Da Redação do EsporteAgito
Corre o risco de fazer água o Movimento Esportivo de Petrópolis (MEP), que foi criado em 2010 com o objetivo de inserir Petrópolis na estrutura dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai receber nos próximos anos. Através de várias ações, sendo a principal delas o patrocínio de equipes esportivas locais, o MEP começa a sofrer do mal que, infelizmente, acomete a maioria dos projetos “alternativos” em nosso país: a falta de confiança e de interesse dos investidores em apostarem em novas idéias, avessos que são ao risco e pouco dispostos (alguns por acomodação e outros por ganância) a incentivar novas iniciativas.
Esta cruel realidade do nosso mercado acaba de resultar na primeira grande baixa no projeto. O consultor João Henrique Areias (foto), considerado o “papa” do marketing esportivo do país, foi demitido no último dia 14 da Petrópolis Gestão Esportiva (PGE), empresa que gerencia o MEP, sob a alegação de que “as despesas estão superando as receitas”.
Em nota, Areias manifestou sua surpresa e uma certa decepção com a demissão tendo em vista que, segundo ele, é a primeira vez que é dispensado de uma organização desde que começou a sua vida profissional, aos 15 anos, numa fábrica de calçados. Além do mais, acrescenta o consultor, “o projeto de patrocínio esportivo vinha sendo desenvolvido normalmente, com algumas perspectivas de fechamento de contratos, mesmo com a instabilidade gerada com a saída repentina do Serrano e Pé de Vento, o que prejudica as relações com o mercado”.
Areias se refere à equipe de atletismo Pé de Vento, uma das melhores do país, que teve recentemente a sua parceria com a PGE cancelada, após 11 meses, por dificuldade de obtenção de patrocínios. Durante esse tempo, a empresa custeou o salário dos atletas, viagens, estadias, além da parte de marketing e comunicação da equipe, sem conseguir compensar o investimento. Assim também aconteceu com o time de futebol do Serrano F.C., excluída do projeto esportivo antes do primeiro ano de contrato. Atualmente, o MEP apoia a Liga Petropolitana de Desportos (LPD) e as equipes de futebol e de futsal do Imperial.
João Henrique Areias ganhou notoriedade ao ser um dos artífices do Clube dos 13, com a criação e comercialização da Copa União de 1987. Também ocupou o cargo de vice-presidente de marketing do Flamengo.
Foto: Divulgação/MEP
Nenhum comentário:
Postar um comentário