terça-feira, 16 de junho de 2009

Movimento olímpico / Brasil quer manter hegemonia nos Jogos da Lusofonia

Praticamente um ano depois da participação nas Olimpíadas de Pequim, o Brasil se prepara para a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, que serão realizados em Lisboa, Portugal, no período de 11 a 19 de julho. O Brasil participará de sete das nove modalidades da competição: atletismo, basquete, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e futsal.
Como na primeira edição dos Jogos, em Macau-2006, 11 países além do Brasil participarão do evento: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.
Em Macau, o Brasil enviou 77 atletas na delegação e terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e nove de bronze). A meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é manter a hegemonia em 2009. Em Lisboa, o Brasil contará com cerca de 140 atletas.
Durante a primeira edição do evento, a Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (Acolop) acatou um pedido do COB para que a realização dos Jogos fosse no primeiro ano de cada ciclo olímpico. Portanto, a partir de Lisboa 2009 os Jogos da Lusofonia acontecerão de quatro em quatro anos, com a próxima edição já marcada para 2013, ainda sem sede definida.

Nenhum comentário: