quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CURIOSIDADE / Futebol também é coisa para robôs

Da Redação do EsporteAgito (com informações de press release)

Só faltava essa! Depois dos campeonatos virtuais de games, que relegaram o tradicional jogo de botões a uma atividade pré-histórica, agora também robôs disputam competições de futebol. Vejam só esta pitoresca notícia.

Sem perder uma só partida, o time de futebol de robôs do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Bernardo do Campo (SP), conquistou o bicampeonato na Competição Brasileira de Robótica, que terminou no dia 21 de setembro, na Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais. A partida final foi contra o Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro e a equipe da FEI goleou por 7 a 1.

Os robôs da FEI competiram na categoria Small Size, também conhecida como F-180. O time é composto por cinco robôs, de 15 cm de altura.

Em 2010, o time da FEI conquistou o título de campeão brasileiro e o primeiro lugar na competição latinoamericana, durante disputas realizadas na própria instituição. “Agora, nosso próximo desafio é preparar os robôs para o campeonato mundial, que acontecerá no México ano que vem”, afirmou Flavio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação e do projeto de futebol de robôs.

Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, além de quatro baterias, de 7,4 volts. O time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 metros quadrados, onde os robôs são comandados por programa de computador executado em tempo real. Duas câmeras, instaladas a quase 4 m de altura, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofrequência.

A categoria Small Size, também conhecida como F-180, é bastante desenvolvida em todo o mundo por equipes norte- americanas, européias e asiáticas, e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades.

Nenhum comentário: