domingo, 20 de fevereiro de 2011

Futebol de mesa / Gols, dribles, sensacional

Lian Rocha (à esquerda), atleta do futmesa do Fluminense, no podium da série ouro em 2010
Foto: Arquivo pessoal / Lian Rocha


Milton Duarte Menezes
O futebol de mesa – ou de botão – é um esporte bastante praticado, embora não tenha tanta divulgação, como merece. E é praticado não só por jovens, mas também por pessoas de
meia idade.
Lian Rocha é um dos praticantes há muitos anos. Ainda garoto, com 8 anos, começou sua carreira, embora nessa época o futebol de mesa não fosse reconhecido como esporte, o
que só veio a acontecer em 1988 pelo CND – Conselho Nacional de Desporto, inclusive como esporte 100% brasileiro.
Mas de lá para cá, a situação evoluiu e temos hoje clubes como Flamengo, Fluminense, Inter/RS, Tupi/MG, Botafogo, Legião/DF, Curitibano/PR, Marcílio Dias/SC, Palmeiras, entre outros.
Já na era amadora, Lian conquistou muitos títulos, sendo o principal deles a Toyota Cup, campeonato disputado na Uefa, liga amadora e extremamente competitiva, entre 1989 e 1998, quando enfrentou um adversário muito catimbeiro, ao melhor estilo Penãrol do Uruguai, quando logrou êxito, ganhando por 4 x 0. Lian tornou-se o maior ganhador dessa Copa, com cinco títulos.
No final dos anos 90, descobriu o Botão Mania, na Praça Edmundo Rêgo, no Grajaú, a qual tinha uma associação com mais de 100 competidores, 10 mesas oficiais, de alto nível técnico. No primeiro ano que participou, Lian chegou em terceiro em três torneios e campeão em um.
Sempre se destacando na Botão Mania, mais tarde Lian foi um dos fundadores da Cia. do Botão no CSSE, no Rocha, tradicional clube militar, primeiro a acreditar na categoria disco (liso e cavado), bolinha (regra paulista e carioca), pastilha e dadinho.
Lian disputou um Sul-Americano, quando veio a ser eliminado de forma polêmica. Conquistou, depois, o Estadual de 2002 da Feboerj (Federação de Futebol de Botão do Estado do Rio de Janeiro), de forma invicta, com 11 jogos e 11 vitórias; a Copa Master/Feboerj (disputada pelos 10 melhores do ano), a Taça Zumbi, a Copa Piedade, a Copa Confraternização, e finalmente o Campeonato Mundial de 2003, conquista que até hoje o credencia como único campeão internacional desse esporte, pois só foi realizado naquela oportunidade. Participaram atletas da Espanha, Argentina. Portugal, Chile e Brasil. A competição foi coberta pelo Jornal do Brasil, Esporte Espetacular (TV Globo) e pelo canal SportTV.
Lian foi elevado a atleta desse esporte que mais apareceu na mídia (Programa do Jô, Armando Nogueira, SBT Rio, Jornal Zona Norte, Lance). No final de 2006 foi convidado a representar o Fluminense Football Club, pelo qual teve e ainda tem a felicidade de atuar, onde conquistou diversos títulos, inclusive o da temporada 2010.
No futmesa também há lances como “lençol”, drible da vaca, cavadinha e muito mais...

Na foto à direita, o momento histórico do chute aos 4 segundos que deu o título mundial a Lian
Na foto à esquerda, o campeão de futmesa é entrevistado pelo inesquecível mestre Armando Nogueira em seu programa no SporTV

Nenhum comentário: