quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BASQUETE / Flamengo passeia e faz de estadual esvaziado um treino de luxo

Da Redação do EsporteAgito

Em um torneio completamente esvaziado, disputado por apenas quatro equipes que jogam entre si, em turno e returno, somente para definir a ordem de classificação para as semifinais, o Campeonato Estadual de Basquete, categoria adulto masculino – que deveria ser a principal competição da modalidade no Rio de Janeiro – já tem praticamente definido o primeiro semifinalista, mesmo ainda tendo o segundo turno pela frente: o Flamengo.

Isto se explica pela gigantesca disparidade técnica que existe entre o milionário time da Gávea – um dos mais fortes do país – e seus adversários locais: o Tijuca Tênis Clube, o Macaé Sports e o Iguaçu BC.

Utilizando o Estadual como forma de aperfeiçoar a equipe para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB) em novembro, inclusive dando maior entrosamento aos jogadores recém-contratados ou que não são titulares, os rubro-negros já estrearam atropelando o fraquíssimo Iguaçu por 107 a 23, no último sábado (17 de setembro), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. O destaque do jogo foi o americano David Jackson, cestinha com 26 pontos.

Mesmo sem contar com as estrelas Leandrinho, Marcelinho Machado, Duda e o argentino Kammerichs, que talvez nem joguem o Estadual ou entrem somente nos jogos finais, o Flamengo continuou arrasador nas duas rodadas seguintes, contra o Tijuca (74 a 47, na quadra do adversário, dia 19 de setembro), e diante do Macaé (107 a 83, no ginásio Juquinha, na cidade do interior fluminense). Na outra partida válida pelo turno, o Tijuca, como visitante, bateu o Macaé por 89 a 77.

Esta primeira fase será completada nos próximos dias 28 (quarta-feira) e 30 (sexta-feira), quando o Iguaçu enfrenta, respectivamente, o Tijuca TC e o Macaé Sports.

Antes disso, porém, antecipando seus compromissos no returno do campeonato, o Flamengo joga nesta sexta-feira (23 de setembro) contra o Macaé, na Gávea; na segunda-feira (26) contra o Tijuca, também em casa; e no dia seguinte, outra vez no seu ginásio, contra o Iguaçu.

Depois disso, espera a fase semifinal, marcada para acontecer entre 17 e 21 de outubro, segundo o calendário divulgado pela Federação de Basquete do Rio de Janeiro (Fberj). Os jogos finais acontecerão nos dias 24 e 26 de outubro, estando reservada também a data de 28, caso haja necessidade de um jogo de desempate para definir o campeão estadual.

A classificação do torneio até o momento é a seguinte:

1º - Flamengo – três vitórias

2º - Tijuca TC – uma vitória e uma derrota

3º - Iguaçu BC – uma derrota

4º - Macaé Sports – duas derrotas

Na foto, sobe a bola para o Flamengo no Estadual, contra o Iguaçu (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Nenhum comentário: