segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Boxe / Roubaram o sonho do velho Holy

Lauro Freitas Fº
editor do blog

Numa garfada vergonhosa, que certamente entrará para a história como uma das decisões mais lamentáveis do mundo do boxe, os jurados impediram descaradamente na noite deste sábado (horário de Brasília) que o lendário pugilista Evander Holyfield conquistasse o seu 5º título mundial dos pesos pesados aos 46 anos, o que o tornaria também o campeão mais velho da categoria em todos os tempos.
Embora mostrasse boa forma física e tenha levado ampla vantagem em todos os rounds de sua luta contra o gigante russo Nikolay Valuev, o contestado campeão da Associação Mundial de Boxe (AMB), Holyfield e seus golpes não foram suficientemente fortes para derrotar os interesses econômicos que envolviam o confronto. Resultado: um jurado viu empate e os outros dois viram a vitória do desengonçado e estático Valuev, que durante toda luta deve ter acertado, no máximo, três golpes no veterano Real Deal.
Holyfield, que adiara sua aposentadoria por uma bolsa de US$ 750 mil (estaria passando por dificuldades financeiras, segundo noticiaram algumas agências internacionais), disse após a luta, em tom conformado, que se preparou para vencer e que tinha batido em Valuev mais do que apanhou, mas que a decisão dos jurados não o surpreendeu.
Corre nos bastidores a versão de que o russo estaria sendo “preservado” para colocar o cinturão em jogo contra um dos irmãos Klitschko (Vitali ou Wladimir), combate bem mais “lucrativo” do que uma luta contra um campeão no ocaso de sua carreira.
É sempre bom lembrar uma declaração de Evander Holyfield logo após as Olimpíadas de Pequim – e publicada aqui no nosso blog – de que, infelizmente, hoje no esporte o dinheiro é mais importante que a própria conquista.

Nenhum comentário: