domingo, 15 de novembro de 2009

Boxe / Pacquiao arrasa Cotto, ganha mais um título e vira mito do boxe mundial

Lauro Freitas Fº
editor do blog

Numa luta sensacional, empolgante em todos os rounds, o pugilista filipino Manny Pacquiao fez história na madrugada deste sábado para domingo (no horário de Brasília) ao demolir, literalmente, o campeão porto-riquenho Miguel Cotto, arrebatando-lhe o cinturão dos meio-médios da Organização Mundial de Boxe (OMB) e conquistando o seu sétimo título em sete categorias distintas.
Quem esperava a melhor luta do ano, certamente não contava com tanto. No lotado MGM Grand, em Las Vegas (EUA), o que se viu foi um verdadeiro show de técnica e precisão do filipino, que desde o início do combate não se intimidou com a força dos punhos e a brilhante trajetória de Cotto – até então derrotado uma única vez, pelo mexicano Antonio Margarito, em um cartel de 34 vitórias e 27 nocautes.
Valendo-se de sua maior agilidade e de uma velocidade impressionante, Pacquiao foi aos poucos minando a resistência do oponente, aplicando sequências de golpes que terminaram por desfigurar o rosto do porto-riquenho, que jamais conhecera tamanho castigo (nem mesmo quando perdeu para Margarito).
Apesar de duas quedas impostas por Pacquiao ainda nos primeiros assaltos, Miguel Cotto, demonstrando muita garra e um invejável poder de encaixe (capacidade de absorver golpes) agüentou de pé a saraivada de jabs, uppers e ganchos impiedosamente desferidos contra ele até o minuto inicial 12º e último round, quando o juiz da contenda resolveu interromper, dando a vitória ao boxeador filipino por nocaute técnico.
Agora ostentando uma performance de 50 vitórias, 38 nocautes, três derrotas e dois empates, Manny Pacquiao não só consolida sua posição de maior pugilista da atualidade em todos os pesos como ascende à categoria de mito do boxe mundial, numa constelação que inclui Mohammed Ali, Joe Louis, Rocky Marciano, Sugar Ray Leonard, Mike Tyson, Thomas Earns, George Foreman, Oscar de La Hoya, Roy Jones Jr., Floyd Mayweather Jr., entre outros.
Especula-se, inclusive, no meio pugilístico, que a próxima luta de Pacquiao será contra Mayweather Jr., num confronto de duas estrelas de primeira grandeza. Tomara que aconteça!

Veja aqui o vídeo dos dois últimos rounds deste memorável confronto.



Nenhum comentário: