terça-feira, 6 de maio de 2008

Futebol / Conheça Caio Júnior, o novo técnico do Flamengo

Por Pedro Leonardo

Caio Júnior, o novo técnico do Flamengo, faz parte da nova geração de bons treinadores brasileiros. Apesar de jovem (43 anos), o substituto de Joel Santana já tem cerca de seis anos de experiência à beira do gramado.
O técnico vai reencontrar no Rio de Janeiro dois ex-companheiros da época em que jogava pelo Grêmio. Caio jogou ao lado de Renato Gaúcho, atual treinador do Fluminense, até 1986, e foi campeão estadual em 1987 junto com Cuca, atual comandante do Botafogo.
Em 2005, Caio Júnior conseguiu seu primeiro grande feito na carreira de treinador. Quando comandava o Cianorte, a equipe paranaense aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Corinthians de Tévez, Carlos Alberto e Roger. A partida valia pela ida da segunda fase da Copa do Brasil. Entretanto, a equipe paulista acabou vencendo por 5 a 1 o jogo de volta, em São Paulo, e conseguiu a classificação.
Já em 2006, Caio conseguiu uma conquista que deve ter dado satisfação aos rubro-negros. O técnico levou o Paraná Clube à quinta posição do Campeonato Brasileiro, assegurando a classificação para a Copa Libertadores. O detalhe é que o time paranaense brigava pela vaga com o Vasco, que terminou em sexto.
Este bom desempenho levou Caio Júnior ao Palmeiras no ano seguinte, quando terminou o Brasileirão em sétimo e foi eleito o terceiro melhor treinador da competição.
Em 2008, o técnico foi contratado pelo Goiás. No entanto, conseguiu apenas o vice-campeonato estadual, após ser derrotado nos dois jogos da final pelo Itumbiara.
Apesar de ser reconhecido como um bom técnico, Caio Júnior ainda não conquistou títulos de expressão. Pelo Paraná Clube, venceu o Estadual de Juniores em 2002 e foi campeão do Interior pelo Cianorte em 2004.

Curta carreira como jogador
Revelado nas categorias de base do Grêmio, o atacante Caio Júnior conquistou um tricampeonato gaúcho nos anos 80 e foi artilheiro do estadual de 1985, com 12 gols.
Teve passagens pelo futebol português e interior de São Paulo, além de ter conquistado o campeonato paranaense em 97 pelo Paraná.
Em 1999, pendurou as chuteiras aos 34 anos, quando atuava pelo Rio Branco-SP.

Perfil
Luiz Carlos Saroli
Nascido em 8/3/1965
Natural de Cascavel-PR
Clubes (jogador): Grêmio, Vitória de Guimarães-POR, Estrela da Amadora-POR, Internacional, Belenenses-POR, Novo Hamburgo-RS, Paraná Clube, XV de Piracicaba, Paulista de Jundiaí, Iraty-PR e Rio Branco-SP
Clubes (técnico): Paraná Clube, Cianorte-PR, Londrina, Juventude, Gama, Palmeiras e Goiás.

Foto: Marcos Arcoverde / Fotocom.net

Nenhum comentário: