quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Agito & Boa Forma / Festas de final de ano x boa forma: quem vence essa briga?

Dr. Fabio Ravaglia

Está aberta a temporada da boa mesa e das tão esperadas férias de verão. Nesta época do ano, a maioria das pessoas se prepara para desfrutar das festas de confraternização, das ceias e dos almoços de Natal e Ano Novo. Mas, comer bem ou descansar bastante não significa que se deva esquecer da saúde e da boa forma. Recomendo manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos para continuar com o corpo em bom funcionamento e aproveitar ainda mais as alegrias da vida. Estar atento à educação alimentar é muito importante! Nessa época, os cuidados devem se voltar para evitar os excessos na alimentação e para a tendência de abandonar as atividades físicas.
No final do ano, esquecer da rotina vira bandeira para quase todos. O exercício ideal é deixar os problemas de lado, mas lembrar que o corpo humano precisa de atenção sempre. Uma dieta balanceada, adequada ao clima quente, e a prática de atividades físicas ajudam a pessoa a se sentir bem disposta e a ter um corpo saudável. Caso contrário, após as férias, os descontrolados acabam recorrendo a dietas rigorosas ou ingressam em academias para perder peso.
A relação entre saúde e alimentação é muito estreita e deve ser incorporada ao dia-a-dia, servindo de aliada para manter as condições físicas em ordem e até para combater e tratar várias doenças. Por exemplo, você sabia que determinados alimentos podem atuar no combate à depressão? Isso acontece porque eles contêm substâncias que estimulam a síntese de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar de nosso organismo. Alguns alimentos ajudam na produção de cálcio, tão necessário aos ossos. Outro exemplo é válido para quem tem diabetes e precisa evitar ou controlar a quantidade de açúcares, não comendo doces principalmente.
Mesmo com fartura na mesa das tradicionais ceias, lembre-se de que não convém comer e dormir logo em seguida. Isso dificulta a digestão. Procure fazer as quatro refeições todos os dias, assim você evita comer demais de uma só vez. Controle-se para não ingerir quantidades maiores do que as que você está acostumado, evitando o mal-estar de sentir a barriga pesada. Prefira frutas, saladas, carnes e grãos poucos condimentados. Outra dica é apenas provar os pratos mais pesados ou mais gordurosos. Resistir à tentação da gula é um desafio a ser vencido.
Quanto às bebidas alcoólicas, é sempre bom lembrar que além de provocarem o estado de embriaguez, têm altos teores de açúcar, portanto, engordam. Quem aprecia os sabores das bebidas alcoólicas, pode aproveitar os momentos dos brindes, mas evite repetir a dose. Não convém beber com o estômago vazio. Também tenha responsabilidade: se beber, não dirija.
No que se refere à atividade física, dois casos extremos convivem nos períodos de festas de final de ano e férias – as pessoas ativas que abandonam os exercícios físicos e as que acham que nas férias têm tempo livre para os esportes que nunca praticam. O segredo do bom condicionamento físico está na regularidade da prática de atividades. Não é raro ver nos hospitais homens com lesões por jogarem futebol só quando encontram a turma no final do ano. Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física é necessário fazer uma avaliação médica. Nunca esqueça do check-up de rotina com o seu médico de confiança. Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados. Concordo que a atividade física deve ser um momento de lazer, mas é preciso passar por uma avaliação para checar se o corpo está apto a executá-la.
As pessoas que mantêm atividades físicas regulares não devem abandoná-las! Sugiro que usem a criatividade e continuem praticando os movimentos habituais que fazem nas quadras, academias ou em outros locais. Na praia ou no campo há a possibilidade de fazer, pelo menos, uma parte dos exercícios habituais. Lembrem-se que o alongamento antes e depois é fundamental para evitar lesões. Considero um risco aqueles que buscam atividades físicas em esportes radicais. Fique atento a seus limites e observe as condições de segurança do local, dos equipamentos disponíveis e tudo mais.
É importante escolher os horários antes das 10 ou após as 16 horas para não se submeter ao sol muito forte. De toda forma, o protetor ou bloqueador solar é sempre necessário. A ingestão de líquidos, isotônicos e água deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Use roupas leves e confortáveis. Um boné ajuda a proteger o rosto da ação dos raios solares. Quanto ao calçado, vale a dica de sempre: tênis!
Então, deixe as preocupações para o ano velho e aproveite seus momentos de lazer com muita alegria e saúde. Os pensamentos positivos contribuem fortemente para o equilíbrio emocional, fator que influencia diretamente na saúde.
Dr. Fabio Ravaglia é médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, organização não-governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção

Nenhum comentário: