domingo, 21 de novembro de 2010

Cultura do Esporte / O mestre da ‘palavra fácil’ ganha biografia

No próximo dia 2 de dezembro, numa grande festa para amigos, convidados e imprensa, na sede do Botafogo, será lançado o livro Minha Gente – Luiz Mendes, o Mestre da Crônica Esportiva do Brasil, biografia daquele que é considerado, com justiça, o maior ícone do jornalismo esportivo do Brasil.
Escrito pela jornalista Ana Maria Pires e produzido pela Editora 7Letras, a obra descreve a vida do “comentarista da palavra fácil”, desde sua infância no interior do Rio Grande do Sul até a análise da Copa do Mundo da África do Sul, passando por todas as etapas da vida pessoal e profissional de Luiz Mendes. A escolha da data do lançamento também é uma homenagem a Mendes, que em dezembro comemora 70 anos de carreira, 66 da fundação da Rádio Globo e 63 anos de casamento com a atriz Daisy Lúcidi.
Segundo a autora, durante a narrativa, o leitor descobrirá que foi Luiz Mendes quem primeiro deu a notícia do fim da Segunda Guerra Mundial; que foi Luiz Mendes quem criou o repórter de campo; que foi de Mendes a idéia de criar A Grande Revista Esportiva Facit – a primeira e melhor mesa redonda da história da televisão brasileira – e a inesquecível TV Rio Ringue.
Enfim, uma leitura obrigatória para quem quiser entender, realmente, por que o futebol é uma arte.

Nenhum comentário: