) ou, ainda, pelo e-mail: viapedal@viapedal.com. A taxa de inscrição, incluindo transporte e guia credenciado custa R$ 78,00.

Futsal / Metropolitano começa em março. Vasco é o favorito

América, Fluminense, Flamengo, Vasco, Pentágono e Portuguesa são as equipes que disputarão o campeonato metropolitano de futsal, que começa no próximo mês de março. O sistema de disputa será por pontos com jogos de ida e volta, sendo que os quatro melhores se classificam para as semifinais.
O Vasco, que fez diversas e boas contratações visando entrar com força total na Liga Futsal 2009, competição nacional, já é visto como um dos favoritos ao título da cidade. O Flamengo, atual campeão metropolitano, enfraquecido pela grave crise econômica que ameaça a sobrevivência dos esportes olímpicos do clube, estréia no dia 7 de março, às 15h, contra o América no ginásio da Campos Sales.

Futebol / Camisa de Nilton Santos é campeã de vendas

Lançada no último dia 9 de fevereiro, a mais nova camisa da coleção Eternos Ídolos, da grife Estilo Carioca, já é um sucesso. O produto, que reproduz o modelo usado pelo craque alvinegro Nilton Santos no título do Campeonato Carioca de 1962, e está sendo comercializado em parceria com o Botafogo, mostrou-se um verdadeiro campeão de vendas.
Em apenas sete dias esgotaram-se as primeiras 2 mil camisas produzidas, confirmando o carisma do ídolo, reverenciado como a Enciclopédia do Futebol.
Parte da arrecadação proveniente da venda das camisas será destinada ao ex-jogador que, aos 83 anos, enfrenta sérios problemas de saúde.
Estamos todos muito felizes com este resultado. A Estilo Carioca está a todo vapor produzindo novas camisas para que possamos atender aos pedidos que não param de chegar. A confecção é muito trabalhosa, feita praticamente de maneira artesanal e tratamos cada camisa como se fosse a única. É um capricho que o Nilton Santos merece”, explica Flávio Lopes, sócio da grife.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Boxe / Canal ‘pay-per-view’ desrespeita assinantes

Darchinyan: vitória do armênio campeão unificado dos pesos super-moscas só pode ser visto pelo público brasileiro uma semana depois


Lauro Freitas Fº
editor do blog

Pelo que me consta, o sistema de televisão por assinatura chamado pay-per-view pressupõe que o consumidor pague para ver, ao vivo!!!, o evento que está sendo oferecido. Isto, é claro, no caso de eventos avulsos – um jogo, um show, uma luta de boxe...
Compreeende-se que no caso de um canal de televisão pay-per-view, como é o Premiere Combate, das Organizações Globo, não há condições de se exigir que toda a programação, 24 horas por dia, seja ao vivo. Nem há tantos eventos para preencher uma grade dessas e, mesmo se houvesse, os custos para tantas transmissões seria impraticável. Ninguém seria idiota de reivindicar tal sandice.
Contudo, se torna incompreensível quando uma emissora, à qual se paga uma taxa adicional à já salgada mensalidade da assinatura da transmissão por cabo ou parabólica, sonega de seus incautos assinantes um programa – que senão por direito (no aspecto jurídico da palavra), pelo menos por respeito, por ética – deveria ser transmitido no dia e na hora de sua realização.
Foi o que aconteceu neste fim de semana no Premiere Combate, ao anunciar a transmissão, com exclusividade, da luta entre os pugilistas Jorge Arce e Vic Darchinyan. Não era uma luta qualquer; simplesmente estavam em jogo os três cinturões da categoria super-moscas em poder do armênio Darchinyan e que poderiam mudar de mãos, já que o desafiante mexicano trazia em seu cartel dois títulos mundiais e 39 nocautes em 51 vitórias.
Pois bem, ainda que não divulgasse a palavra AO VIVO nas chamadas da transmissão (o que além de mentira, seria crime contra o consumidor), todo um clima foi criado pelo dito cujo canal para que o telespectador acreditasse que o confronto, programado para as 22 horas do sábado, dia 14, seria um evento novo.
Os responsáveis pela programação do Premiere Combate apenas se esqueceram de um detalhe, ou fizeram pouco caso dele: hoje em dia, na era da comunicação instantânea, da informação em tempo real, do YouTube, dos blogs e sites, mesmo um evento exclusivo não pode ser guardado por mais de uma semana, como esses senhores fizeram. Isso mesmo! A tal luta, por sinal das mais empolgantes dos últimos tempos, aconteceu no dia 8 de fevereiro, portanto seis dias antes da sua exibição para o público brasileiro.
É muito chato, e decepcionante, você pagar por um produto e ter sua expectativa frustrada. No caso, esperar para ver um combate que se anunciava emocionante e, dias antes de grudar o olho na telinha, ver o resultado estampado em sites especializados, com direito até a comentários detalhados.
O pessoal do Premiere Combate poderia ter mais sensibilidade e respeito com seus assinantes. Já eliminaram definitivamente as transmissões de boxe da TV aberta, gratuita, a que todos têm acesso. Também não há mais boxe nos pacotes de TV a cabo (fechada e paga). Só restou o famigerado pay-per-view. Mas, cá entre nós, pagar para ver vídeo-tape é um pouco demais.
Ah, só para informar. O campeão Darchinyan demoliu o desafiante Arce em 11 assaltos, a tal ponto que o médico interrompeu a luta. O lutador armênio manteve assim os seus três títulos – da AMB, da CMB e da FIB – unificados.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ciclismo / Passeios gratuitos incentivam o saudável hábito de pedalar

Com o intuito de promover e difundir o uso da bicicleta para o lazer, como prática esportiva e como meio de transporte saudável e barato, a Via Pedal Expedições e Turismo dará em março a largada num projeto bastante interessante, que consiste na realização de passeios ciclísticos noturnos em grupo, pela orla carioca.
De acordo com os organizadores, os passeios têm espírito amistoso, nos quais os participantes perdem calorias, trocam experiências e ganham boas lembranças. A participação é totalmente gratuita e aberta a qualquer pessoa que possua uma bicicleta. E para a completa segurança dos participantes, o grupo vai contar com o apoio de um condutor de cicloturismo credenciado equipado com ferramentas de mecânica e uma médica, pronta para atender a qualquer eventualidade.
Os passeios acontecerão todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas, com ponto de concentração na Rua Marquês de Abrantes, 118 (em frente à estação Flamengo do Metrô).
Os interessados podem obter maiores informações pelos telefones (21) 3576–3500 ou 8259-2579, com Horácio Junior, da Via Pedal, ou pelo e-mail:
viapedal@viapedal.com.

Esporte Comunitário / Vasco abre inscrições para Academia de Esportes

O Vasco da Gama está dando início ao seu projeto de Iniciação Esportiva da Academia de Esportes, em São Januário. Toda criança a partir de quatro anos de idade – e não apenas os filhos de associados - pode se matricular e praticar qualquer das 18 modalidades que o clube oferece. As aulas são ministradas por professores qualificados, em um ambiente ideal para os primeiros contatos com a vida esportiva.
Os treinamentos acontecem em dois ou três dias por semana, de segunda a sexta-feira. Há ainda turmas de futebol aos domingos. Os pais ou responsáveis podem escolher o melhor horário para a prática esportiva das crianças, para não interferir na vida escolar.
As inscrições para a Academia de Esportes Vasco da Gama estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 19h, e sábados e domingos, das 8h às 11h30, no Departamento Infanto-Juvenil de São Januário. Os documentos necessários são: xerox da certidão de nascimento da criança, atestado médico (com validade de seis meses), uma foto 3x4 e xerox do CPF do responsável. Maiores informações pelo telefone 2176-7328 ou pelo e-mail
vpesportesolimpicos@crvascodagama.com.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Futebol / Interferência de dirigente tira Alfredo Sampaio do Madureira

E a cartolagem do nosso futebol continua fazendo das suas.... trapalhadas!
Nesta quinta-feira (5 de fevereiro), o bom técnico Alfredo Sampaio (foto) pediu demissão do Madureira. O motivo? A indevida interferência do presidente do clube, Elias Duba, que mandou embora o preparador físico Alfredo Neto por “julgar” – com todo o seu notório conhecimento técnico sobre a questão – que o condicionamento físico da equipe estava deixando a desejar e que o time precisava de um profissional “com mais bagagem” (Marcio Meira foi contratado).
Além de sentir-se desrespeitado por não ter sido avisado sobre a demissão de seu auxiliar, Sampaio não concordou com a avaliação do dirigente.
A questão é simples. Não acho que só uma pessoa pode ser culpada pelo rendimento positivo ou negativo de uma equipe. Na minha concepção, os jogadores que ainda estão abaixo fisicamente, assim estão, não por falta de qualidade no trabalho de preparação, mas sim porque estão há muito tempo sem jogar. Achei que houve uma avaliação equivocada da diretoria culpar apenas uma pessoa. Por isso, preferi sair”, explicou o técnico.
No lugar de Alfredo Sampaio assumiu Róbson Gabriel, um dos auxiliares técnicos do ex-treinador. Certamente, profissional com muito menos “bagagem” que seu antecessor. E agora, senhor Duba?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Futebol / Red Bull abre testes para jogadores cariocas

O Red Bull Brasil, que disputa o campeonato paulista da Segunda Divisão, abriu inscrições para testes no Rio de Janeiro para jogadores nascidos entre 1992 e 1995, que formarão as equipes sub-15 e sub-17 e disputarão o campeonato estadual a partir de maio.
As avaliações acontecerão nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro (sexta-feira e sábado) e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site
www.redbullbrasil.com.br.
Serão avaliados 500 jogadores por categoria. Os escolhidos irão para a cidade de Jarinu (SP) e permanecerão no centro de treinamento da equipe durante a temporada.
Fundado em 2007, o Red Bull Brasil é o terceiro time da empresa de energéticos, que possui também o Red Bull New York e o Red Bull Salzburg, atual líder do campeonato austríaco.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Futsal / Vasco monta elenco forte para disputar a Liga nacional

Diretoria vascaína quer time capaz de disputar o título da Liga este ano
O elenco de futsal do Vasco da Gama está praticamente definido para iniciar os desafios da temporada 2009. Após fechar com o goleiro Higuita, ex-Cabo Frio, e o ala/fixo Michel Marques, ex-Flamengo, a diretoria cruzmaltina acertou as contratações do fixo Roni, ex-Teresópolis, e do ala Daniel, que estava no futsal português.
Cria de São Januário, Michel já se apresentou e segue treinando normalmente com o restante do grupo, no Vasco Barra. “O projeto do Vasco é muito bom, é um trabalho sério e darei meu melhor para aproveitar esta oportunidade. Será uma experiência única, na qual irei adquirir mais experiência”, comentou o atleta, de apenas 21 anos.
Formado em sua grande maioria por atletas juvenis, o grupo de jogadores vascaíno está empolgado com a oportunidade de disputar a 14ª edição da Liga Futsal - principal competição do salonismo nacional.
E a montagem do elenco ainda não está concluída. De acordo com a diretoria do Vasco, mais dois ou três jogadores serão contratados nos próximos dias, fechando assim o plantel para este ano. Entre os nomes especulados está o de Diego Panazio, também ex-Flamengo.

Futebol / São Cristóvão contrata filho do secretário do presidente da Líbia

O time juvenil do São Cristóvão terá no seu elenco para a temporada deste ano um jogador que veio de muito longe, do norte da África. Mais precisamente, da Líbia, país com pouca ou nenhuma tradição no futebol.
O atacante Ahmed Hadi Absdlan, de 16 anos, apresentou-se na última quinta-feira (29 de janeiro) no campo da rua Figueira de Melo e já começou a treinar com seus novos companheiros.
A vinda de Ahmed para o clube cadete se deu através de um intercâmbio entre a Federação de Futebol da Líbia e a Liga Cultural Árabe-Brasileira. O jogador é filho do secretário particular da família Kadafi, que governa a Líbia desde a sua independência da Itália.

Basquete / Projeto social revive a tradição do Mackenzie no esporte

Clube de grande tradição no basquete nas décadas de 60 e 70, quando, além de várias conquistas, se tornou conhecido por ser formador de atletas – entre os quais, jogadores como Alexey, João Batista e Paulão, que defenderam a seleção brasileira – o Esporte Club Mackenzie parece agora querer retomar o seu caminho de glórias na modalidade.
Um grande passo para isso acaba de ser dado, com a inauguração do núcleo do Rio de Janeiro do projeto Basquete do Futuro Eletrobrás, da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) .
O evento aconteceu no ginásio do clube, no Méier, onde acontecerão as aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30 e das 9h30 às 11h. O projeto Basquete do Futuro é um programa de iniciação ao basquete, cuja finalidade é educar e socializar meninos e meninas carentes de nove a 17 anos através do esporte e, ao mesmo tempo, popularizar e divulgar o basquete. A participação das crianças é gratuita.
Um dos mais empolgados com a iniciativa é o próprio presidente do Mackenzie, Eugenio Bastos. “Esse trabalho que será desenvolvido aqui, com o apoio da Eletrobrás, da Federação de Basquete do Rio de Janeiro e da CBB, é importantíssimo para que o Mackenzie possa voltar a revelar grandes valores. Espero que futuramente tenhamos atletas que possam vestir a camisa do Brasil como outros já fizeram”, comentou.
O vice-presidente da Confederação, Roberto Beck, espera que o projeto ajude o Mackenzie a reerguer seu basquete. O clube ficou 15 anos sem time e, apenas em 2007, as equipes de base voltaram a treinar. Hoje, disputam o campeonato estadual do Rio nas categorias mirim e infantil.

Foto: Divulgação/CBB