quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ciclismo / Passeio noturno na véspera do feriadão

Nesta quinta-feira, 30 de abril, véspera de feriadão, a Via Pedal promove mais um passeio ciclístico noturno pela orla da Zona Sul carioca, partindo do Flamengo com destino ao Leblon e voltando ao ponto inicial.
A atividade é gratuita e aberta a todos os que quiserem participar. O organizador do evento, Horácio Júnior, diz que o passeio tem o intuito de promover a bicicleta como forma de lazer, como esporte e como meio de transporte. “É um passeio com espírito amistoso, onde os participantes perdem calorias, trocam experiências e ganham boas lembranças”, diz Horácio.
Ele garante que os ciclistas terão todo um aparato de segurança, guiados por um condutor de cicloturismo equipado com ferramentas de bicicleta e primeiros socorros, habilitado a auxiliar em qualquer emergência.
O evento começa às 20 horas e o ponto de partida é na Rua Marquês de Abrantes, 118, em frente à estação Flamengo do Metrô. Mais informações pelos telefones (21) 3576–3500 e (21) 8259–2579.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Futsal / Equipe catarinense ganha Taça Brasil feminina

Em um campeonato disputado por equipes de nomes complicados e sem a participação de nenhum representante do Rio de Janeiro, a UnoChapecó/NTozzo/Female (Santa Catarina) sagrou-se campeã da 18ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria adulta feminina. O título veio com a vitória diante da Unopar/FEL/Sercomtel (Paraná), por 2 a 0, neste domingo (26 de abril), em jogo realizado no ginásio da Unopar, em Londrina (PR).
O título coroa a campanha irrepreensível da equipe de Chapecó (SC), atual campeã da Liga Futsal Feminina, e que, entre partidas da fase eliminatória, decisiva, semifinal e final, obteve 100% de aproveitamento na competição. Foram oito vitórias em oito partidas.
Além do título de campeã, a UnoChapecó conquistou outras premiações. O clube ficou com o troféu Fair Play, como equipe mais disciplinada. A ala Vanessa foi premiada com o troféu Bola de Ouro como artilheira da fase decisiva da competição, com sete gols.
Foto: Beto Costa / CBFS

Boxe / O blog errou: Penalosa não estava invicto

Chamado à atenção pelo leitor Valmir Fernando, o blog corrige a informação da notícia veiculada ontem (26 de abril). O pugilista filipino Gerry Penalosa não perdeu a invencibilidade ao ser derrotado neste sábado pelo porto-riquenho Juan Manuel Lopez – este, sim, ainda invicto.
Na realidade, o veterano Penalosa, de 36 anos, tem agora sete derrotas em seu cartel, além de dois empates e 54 vitórias, sendo 36 por nocaute.

domingo, 26 de abril de 2009

Futebol / Bangu e Madureira estréiam vencendo na Copa Rio

Macaé e Tigres fizeram um jogo insosso em Araruama e não saíram do 0 a 0
Foto: Tiago Ferreira / Agência Ferj



Bangu e Madureira largaram na frente na segunda fase da Copa Rio 2009, que começou na tarde deste sábado (25 de abril), com vitórias sobre o Aperibeense e o CFZ do Rio, respectivamente.
Estes são os resultados da 1ª rodada:

Macaé Esporte 0 x 0 Tigres do Brasil
Madureira 2 x 1 CFZ do Rio
Americano 1 x 1 Quissamã
Resende 0 x 0 Fênix
Cabofriense 2 x 2 Sendas Esporte
Bangu 2 x 0 Aperibeense

Boxe / Lopez e Peterson quebram duas invencibilidades

Na única programação de boxe transmitida para o público brasileiro neste final de semana, pelo canal pay-per-view Premiere Combate, o pugilista porto-riquenho Juan Manuel Lopez conseguiu seu 13º nocaute consecutivo, lutando em casa, e manteve o cinturão dos super-galos da Organização Mundial de Boxe (OMB) ao bater o filipino Gerry Penalosa, detentor do cinturão dos galos pela mesma entidade e até então também invicto.
Na principal preliminar, o norte-americano Lamont Peterson tornou-se campeão interino dos meio-médio-ligeiros pela OMB ao tirar a invencibilidade do francês Willy Blain por nocaute técnico.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Futebol / Começa a segunda fase da Copa Rio

Começa neste fim de semana a segunda fase da Copa Rio 2009, competição organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Nela, participarão as equipes classificadas na primeira fase, clubes que disputaram a Primeira Divisão estadual deste ano, a campeã da Terceira Divisão de 2008 e a campeã da Copa Rio do ano passado, divididos em três grupos (B, C e D). Classificam-se para a terceira fase oito equipes: as duas primeiras colocadas de cada grupo e as duas de melhor índice técnico dentre as colocadas em terceiro lugar.
O campeão da Copa Rio será indicado à CBF para a Copa do Brasil do ano que vem e o vice para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2010.
Todas as partidas desta primeira rodada da segunda fase estão marcadas para o sábado (25 de abril) às 15 horas. Os jogos são os seguintes:
Grupo B
Macaé x Tigres, na Arena Guanabara
Madureira x CFZ do Rio, em Madureira
Grupo C
Americano x Quissamã, no Godofredo Cruz
Resende x Fênix, no Estádio do Trabalhador
Grupo D
Cabofriense x Sendas, em Bacaxá
Bangu x Aperibeense, em Moça Bonita

Boxe / Duelo de invictos em Porto Rico

Para o público aficionado por boxe, o canal Premiere Combate (pay per view) transmitirá neste sábado a partir das 23 horas, diretamente de Bayamon, em Porto Rico, um combate de invictos pelo título interino dos super-leves pela Organização Mundial de Boxe (OMB) entre Lamont Peterson – com 26 vitórias, 12 por nocaute – e Willy Blain, com 20 vitórias mas apenas três por nocaute.
A programação tem ainda mais duas lutas. O pugilista porto-riquenho Juan Manuel Lopez, sensação local, também invicto com 24 vitórias, sendo 22 por nocaute, enfrenta o veterano filipino Gerry Penalosa, de 36 anos e um respeitável cartel de 54 vitórias (36 por nocaute), seis derrotas e dois empates, que defende seu cinturão dos super-galos pela OMB.
Outra estrela da programação é Demetrius Hopkins, sobrinho do legendário Bernard Hopkins, que enfrenta Raul Muñoz.

Basquete / Amaury e Wlamir entram para Calçada da Fama

Wlamir Marques (ao lado da secretária Márcia Lins) e Amaury (à direita na foto) posam com os moldes das mãos agora eternizadas na Calçada da Fama do Maracanãzinho
Foto: Divulgação/CBB


Os bicampeões mundiais de basquete (Chile/1959 e Brasil/1963) e medalhistas de bronze nas Olimpíadas de Roma/60 e Tóquio/63, Amaury Passos e Wlamir Marques, entraram para a Calçada da Fama do Maracanãzinho.
Na solenidade, que contou com a presença da secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, e do presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gerasime Grego Bozikis, os ex-jogadores da seleção brasileira deixaram suas mãos gravadas em uma forma de argila.
A exemplo do espaço similar no Maracanã, a Calçada da Fama do Maracanãzinho homenageia atletas que passaram pelo ginásio, em diversas modalidades esportivas

Futebol / Roy estréia como treinador do Madureira

Neste sábado, às 15 horas, o Madureira entra em campo pela primeira vez sob o comando do seu novo treinador, Antonio Carlos Roy. O jogo é contra o CFZ do Rio, no estádio Aniceto Moscoso, em Madureira, com portões fechados para o público, e, segundo a diretoria de futebol do clube, marca o início do projeto montado visando o Campeonato Carioca de 2010.
Feliz com a oportunidade de comandar o Madureira pela primeira vez, Roy passou muita motivação para seus jogadores durante a apresentação oficial, na última quarta-feira, 22 de abril. O treinador garantiu que não quer ter uma breve passagem pelo Tricolor Suburbano. “Chego muito animado para fazer no Madureira um trabalho em longo prazo. O clube oferece ótima estrutura de trabalho, tem pessoas inteligentes comandando o futebol e um grupo jovem de muito potencial. Conheço alguns jogadores de outros trabalhos e também de jogar contra, e sei que poderei contar com eles. Ao longo da Copa Rio formaremos a base do time e avaliaremos possíveis contratações, mas, independentemente disso, tenho certeza de que alcançaremos o sucesso nesse projeto que nos foi proposto”, avaliou.
Junto com Roy, que substituiu Robson Gabriel, chegaram outros profissionais: Márcio Bitencourt, que entra no lugar de Índio como auxiliar técnico, e o preparador físico Bráulio Pinheiro, substituindo Márcio Meira.
Foto: Divulgação

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Grandes nomes da nossa imprensa esportiva / OLDEMÁRIO TOUGUINHÓ (1934-2003)

Um homem chamado notícia


Foi num dia 20 de janeiro – no Rio, feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade – que em 2003 o Brasil perdeu um de seus mais importantes jornalistas esportivos. Um profissional “que vivia a notícia 24 horas por dia”, na definição de seus companheiros mais próximos.
Oldemário Vieira Touguinhó nasceu em Campos, em 8 de novembro de 1934, filho de Mário Gomes Touguinhó e Oldema Vieira Touguinhó. O pai era dono de um açougue, mas os negócios não iam bem. Mudou-se para o Rio e montou uma quitanda na Lapa, quando Oldemário tinha apenas cinco anos. Filho único, Oldemário nem por isso foi poupado.
Morava no Catumbi e ali aprendeu as primeiras letras, na Escola Municipal Estados Unidos. O secundário, pôde fazê-lo no Colégio Vera Cruz, na Tijuca. Mas nas férias e mesmo nas horas vagas tinha que ir para a quitanda ajudar a vender banana, laranja e verduras.
Mas de uma coisa Oldemário não abria mão: a bola, que jogava na rua com os amigos, e a leitura de jornais e de tudo que lhe falasse de futebol. Sem ainda pensar na profissão que abraçaria pelo resto da vida pouco tempo depois, ele já fazia um arquivo de recortes e fotos de seus ídolos.
Foi então que um vizinho de porta, Antônio Andrade, que era fotógrafo do Jornal do Brasil, falou dele, uma e muitas vezes ao então editor de esportes do jornal, Carlos Lemos. E assim, em fins de 1958, o jovem Oldemário entrou para o jornal de onde nunca mais sairia.

Obsessão por informar
Com a mesma facilidade e competência com que cobria um jogo de futebol, Oldemário Touguinhó sabia apurar e descrever o lançamento de um foguete no Cabo Canaveral. Em 1960, cobriu com brilho a inauguração de Brasília. E em 1968 estava no México cobrindo os preparativos dos Jogos Olímpicos. De repente os estudantes saem à rua da capital para protestar contra a realização dos jogos. A polícia entra em choque e as balas não paravam, foram mais de 100 os mortos. Oldemário viu e apurou tudo dando aos leitores um relato do mais pungente realismo.
Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Munique, novamente Oldemário mostra sua versatilidade ao descrever o atentado dos palestinos à delegação israelense. Foi o único repórter a entrar na Vila Olímpica onde estavam os israelenses. Vestiu um uniforme de atleta e ninguém lhe barrou o caminho. Correu pelos corredores do subterrâneo.
Nos 41 anos em que trabalhou no JB , Oldemário foi, acima de tudo e só, repórter. Não tinha hora de sair nem nunca tirou férias. Dizia que não as tirava porque as três coisas de que mais gostava eram a família, o jornalismo e o Rio de Janeiro.
Era um obcecado pelo trabalho. Em cada jornada, bastavam-lhe cinco ou seis horas para descansar. Quando já tinha rodado o jornal e voltara para casa, muitas vezes um último telefonema para as suas fontes o obrigava a retornar e fazer nova edição só para manter os leitores bem informados.

O compadre do Rei
Oldemário Touguinhó cobriu 10 Copas do Mundo – desde a do Chile, em 1962, até a da França, em 1998 – além de várias Olimpíadas. Presidiu duas vezes a Associação dos Cronistas Esportivos do Rio. Viajou muito. Quase não havia país para onde não tivesse se deslocado no desempenho da profissão. E por onde passou deixava amigos, tão agradável era sua conversação e tão prestativo ele se mostrava.
Ganhou vários prêmios, entre eles o Esso de Informação Esportiva de 1981 e 1983. Teve artigos publicados no The New York Times, France Football e Number (Japão). Escreveu dois livros: As Copas que eu vi (Relume Dumará, 1994) e Maracanã (1998), que narra a história do estádio, inaugurado em 1950. Foi também colaborador dos jornais Estado de São Paulo e Jornal da Tarde por 36 anos.
Nada o dispensava do dever de informar. Mesmo quando foi pauteiro ou editor, nunca deixou de escrever. E ninguém como ele dominava o assunto bola. Fosse um jogo decisivo do campeonato nacional ou um treino de rotina do seu Botafogo. Sabia ser imparcial na hora de analisar a atuação dos jogadores. Com razão, todos eles, mesmo os maiores craques, tinham por Touguinhó a maior admiração. Alguns se tornaram até fiéis amigos.
Foi o caso do Rei Pelé, de quem era compadre, que fez questão de comunicar ao mundo seu primeiro casamento através do amigo Touguinhó. Outro furo histórico foi a notícia da convocação de Romário, por Zagallo, num dia em que todos os jornais do país afirmavam o contrário. Ao chegar à redação, Oldemário foi aplaudido de pé pelos colegas.
Além do futebol, Oldemário tinha outra paixão: o samba. Não perdia um desfile das escolas do Grupo Especial. Que o diga sua escola favorita: a Mangueira. Em público nunca vestiu sua camisa do Botafogo. Mas, na passarela, só ia com a verde-e-rosa.
(Este texto foi compilado e adaptado de matérias publicadas na imprensa por ocasião do falecimento de Oldemário Touguinhó, em janeiro de 2003)

Saltos ornamentais / Flu quebra hegemonia de 17 anos dos paulistas

A equipe do Fluminense conquistou neste final de semana o título do Troféu Brasil Adulto de Saltos Ornamentais, disputado no Parque Aquático Julio Delamare, no complexo do Maracanã.
Mesmo sem contar com Juliana Veloso, que não participou da competição por causa da sua gravidez, e competindo com uma equipe formada por atletas juvenis e apenas uma adulta (Camila Farias), os saltadores tricolores fizeram bonito e terminaram as provas com 189 pontos, quebrando uma hegemonia de 17 anos do Pinheiros, de São Paulo, que terminou em segundo com 166. O Mackenzie (138) foi o terceiro.
A treinadora do Fluminense, Andréia Boehme, estava radiante com a conquista. “Foi uma vitória maiúscula. Mesmo sem contar com a Juliana conseguimos realizar essa façanha. Isso prova que o Fluminense está fazendo um excelente trabalho de renovação no esporte. Estes atletas são o futuro dos saltos ornamentais do país”, afirmou Andréia.
(Fonte: Assessoria de Imprensa FFC)

Karatê / Vasco vence 2ª etapa do melhor dos melhores

A equipe de karatê do Vasco venceu no dia 5 deste mês a segunda etapa do campeonato The Best of the Best, realizada na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. A equipe cruzmaltina conquistou 27 medalhas de ouro, 15 de prata e 27 de bronze na competição, que contou com aproximadamente 500 atletas.
O desempenho impecável dos karatecas do Vasco deixou o clube bem perto do tetracampeonato, já que o Vasco vencera também a primeira etapa. A terceira e última etapa será disputada no próximo dia 26.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do CRVG)

Remo / Atleta alvinegra vai defender o Brasil nos EUA

A remadora Simone Priscilla Dauch Bravo (foto), de 21 anos, atleta do Botafogo, foi convocada para defender a seleção brasileira sub-23, que disputará uma regata nos Estados Unidos, em maio.
Ex-Flamengo e Vasco, Simone está há um no alvinegro. Ela disputará a prova de oito, em Washington, na categoria sênior B, do campeonato universitário. Será a primeira vez que a atleta compete representando o Brasil e também a primeira vez que um país da América Latina é convidado para a tradicional regata norte-americana.
A remadora já participou de um período de testes com os treinadores da seleção e agora se encontra em Saquarema, onde treina também com as melhores do Brasil. A viagem para os EUA será no dia 25 de abril.
Foto: Divulgação/BFR

domingo, 5 de abril de 2009

Ciclismo / Chegou o DVD do Bike Tour 2009

A Via Pedal, uma das principais promotoras do ciclismo carioca, informa que já está à disposição o DVD do Bike Tour 2009, corrida de mountain bike realizada no dia 22 de março último em Vassouras, num percurso de aproximadamente 50 quilômetros pelas trilhas e estradas da região.
Para adquirir o DVD, os interessados devem entrar em contato com Thiago Silveira, pelo telefone (21) 9549-1274 ou pelo e-mail:
thi_st@hotmail.com.
Como amostra, veja aqui a largada do evento que aconteceu na Praça Barão do Campo Belo, no Centro de Vassouras.


Lutas / O adeus a um super-herói

Quem acompanhou as disputas de luta-livre entre os anos 1960 a 1980 certamente se fascinou com um lutador frio, poderoso, com pinta de super-herói. Era o Fantomas.
Imbatível no ringue, Fantomas acaba de perder a inevitável luta da vida. No dia 28 de março, morreu em São Paulo, vítima de complicações do diabetes, Guerino Cicon, que durante muitos anos encarnou o lendário personagem na televisão e nos palcos do telecatch brasileiro.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Taekwondo / Stephanie Marina, uma estrela que nasce

Seguindo os passos da paranaense Natália Falavigna, com apenas 15 anos de idade e resultados expressivos, a atleta carioca de taekwondo Stephanie Marina Pereira Morales confirma a cada dia sua condição de um dos mais promissores talentos na modalidade.
Recentemente, a lutadora conquistou dois títulos em um mesmo campeonato: o Rio Open, disputado na cidade do Rio de Janeiro. Na seletiva juvenil fechada para o Pan-Americano Junior, venceu a atleta Tairini, de Minas Gerais, por 8x1 e em seguida a paulista Katterini Mattos, por 10x3, mantendo assim a vaga de titular da seleção brasileira junior de taekwondo.
Já na seletiva juvenil aberta que deu vaga na equipe olímpica junior de taekwondo, Stephanie venceu Kelly Santos, de São Paulo, por 7x0.
O técnico Clayton dos Santos, que prepara a atleta há quatro anos, saiu muito satisfeito do tatame. Ele diz ter sido uma boa luta para ambas as lutadoras, mas já esperava o resultado favorável à carioca, fruto de muito trabalho duro.
Com as recentes conquistas, a jovem Stephanie se prepara agora para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerá em 2010 em Cingapura.
Na foto, Stephanie no topo de pódio (de uniforme azul) – uma cena que está se tornando corriqueira na trajetória da jovem atleta

Boxe / Holt e Bradley lutam por unificação de títulos

Embora pouco conhecidos aqui no Brasil por aqueles que não acompanham a modalidade de perto, os boxeadores norte-americanos Kendall Holt e Timothy Bradley fazem neste sábado, 4 de abril, um dos mais esperados confrontos do ano, válido pela unificação do cinturão dos pesos meio-médios ligeiros (até 64 kg) da Organização Mundial de Boxe (OMB) e do Conselho Mundial de Boxe (CMB).
A luta acontece no Bell Centre, em Montreal, Canadá, país que há 30 anos não recebe um evento de boxe desta magnitude. O último foi na vitória de Sugar Ray Leonard sobre Roberto Duran.
Os dois americanos prometem uma luta disputadíssima, de acordo com suas próprias declarações. Bradley, dono do cinturão pela OMB, tem 25 anos e 23 lutas no currículo, todas vitoriosas, sendo 11 por nocaute. Seu adversário Kendall Holt, de 27 anos, tem um cartel com 27 lutas (25 vitórias, 11 nocautes e duas derrotas).
A luta será transmitida ao vivo pelo canal pay per view Premiere Combate, no sábado a partir das 23 horas. A novidade é que o evento poderá ser assistido também pelos assinantes do canal PFC, do futebol, que estão com o sinal aberto do canal de lutas, numa promoção da emissora.