segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Basquete / Novo campeonato brasileiro começa em janeiro

A temporada 2009 do basquete brasileiro começa no dia 23 de janeiro com a abertura do Novo Basquete Brasil – o campeonato brasileiro masculino organizado pela recém-criada Liga Nacional de Basquete (LNB), com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) – que terá a participação de 15 equipes.
Também em janeiro, Flamengo/Petrobras (RJ) e Universo/Brasília (DF), respectivamente campeão e vice do Nacional 2008, estréiam na Liga das Américas. O Pitágoras/Minas (MG) já está classificado para a Final Four da competição, no mês de fevereiro. O início da 12ª edição do Campeonato Nacional Feminino está marcado para 2 de outubro.
As seleções brasileiras terão como principal evento a Copa América Pré-Mundial Adulta que irá classificar para o 16º Campeonato Mundial em 2010. A equipe masculina disputa a seletiva no México, de 21 a 31 de agosto. Os quatro primeiros colocados garantem a vaga no Mundial da Turquia. Somente Brasil e Estados Unidos disputaram as 15 edições. Já a seleção feminina busca a vaga para o Mundial da República Tcheca em Cuiabá, em Mato Grosso, de 23 a 27 de setembro.
A seleção sub-19 feminina tem pela frente o Campeonato Mundial da Tailândia, de 23 de julho a 2 de agosto. E as equipes sub-16 masculina e feminina disputam a Copa América – Pré-Mundial na Argentina, no mês de junho. De 20 a 31 de maio, a seleção sub-17 masculina briga pelo título no Sul-Americano do Uruguai, enquanto na segunda quinzena de junho é a vez da sub-17 feminina disputar o Sul-Americano da categoria.

Nenhum comentário: