quarta-feira, 16 de maio de 2012

LUTAS / Grandes mestres mostram uma nova visão do jiu-jitsu para professores em curso no Rio


Da Redação do EsporteAgito
Com o principal objetivo de criar uma consciência crítica dos profissionais de Educação Física, professores de jiu-jitsu e instrutores de artes marciais sobre a importância de seu papel como responsáveis e líderes na formação das crianças, jovens, adultos e as pessoas da terceira idade, a Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro (FJJD-Rio) e a BF Shows, empresa de eventos esportivos criada e dirigida pelo casal Carlão Barreto e Maria Antonieta Torres, promovem nos próximos dias 2 e 3 de junho, na Academia XGym, no Recreio dos Bandeirantes (RJ), a terceira edição do Curso de Preparação e Atualização para Professores de Jiu-Jitsu.
Contudo, apesar do nome, o curso não é voltado somente para os professores da modalidade, mas também para estudantes e professores de Educação Física e praticantes de qualquer graduação que buscam crescimento profissional. Além disso, será aberto aos fãs de artes marciais e interessados em geral que pretendem vir a atuar na área.
“Com esta iniciativa, acreditamos que estaremos dando início a uma nova visão para o jiu-jitsu, trazendo não só a parte técnica e científica da prática desportiva, mas também uma cultura geral para o nosso público. Atualizar conhecimentos (conteúdos conceituais), possibilitar vivências (conteúdos procedimentais) e gerar reflexão e interesse por mudança de atitude (conteúdos atitudinais) nos participantes” explica Maria Antonieta, responsável pela organização do curso.
As aulas acontecerão, no sábado (dia 2), das 9h às 20h, e no domingo (dia 3), das 9h às 18h. Entre os palestrantes já confirmados estão o grande mestre João Alberto Barreto, um dos cincos faixa vermelha de Hélio Gracie ­e doutor em Psicologia do Esporte; mestre Álvaro Barreto, faixa vermelha 9º Grau, hoje um dos maiores expoentes do jiu-jítsu e mestre em Ciência da Motricidade Humana; mestre Sylvio Behring, professor de Educação Física, faixa vermelha e preta, VII Grau de jiu-jitsu e vice-presidente da FJJD-Rio; mestre Ricardo Ruffoni, faixa vermelha e branca – 6º Dan (judô), considerado um dos melhores professores de judô infantil do Estado do RJ, e doutor em Ciência do Desporto pela FMH (Lisboa – Portugal), e Ítallo Vilardo, faixa preta de jiu-jitsu, preparador físico da equipe Brasa Clube de Jiu Jitsu e de diversos atletas de ponta no MMA, jiu jitsu e judô.
Haverá também um aulão de jiu-jitsu com o professor Amaury Bitetti – primeiro bicampeão mundial absoluto de jiu-jitsu, treinador de MMA e promotor do evento Bitetti Combat – sobre as técnicas que o levaram a ser considerado o melhor lutador da modalidade da década de 90.
A palestra de abertura do curso será ministrada pelo professor Carlão Barreto, ex-lutador e atualmente árbitro internacional de MMA, comentarista de rádio e TV e promotor de eventos. Ele falará sobre a importância da atualização do professor. “Uma palestra motivacional sobre sucesso, carreira, disciplina e liderança! Conhecimento é a chave do sucesso”, resume Maria Antonieta Torres.
As inscrições estão abertas e deverão ser feitas pelo e-mail: bf.curso@hotmail.com, assim como para maiores informações sobre o curso.
O único pré-requisito é ter 18 anos. Os organizadores recomendam que os participantes levem kimono para usar na aula prática, mas quem não tiver, poderá usar roupa adequada para a prática de exercícios físicos.
A Academia XGym está localizada no Shopping Barra World – Av. Alfredo Balthazar da Silveira, 520 Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro (RJ). 

Nenhum comentário: