segunda-feira, 15 de abril de 2013

BASQUETE / Fluminense estreia trio estrangeiro com uma vitória e uma derrota

Jogador tricolor prepara a enterrada na fácil vitória contra o
XV de Piracicaba, nas Laranjeiras
Foto: Bruno Haddad/FFC

Da Redação do EsporteAgito
Já classificada para a fase semifinal da Copa Brasil Sudeste de Basquete, primeira etapa a ser cumprida pelos times aspirantes ao NBB, a equipe tricolor iniciou na última sexta-feira (12 de abril) – com uma vitória e uma derrota – a sequência dos três últimos jogos válidos pelo returno da competição, que servirão para decidir a posição de cada equipe no final desta fase e, consequentemente, os confrontos das semifinais.
No primeiro jogo, já reforçado com o trio estrangeiro (os argentinos Juan Pitu, Juan Torres e o norte-americano Eddie Miller), o Fluminense conquistou um grande resultado ao derrotar o XV de Piracicaba por 83 a 57 (52 a 24), no Ginásio João Coelho Netto, nas Laranjeiras.
No sábado (13 de abril), contudo, contra o Rio Claro (SP), a história foi diferente e o Tricolor foi derrotado por 95 a 91 (44 a 48), em jogo também disputado no ginásio das Laranjeiras.
Nesta terça-feira (23), em partida válida pela última rodada do returno da competição, o Flu enfrenta o Macaé, às 20h, novamente nas Laranjeiras e precisa da vitória para garantir uma colocação mais favorável para a disputa das semifinais.

O difícil caminho para o NBB
Chegar à elite do basquete nacional não é tarefa das mais fáceis. Os clubes que desejam se candidatar ao seleto grupo do Novo Basquete Brasil (que substituiu o Campeonato Brasileiro, na categoria adulto masculino), precisam antes disputar a Copa Brasil – uma espécie de Segunda Divisão da modalidade, que é dividida em módulos regionais.
No caso do Fluminense, a equipe participa este ano da Copa Brasil Sudeste que, na primeira fase, reuniu seis times que jogaram entre si, em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificaram para a semifinal: Fluminense, XV de Piracicaba, Rio Claro e Macaé. Os confrontos, disputados em melhor de três, ainda não foram definidos.
Os dois ganhadores desse playoff decidem o título e garantem vaga na Supercopa Brasil. As duas melhores equipes da Supercopa participam de um quadrangular de acesso à elite do basquete, com os dois clubes de piores campanhas do NBB em 2013, Tijuca e Suzano. Depois disso, o campeão e o vice do quadrangular ainda precisam atender a requisitos técnicos, estruturais e financeiros exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB.

Nenhum comentário: