quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BASQUETE / Riachuelo está a uma vitória do título carioca adulto masculino

Time do Riachuelo em quadra. Equipe pode comemorar título
carioca já neste domingo (Foto: Basquete Riachuelo TC/Facebook)

Da Redação do EsporteAgito
Correndo por fora, sem nunca ter sido considerado como um dos favoritos da competição, o Riachuelo Tênis Clube precisa apenas de uma vitória, no próximo domingo (2 de setembro), sobre a equipe do Botafogo FR para comemorar o título do Torneio Carioca de Basquete 2012, categoria adulto masculino, e a conquista do Troféu Francisco Camões de Menezes.
No primeiro jogo das finais, que aconteceu no último sábado (25 de agosto), o time do Riachuelo não se intimidou por jogar como visitante, na quadra do Botafogo, e derrotou os alvinegros pelo placar de 70 a 59. Os destaques da partida, pelo time vencedor, foram Marcelão (19 pontos), Maicon (15 pontos), Assis (13 pontos) e Douglas (10 pontos).
A próxima partida será no ginásio do Jacarepaguá Tênis Club, na Praça Seca, a partir das 11h30. Caso seja necessário o jogo de desempate, será na quadra do Botafogo – que teve melhor campanha na fase classificatória – em data ainda não definida pela Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Fberj).

Tijuca fica fora das finais
No atual cenário de penúria em que vivem as modalidades olímpicas em nosso estado – cuja capital será sede, daqui quatro anos, do maior evento esportivo do planeta, as Olimpíadas – esse Torneio Carioca de Basquete, equivalente ao antigo campeonato municipal, trouxe algumas surpresas positivas e outras, negativas.
A destacar como pontos positivos, primeiramente o fato de que a competição conseguiu reunir nove equipes com elencos principais, atraindo, inclusive, uma de Juiz de Fora (MG) – o JF Celtics/Sports – numa época de raros patrocínios e falta de estrutura dos clubes, além do ressurgimento do Riachuelo como uma das forças do basquete carioca.
A grande surpresa, pelo lado negativo, foi a eliminação do Tijuca Tênis Clube na fase semifinal. A equipe tijucana, que disputou este ano a edição do Novo Basquete Brasil (NBB), representando o Rio de Janeiro juntamente com o Flamengo, foi uma das que mais investiu na categoria adulto, trazendo inclusive para dirigir o time o consagrado técnico Miguel Ângelo da Luz.
Passando às semifinais na quarta colocação, pegou o Botafogo que foi o time de melhor campanha na primeira fase do torneio. E perdeu as duas partidas, a primeira fora de casa, por 67 a 60 e a segunda, na quadra da Rua Desembargador Isidro, por 59 a 48, dando adeus à competição.
O Riachuelo, por sua vez, eliminou a equipe da Marinha do Brasil em três jogos: uma derrota por 88 a 86, e duas vitórias, por 70 a 60 como visitante e por 81 a 67 no tira-teima, na quadra de Jacarepaguá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sei q ja passou a noticia, mas para informar o certo decidi postar.
Joguei o carioca pelo botafogo entao sei informar bem. uma das regras desse torneio e de que jogadores q disputaram a NBB da temporada passada nao podem disputar esse torneio. o tijuca jogou com time de juvenil e nao com o time adulto.
Em setembro tera o estadual em q o tijuca e flamengo jogaram com o time principal.
Abc