quinta-feira, 10 de novembro de 2011

LUTAS / Disputas de cinturão mundial no MMA e no boxe ‘brigam’ pela audiência na TV neste fim de semana

Da Redação do EsporteAgito

Desprezados, até pouco tempo atrás, por boa parte do público brasileiro que torcia o nariz para modalidades tidas como “pura violência”, os esportes de luta – principalmente o MMA (artes marciais mistas, sucessor do vale tudo) e o velho e bom boxe (chamada pelos aficionados de “nobre arte”) – vêm ganhando cada vez mais espaço nas telinhas de TV, que descobriram (ou redescobriram, no caso do boxe) um novo e promissor filão publicitário.

Até mesmo a “poderosa” Rede Globo se rendeu à realidade dos fatos. Com a crescente popularidade do MMA no país, a emissora da família Marinho, após tomar um banho da nanica Rede TV! na transmissão do UFC Rio, em setembro passado, fez valer seu maior poderio financeiro e fechou contrato com a empresa que promove o maior evento de MMA do mundo para a transmissão dos seus principais eventos também em TV aberta no Brasil.

O resultado é que, neste próximo final de semana, o que não vai faltar para os fãs de lutas é opção para curtir.

A própria Globo anuncia para a meia-noite e quinze de sábado para domingo a estreia do UFC Combate, com a transmissão ao vivo, direto dos Estados Unidos, da disputa entre o brasileiro Junior Cigano dos Santos contra o atual campeão dos pesos pesados, o norte-americano Caim Velásquez, valendo o cinturão da categoria. A narração será de Galvão Bueno e comentários do ex-campeão do UFC Vitor Belford.

A Rede TV!, por sua vez, que ficou “órfã” do evento, mas tem contrato até 31 de dezembro para exibição de lutas já realizadas, anuncia para as 22 horas uma espécie de “esquenta”, apresentando uma edição especial do programa UFC Sem Limites com todas as sete lutas de Cigano no Ultimate, combates que o levaram a desafiar Velásquez pelo cinturão.

Mas, quem quiser acompanhar ao vivo e na íntegra todo o evento deste sábado, o Combate – canal de lutas em pay per view da Globo – transmitirá, a partir das 19h45, as lutas dos cards preliminar e principal, inclusive em alta definição.

E os que preferem o boxe ao MMA não poderiam ter melhor opção: também no sábado, no final da noite, o canal por assinatura Sportv mostra ao vivo o combate entre o filipino Manny Pacquiao (53-3-2, 38 nocautes) – considerado o melhor pugilista da atualidade em todos os pesos – contra o mexicano Juan Manuel Marquez (53-5-1, 39 nocautes), que se enfrentam pela terceira vez, agora disputando o título meio médio da Organização Mundial de Boxe, em poder de Pacquiao. Na preliminar, também com transmissão do Sportv, o norte-americano Timothy Bradley coloca em jogo seu cinturão super leve pela mesma Organização Mundial de Boxe contra o desafiante cubano Joel Casamayor.

O aperitivo deste fim de semana de grandes decisões nos esportes de luta começa já na madrugada de sexta-feira para sábado, também no canal Sportv. E com ingrediente extra: o pugilista brasileiro Michael Oliveira – tido como a grande promessa do boxe nacional – encara o norte-americano Xavier Tolliver no combate que antecede a mais uma disputa de título mundial, na categoria super meio médio da Associação Mundial de Boxe, entre o norte-americano Austin Trout e o australiano Frank LoPorto.

Difícil vai ser sair de frente da televisão.

Nenhum comentário: