segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Boxe / As melhores lutas da história (1)

Da Redação do EsporteAgito
O ESPORTEAGITO fez uma rápida pesquisa na internet procurando saber quais são consideradas as dez melhores lutas da história do boxe. Descobriu que, como não existe um ranking oficial sobre o tema, há muitas controvérsias. São várias as listas e, como acontece naquelas famosas votações dos melhores jogadores de todos os tempos ou das seleções dos maiores craques e do time dos sonhos de cada clube, há uma diversidade de opções que variam de acordo com a preferência de quem vota e de cada autor das citadas listas.
Mas há alguns combates que são praticamente consenso. Um deles, que aconteceu em 14 de setembro de 1923, em Nova York (EUA), tinha no ringue o lendário campeão mundial dos pesos pesados Jack Dempsey enfrentando o desafiante argentino Luis Angel Firpo pelo cinturão da categoria.
O resumo desta memorável luta – que você pode acompanhar, a seguir, no vídeo editado pela ESPN norte-americana – foi assim descrito pelo jornalista Artur Louback Lopes, do site Mundo Estranho, que publicou uma dessas listas das “dez mais”:
“Nos primeiros segundos, o argentino Firpo derrubou Dempsey. Irado, o campeão devolveu-lhe sete quedas consecutivas. O argentino não só resistiu como jogou Dempsey para fora do ringue. Tudo isso no primeiro round! No segundo, o campeão liquidou o combate e manteve o cinturão. Essa luta, considerada uma das mais movimentadas da história do boxe, teve 12 quedas em apenas dois rounds.”


Nenhum comentário: