terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CULTURA DO ESPORTE / Livro recorda a campanha do Flamengo campeão brasileiro de 1987


Em seu recém lançado livro No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987, o jornalista Gustavo Roman não se preocupa em detalhar as brigas políticas que, ao longo dos anos, fizeram da Copa União, o então Campeonato Brasileiro, um assunto permanente e motivo de discórdias. Para o autor, assim como para todos que amam o futebol, o importante é saber o que aconteceu dentro das quatro linhas.
Editado pela iVentura, com prefácio do craque Zico, quarta capa do jornalista Mauro Beting e orelha do também jornalista André Rocha, a obra recria o ambiente que envolveu toda a conquista, detalhando as partidas e lembrando histórias do quarto título nacional do Flamengo.
Em 1987, o mundo era outro, completamente diferente. As crianças brincavam descalças na rua. A violência ainda não assustava tanto. O tempo passava mais vagarosamente. Em termos de futebol, então, quantas mudanças! Craques e ídolos existiam aos montes. Não se trocava de clube como se troca de camisa.
De acordo com Zico, o maior mérito do autor é justamente apresentar um livro que trata do título deixando de lado os bastidores e dá valor a quem esteve dentro do campo, suou, correu, viajou e levantou a taça.
Para Beting, os jogos são descritos com a pena equilibrada e apaixonada de Gustavo Roman, sendo um ponto final em muitas interrogações daquele ano que insiste em não acabar.
Já André Rocha destaca que No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987 joga luz sobre um momento muito discutido do futebol brasileiro, detalhando uma história que merece ser contada e o autor o faz com enorme riqueza de detalhes.
Com o desenrolar das páginas do livro, o leitor constata que foi uma conquista repleta de dificuldades e recomeços. Ainda assim, a obra não traz superlativos. Apenas tenta recontar uma história repleta de glórias, que por si só se encarregam de enaltecer os seus principais personagens.
No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987 tem 106 páginas e custa R$ 32,00 nas livrarias, mas está sendo oferecido pelo preço promocional de R$ 25,00 através do link: http://www.iventura.com.br/no-campo-e-na-moral-flamengo-campe-o-brasileiro-de-1987.html.

(Fonte: site da editora iVentura)

Nenhum comentário: