segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Flamengo vence Vasco em jogo emocionante e vai à final

Por Pedro Leonardo
Neste domingo, o Flamengo venceu o Vasco por 2x1 em jogo válido pelas semifinais da Taça Guanabara. Um dia após "Tropa de Elite" vencer o Festival de Berlim, um público de 61.209 pessoas assistiu a um jogo com pitadas de drama, aventura e ação. Mesmo com desfalques, os dois times protagonizaram uma partida que, certamente, valeu o ingresso.
O protagonista da tarde, o atacante Edmundo, parecia ser o herói. Começou o jogo fazendo jogadas de efeito e, aos 18 minutos, cobrou uma falta para fora. Na seqüência, o Flamengo assustou. Após uma falha de Amaral, Diego Tardelli entrou na área pela esquerda, mas Tiago se antecipou bem. Logo depois, Tardelli cruzou para Souza, que cabeceou a bola no pé da trave.
Aos 27 minutos, Calisto cobrou falta e o goleiro rubro-negro Bruno fez uma boa defesa, jogando para escanteio. Após a cobrança, confusão na área. A bola bateu em Edmundo, mas não entrou. Aos 31, o Animal deu um ótimo lançamento para Amaral, que avançou e tocou para Alan Kardec. O atacante chutou forte da entrada da área, sem chances para Bruno, e abriu o placar.
Aos 40 minutos, Fábio Luciano tentou dominar a bola próximo à pequena área, mas foi desarmado. Dois minutos depois, Juan cobrou falta e o zagueiro subiu livre para cabecear no canto do gol de Tiago.
No intervalo, o técnico Joel Santana trocou Diego Tardelli por Marcinho, mostrando que sua proposta era continuar a atacar com velocidade. A mudança surtiu efeito. Em três minutos, o Flamengo já havia feito duas jogadas rápidas pela esquerda.
Aos 5 minutos da segunda etapa, o protagonista do jogo voltou a aparecer. Ibson derrubou Morais na área e o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca assinalou pênalti. A torcida pediu e Edmundo cobrou. No entanto, atacante chutou fraco e o goleiro Bruno defendeu. O Animal repetia o papel de vilão, que havia interpretado em 2000, ao perder, na mesma baliza, uma cobrança na final do Mundial de Clubes.
O Vasco sentiu o golpe e o Flamengo passou a dominar a partida. Aos 12 minutos, Ibson chutou forte da intermediária e Tiago fez uma linda defesa. O técnico vascaíno Alfredo Sampaio ainda perdeu Alan Kardec, que saiu de campo sentindo o músculo adutor da perna esquerda. Abuda entrou no seu lugar, mas não acrescentou muito ao time.
Aos 27, Marcinho acreditou numa bola que saía pela linha de fundo e cruzou para Souza, que cabeceou para fora. Quatro minutos depois, outra jogada pela esquerda. Juan avançou com facilidade e chutou cruzado. A bola passou perto do gol.
O volante Andrade substituiu Amaral aos 33 minutos e, apenas 18 segundos depois, fez uma falta em Juan na intermediária. Cristian chutou forte e o goleiro vascaíno não segurou, obrigando a zaga a jogar para escanteio. Após a cobrança, o zagueiro Ronaldo Angelim, livre, cabeceou para a rede. Num lance que parecia ter efeitos especiais, a bola bateu na trave esquerda e passou por trás de Tiago antes de entrar. Era o gol da virada rubro-negra.
Aos 38, o Vasco ainda teve uma chance em falta próxima à área. No entanto, Tiago cobrou na barreira. Já nos acréscimos, Cristian, por pouco, não aumenta o placar. Após um contra-ataque, chutou forte, mas o goleiro vascaíno fez outra boa defesa.
Esta foi a primeira vitória do Flamengo em um clássico no Estadual desde 25 de fevereiro de 2006, quando venceu o Botafogo por 3x2. O Glorioso, aliás, será o adversário dos rubro-negros na final da Taça Guanabara no próximo domingo. O Gigante da Colina só volta à ação na abertura da Taça Rio, no dia 1o ou 2 de março, contra o Boavista.

Na foto, os rubro-negros Obina e Ibson comemoram mais uma vitória sobre o rival Vasco
Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.net

Nenhum comentário: