segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Coluna / AGITANDO O PAPO




Lauro Freitas Fº
esporteagito@gmail.com


Davi x Golias, a história se repete
Ninguém me contou. Eu mesmo vi, com esses olhos que um dia a terra há de comer e graças ao pay-per-view que minha paixão pelo esporte me obriga a desembolsar todo mês. Vi, creiam, a reedição de um duelo bíblico via satélite! Vi um misto de Davi e Super-Homem massacrar impiedosamente um Golias atordoado (embora forte e brioso) pelo menos 15 centímetros mais alto e sete quilos mais pesado, o que em qualquer espécie de confronto físico é uma tremenda desvantagem.
Vi um Manny Pacquiao espetacular, ágil, inteligente e de punhos fortes e certeiros a furar, insistente, a guarda fechada do ex-campeão mundial Antonio Margarito, neste dia mais para “Atônito” Margarito.
Enfim, eu vi uma das melhores lutas dos últimos anos e só por isso já valeu a pena esperar acordado até as três da matina e assistir a várias preliminares meio chochas. De um lado, o mexicano Margarito, que segundo se alardeava, vinha “mordido”, querendo provar que fora “injustiçado” no episódio do gesso nas bandagens (descoberto antes da luta em que foi derrotado por Shane Mosley) – que lhe custou um ano fora dos ringues e a antipatia de boa parte dos amantes do bom boxe, que preferiam vê-lo banido do esporte.
De outro, o filipino Pacquiao – o Pac Man – cujo noticiário sugeria não estar o maior pugilista peso por peso da atualidade na sua melhor forma, pois se elegera deputado em seu país e o treinamento ficara restrito às noites, após o expediente parlamentar. Afora isso, a disputa seria pelo cinturão vago dos médio-ligeiros do Conselho Mundial de Boxe (CMB), o que significava, simplesmente, sete categorias acima, ou seja, cerca de 18 quilos acima da que Pac Man ganhou seu primeiro título mundial.
Bastou, porém, soar o gongo para que todas as diferenças ficassem para trás: a suposta má preparação de Pacquiao, a gana de Margarito, a disparidade de peso e de altura. Tudo se resumiu à técnica refinada e à perfeição dos movimentos e dos golpes do pequeno grande filipino.
Restou a Margarito um grande mérito: a coragem. Apanhou os 12 rounds, terminou com o rosto desfigurado, mas nunca se entregou. Caiu de pé, valorizando ainda mais o feito deste fenomenal Manny Pacquiao.
Recomendo a quem não pôde acompanhar esse combate histórico, inclusive por não ter o tal do pay-per-view, que dê uma olhada no YouTube. Vale muito a pena, eu garanto.
*********
Realmente uma pena é que, muito em breve, não teremos mais o prazer de ver ao vivo os verdadeiros shows de boxe do genial filipino. Gente qualificada no meio do boxe, como o mestre Daniel Fuchs, acha, inclusive, que se a luta contra Floyd Mayweather Jr. não se confirmar até o fim do primeiro semestre do ano que vem, o Pac Man – único pugilista na história a conquistar oito cinturões mundiais em categorias diferentes – pode não voltar mais a subir profissionalmente em um ringue de boxe.

Nobre arte em seus melhores dias
Ainda falando de boxe, outra luta que certamente entrou para a galeria dos grandes combates da história foi travada pelo porto-riquenho Juan Manuel Lopez (Juama) e o mexicano Rafael Marquez. O confronto aconteceu exatamente uma semana antes de Pacquiao x Margarito e valia o cinturão dos pesos pena da Organização Mundial de Boxe, em poder de Juama.
Considerados pela imprensa especializada mundial como os dois maiores “pegadores” da categoria (aqueles que têm os golpes mais potentes), Lopez e Marquez não fugiram às suas características e ofereceram um belo espetáculo de trocação, onde qualquer resultado seria possível – e justo. A luta só foi interrompida ao final do 8º round, por desistência de Marquez, em razão de uma lesão no ombro direito, mais tarde constatada como fratura.
Juama Lopez manteve o seu título, mas teve um adversário duríssimo e que pôs à prova sua invencibilidade – agora de 30 vitórias, quase todas por nocaute. Uma revanche, possivelmente ainda em 2011, não está descartada.

Federações, mirem-se no exemplo da SLFR
Enquanto a Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro promove campeonatos esvaziados, com poucos clubes, regulamentos confusos e sem nenhuma divulgação, a Super Liga de Futsal Rio (SLRF) – dirigida pelos professores Marco Bruno, Luizinho Roux e Carlos Alexandre – vem tentando reerguer a modalidade com dinheiro e muita criatividade. Campeonatos bem sucedidos, que trouxeram de volta às quadras cariocas clubes tradicionais do futsal como Madureira, Iate Club Jardim Guanabara, Piedade, São Cristóvão e outros mais; álbuns de figurinhas com todos os jogadores das categorias disputadas (sub-9, sub-11, sub-13, sub-20 e adulto) e, desde o último dia 6 de novembro, um programa de televisão com uma hora de duração – o Momento Futsal – exibido aos sábados, às 14 horas, e aos domingos, às 16 horas, no canal 14 da Net (Net Cidade), são demonstrações claras de que, para se realizar alguma coisa, em primeiro lugar é preciso ter vontade de fazer um trabalho sério, dedicado e honesto. A credibilidade do projeto é o que importa. Os parceiros, os recursos financeiros e os bons resultados são conseqüências naturais do bom trabalho e, no caso da Super Liga, já estão chegando.
Que sirva de exemplo não apenas para a nossa federação de futsal, mas também para as de vôlei, de basquete, de handebol e de outras modalidades menos populares. Afinal de contas seremos anfitriões, já no ano que vem, dos Jogos Mundiais Militares – a maior competição olímpica do planeta depois das Olimpíadas, que por sinal, também sediaremos em 2016. E por onde anda até agora o esporte olímpico carioca? Ninguém sabe, ninguém viu...

Um casal que é um show
O casal Carlão Barreto e Maria Antonieta (foto), da BF Shows, acaba de realizar com grande sucesso, no dia 13 de novembro (sábado), o 1º Workshop de Preparação Física para o MMA, ministrado pelos professores Rafael Alejarra e Rogério Simões – responsáveis pelo preparo físico de campeões como Anderson Silva, Demian Maia, Royler Gracie, entre outros – e pela fisioterapeuta Jackeline Figueiredo, especialista em lesões provocadas por esportes de luta. Carlão e Maria Antonieta já promoveram diversos eventos de MMA, no Rio e em outros estados brasileiros, e estão com bons projetos prestes a sair do forno. Por isso, é sempre bom o pessoal que curte e pratica artes marciais dar uma olhadinha, de vez em quando, no site
www.bfshows.com.br e no blog do Carlão http://bloglog.globo.com/carlaobarreto para conferir as novidades.

TOQUE RÁPIDO
* A equipe de travessias aquáticas do Sport Club Mackenzie, do Méier, acaba de lançar um blog.
É o http://mackenzieequipetravessias.blogspot.com.
* Profissionais do esporte como Fernandão, ex-atleta da seleção de vôlei e medalhista olímpico; Eduardo Vilela, assessor de marketing da Secretaria Municipal de Esportes de Niterói; e Sávio de Souza, diretor de comunicação da Liga Rio Vôlei, vão ministrar, a partir de maio do ano que vem, pela Fundação Mudes, o curso de Introdução Marketing Esportivo com o objetivo de capacitar pessoas interessadas em aproveitar as novas oportunidades que surgirão a reboque da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas. Informações pelos telefones (21) 2532-5125 e 2533-3768, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Nenhum comentário: