quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Futebol /Muitas novidades com pouco investimento

Todo início de temporada no futebol carioca é uma novidade. Os clubes, que a partir da era da Lei Pelé e dos empresários dificilmente conseguem manter o mesmo time de um ano para outro, procuram se reforçar na medida do que permite os seus orçamentos e o que o mercado oferece, sempre buscando atrativos que possam motivar os seus torcedores.
Enquanto os quatro grandes prometem esquentar a briga pela artilharia com feras do calibre de Fred, Adriano, Vagner Love, Dodô, “Loco” Abreu e Herrera, os outros quatro representantes da capital no Estadual 2010 – América, Bangu, Olaria e Madureira – apostam em jovens revelações, ainda desconhecidas do grande público, e em jogadores com bastante quilometragem de bola para tentar, pelo menos, se segurar na elite e, quem sabe até, ficar entre os seis da parte de cima da tabela.

América quer voltar a ser grande
A começar pelo América, que agora sob a batuta da dupla de ataque tetracampeã mundial de 94, Romário e Bebeto, jogando nos bastidores, quer voltar a trilhar o caminho de glórias de décadas passadas, quando ostentava a condição de ser o quinto grande clube do Rio.
Para facilitar a conquista desse objetivo, o rubro manteve os principais destaques da equipe campeã da Série B estadual do ano passado e está, aos poucos, formando um elenco promissor.
Das novas contratações até agora anunciadas para o Campeonato Carioca, sobressaem o apoiador Bruno Reis, 31 anos, revelado pelo Fluminense e com passagens em clubes da Rússia, Portugal e Israel; o atacante Daniel Morais, que começou no América-MG – onde era tido como o sucessor de Fred, hoje no Flu – e contratado pelo Cruzeiro aos 19 anos, tendo jogado também na Portuguesa e Cabofriense, além do Gais, da Suécia; e o volante Mateus, de apenas 19 anos, considerado uma grande revelação que chega ao América emprestado pelo Cruzeiro.


Madureira, Bangu e Olaria esperam surpreender
O Madureira, que nos últimos anos tem feito boas participações no Carioca, foi buscar nos veteranos Alex Oliveira (meia) e Marcelo Ramos (atacante), ambos com passagens em grandes clubes brasileiros, a experiência que faltava ao time, formado principalmente por jovens jogadores das divisões de base do clube.
O Bangu, por sua vez, confia na liderança e na vitalidade do volante Marcão, ex-Fluminense, que disputará o seu segundo Estadual consecutivo com a camisa do clube, mas ainda assim procurou reforçar o seu ataque, esperando assim surpreender os adversários na competição. De Portugal, o clube repatriou Leandro Carrijo, ex-Atlético Mineiro, que estava no Vitória de Setúbal, e trouxe também Gustavo Correia, revelado pelo Vasco e que disputou a Série B do ano passado pelo Sendas Esporte Clube.
Já o Olaria, com poucos recursos para contratar, resolveu “agitar” o campeonato fora das quatro linhas, trazendo o folclórico Dé, o Aranha, para técnico do time. Para o Estadual, ele contará praticamente com o mesmo time que conquistou o acesso à Primeira Divisão carioca no ano passado e poucas caras novas, entre as quais o lateral esquerdo Amarildo, que se destacou no Nova Iguaçu, e o atacante Carlão, ex-São Cristóvão.

Nenhum comentário: